Publicidade:

Aprenda como aplicar o feng shui em casa em 10 passos

Saber como aplicar o feng shui em casa obriga ao cumprimento de alguns pressupostos. Identificamos quais já a seguir.

Aprenda como aplicar o feng shui em casa em 10 passos
Cores claras, espelhos e iluminação natural são apenas alguns passos

Se quer descobrir como aplicar o feng shui em casa de forma simples e objetiva, nós reunimos especialmente para si algumas ideias e diretrizes que o vão ajudar a colocar em prática esta filosofia, especialista em captar as melhores energias. Portanto, aprenda connosco como aplicar o feng shui em casa e atraia para sua casa saúde, bem-estar e prosperidade que são, afinal, três dos pilares principais da vida de todos nós.

Como aplicar o feng shui em casa? Nós ensinamos…


Cama

No quarto, a cama deve ficar junto a uma parede que não tenha janelas, nem portas. Ela pode ficar voltada para a porta, desde que não com os pés da cama. Apesar de haver muitas camas que já não a têm, segundo o feng shui é importante que a cama tenha cabeceira, pois ela simboliza segurança.

 

Harmonia

O feng shui defende a harmonia e, para tal, há elementos que esta filosofia julga essenciais, sobretudo num quarto dividido por duas pessoas. Decore o espaço com duas mesas de cabeceira iguais, cada uma das quais colocada de um dos lados da cama. As cortinas compridas, que vão até ao chão, são também uma forma de tornar o quarto acolhedor e contribuir para esse sentimento de harmonia, aconchego e carinho entre as pessoas que dormem naquela divisão.

Espelhos

Mais do que usar ou não espelhos, aquilo que o feng shui toma em atenção é o posicionamento dos mesmos. Ou seja, de acordo com esta filosofia, os espelhos não devem refletir a cama e devem ser amplos. Isto, porque o reflexo da cama pode provocar insónias. No hall de entrada, pode colocar um espelho ao lado da porta, já que tal dá a sensação de ampliar o espaço. Na sala, deve pendurar um espelho frente à mesa de jantar, pois isso ajuda a trazer prosperidade para a casa. Se tiver um corredor muito extenso que termina numa porta, então aí também pode preencher uma parede com um espelho, o qual ajuda a captar energia.

 

Cores

Todos sabemos que cada cor acarreta alguns significados e provoca outras tantas sensações, pelo que o feng shui também tem uma palavra a dizer sobre esta matéria. No quarto, por exemplo, é preferível usar cores claras, que convidem ao repouso e ao relaxamento. Em espaços pequenos, devem evitar-se tons escuros, porque eles podem tornar o ambiente depressivo e fazer a divisão parecer ainda menor. Em áreas maiores ou para pintar apenas uma parede, pode optar por cores fortes e vibrantes como o vermelho ou o laranja, por exemplo, o qual transmite ação e movimento. Se toda a casa for pequena, aposte em paredes de tons claros e deixe as cores mais vivas para os objetos decorativos.

Organização

Para o feng shui, arrumação é a palavra de ordem. Portanto, recorra a muitas caixas de arrumação que permitam manter tudo no devido lugar. Tal contribui para a clareza mental. Portanto, trate de separar as contas para pagar dos exames médicos e evite amontoados de papel.

Sala de estar

A zona de receber e de estar com os convidados deve ser confortável. Coloque o sofá, as poltronas e as cadeiras voltadas para a porta, para que nunca esteja de costas para quem entra. Modelos em L ou em U cumprem bem este pressuposto e devem ser preenchidos com almofadas de cores alegres, estampadas e com tecidos bem macios.

 

Armários da cozinha

Para o feng shui, os armários da cozinha são o reflexo da sua carteira. Portanto, trate de os manter bem organizados e sem produtos com a validade expirada. Recipientes sem tampas ou partidos também devem ser descartados. Itens cortantes como facas e tesouras devem ser bem guardadas e nunca estarem expostas.

Fogão

Esta filosofia oriental defende que o fogão é símbolo de saúde e prosperidade. Por essa razão, ele deve estar sempre limpo, a funcionar a 100% e a ser utilizado com alguma regularidade.

Plantas

As flores, como seres vivos que são, têm impactos no nosso dia a dia, interferência essa bem positiva. Elas fazem-nos sentir bem, além de darem uma graça especial à decoração da nossa casa. Prefira espécies práticas e fáceis de cuidar, para que tenha sempre plantas frescas e viçosas. Combine, ainda, flores brancas com verduras e capte as melhores energias. Alguns exemplos de boas espécies para ter por perto são os lírios – pois renovam o ar -, a espada-de-São-Jorge – porque é protetora e indicada para colocar em varandas e nos WC -, árvore-da-felicidade – propiciadora de bons relacionamentos.

 

Iluminação

Não descure na iluminação, evitando por tudo ter zonas escuras em casa. Coloque candeeiros de mesa nas áreas menos iluminadas e privilegie sempre a iluminação natural, deixando entrar a luz solar pelas janelas e portas. Para isso, prefira também cortinas leves e transparentes e paredes e tetos claros para refletirem essa mesma luz.

Existem, já, muitos mitos e preconceitos relativos a esta filosofia oriental. Por essa razão, é tão importante saber como aplicar o feng shui em casa, sem cair em fundamentalismos ou medidas inconcebíveis. Siga as sugestões que lhe deixámos e descubra como aplicar o feng shui em casa pode ser fácil e trazer muitos benefícios para o ambiente da sua habitação, tornando-a mais bem energizada e cheia de vitalidade.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação