Helena Peixoto
Helena Peixoto
13 Dez, 2018 - 10:00

11 erros de decoração da casa mais comuns e que vai querer evitar

Helena Peixoto

Sabemos que não é por mal, mas existem alguns erros de decoração da casa mais comuns que deve mesmo evitar… Pelo bem do resultado final!

O artigo continua após o anúncio

Seja por inexperiência, desconhecimento ou simplesmente porque o ‘bichinho da decoração’ não nasceu connosco, existem alguns erros de decoração da casa mais comuns que devemos evitar a todo o custo e que vão ter grande impacto no ambiente final do nosso lar.

11 erros de decoração da casa mais comuns

pintar paint

1. Objetos e mobiliário com falta de dedicação

Não maltrate os seus itens de casa! Este é sem dúvida um dos grandes erros de decoração da casa mais comuns. Se há coisa que afeta o feng shui dos espaços e mesmo o estado de espírito é chegar a uma casa com mobiliário maltratado.

Uma coisa é o desgaste natural das coisas, outra são sinais bem visíveis de uma gestão irresponsável e desleixada.Trate das suas coisas como trata de si, só isso já vai melhorar muito o resultado final!

2. Não planear

Alerta vermelho, vermelho, vermelho! Não adianta querer implementar um determinado tipo de decoração simplesmente porque viu algures e gostou. É necessário todo um trabalho de planeamento de de investigação para verificar se no caso específico da sua casa vai ficar bem.

Comprar objetos aleatoriamente para colocar na casa, 99% das vezes não resulta bem e é, por isso, outro dos erros de decoração da casa mais comuns e que deve evitar.

3. Não medir

Quem nunca cometeu este erro que ponha a mão no ar. Viu uma promoção espetacular de um móvel que adorou e o seu instinto foi aproveitar de imediato essa redução. Eis que quando chega a casa, essa peça não cabe onde a tinha pensado colocar. Sabe porque é que isto acontece? Porque cometeu outro dos erros de decoração da casa mais comuns: não tirou previamente as medidas.

Nota mental: este passo é indispensável! E deve medir não só o espaço como ter em conta cantos, relevos de rodapés e afins. Por vezes, bastam 2 centímetros de diferença para que a peça já não caiba.

4. Não seguir uma ‘linha’ de decoração

Sim, é verdade que pode (e deve) misturar mais do que um estilo decorativo. O problema é que as pessoas acabam por fazê-lo de forma ad hoc e não pode ser assim. É necessário ter alguns conhecimentos do que liga bem com o quê e o que funciona no espaço a decorar.

O artigo continua após o anúncio

Na dúvida, peça a opinião de um especialista! Caso contrário, pode cair no erro de ter uma casa ‘poluída’.

5. Má escolha das cores

Especialistas no tema referem que “ambientes decorados com cores neutras podem ser elegantes, mas, se não houver uma boa composição, podem também deixar os ambientes muito monótonos. O contrário também é válido, ambientes com muita informação de cores tornam-se carregados e não convidativos à permanência”. É por isso que esta questão é absolutamente fulcral na decoração de uma casa e não deve ser escolhida com leveza.

Faça testes de cor, informe-se com especialistas, peça amostras e só depois de tudo isto deve partir para a pintura propriamente dita. Acredite que vale a pena, para depois não se fartar rapidamente do que tem ou sequer para se arrepender!

6. Itens a mais

Não compre por impulso! Este é um erros de decoração da casa mais comuns e mais ‘errados’ também! Uma casa cheia de quinquilharia, de objetos que nem conseguem respirar não vai resultar, nem vai conseguir transmitir o ambiente que pretende com tanta coisa lá dentro. Mesmo que tenha peças de qualidade nem vão sobressair com tanto para gerir e expor.

7. Esquecer da iluminação

A iluminação é fundamental para o efeito final da decoração, até porque tem o poder de valorizar ou prejudicar o seu ambiente ou anulá-lo. Pense sempre muito bem na iluminação correta para cada ambiente. Tipo de candeeiro, intensidade da luz, altura do mesmo, tudo. Considere todos os pormenores.

8. Excesso de furos na parede

Tenha cuidado com as suas paredes. É muito comum ir furando as paredes para pendurar quadros ou enfeites e depois retirar. O que acontece é que a parede vai ficando cheia de pequenos buracos e de marcas feias que se notam a olho nu. Para si pode até passar despercebido, por estar habituado, mas acredite que quando se entra numa casa pela primeira vez ou poucas vezes, esses pormenores saltam logo à vista, e podem ser a ‘morte do artista’.

Evite fazer muitos furos e, se fizer um indevido, trate de o tapar de seguida e de tratar da parede.

Decorar paredes sem gastar uma fortuna: 15 dicas de mestre
Veja também Decorar paredes sem gastar uma fortuna: 15 dicas de mestre

9. Ser descuidado com as plantas

Outro dos grandes erros de decoração da casa mais comuns: ter plantas só porque sim e não ter nenhum cuidado com as mesmas. Para isso é preferível ter plantas artificiais! As plantas naturais exigem cuidado, tempo, dedicação e sim, carinho!

O artigo continua após o anúncio

No limite, escolha plantas que exijam o mínio dos cuidados (mas terá sempre de ter algum). Caso contrário, entre uma planta infeliz e maltratada e nada, é preferível optar por outro objeto.

10. Ambientes desorganizados

Não deixe as coisas fora do lugar! Depois de usar, volte a arrumar – este deve ser o lema!

Ter tudo desorganizado vai arruinar toda a decoração de sua casa, além de afetar o seu estado de espírito e mandar embora a vontade de estar em casa e usufruir do espaço. Além disso, incentive a participação de todos nas tarefas de organização e arrumação.

11. Não garantir espaço de circulação

Esta dica é fundamental! Garanta que entre a disposição dos móveis e itens de decoração lá em casa fica sempre uma margem, margem essa confortável, para a passagem das pessoas. Não vai querer que a sua casa pareça um cubículo desorganizado e sem qualquer graça ,pois não? Até pode ter a sorte de ter divisões bem grandes, mas se o espaço estiver mal distribuído e sem áreas limpas de passagem, vai, garantidamente, parecer bem mais pequeno.

Veja também