Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
10 Dez, 2019 - 11:53

Onde colocar espelhos: valorize o décor da sua casa

Luana Freire

Saber onde colocar espelhos em casa pode fazer toda a diferença na decoração. Quando usado da melhor forma, este elemento ilumina e amplia o ambiente.

Saiba onde colocar espelhos

A pensar na decoração de casa? Se souber como usar este elemento decorativo, sai sempre a ganhar. Ambientes escuros ganham leveza e espaços pequenos parecem mais amplos. Saiba onde colocar espelhos para ter resultados incríveis!

Do ponto de vista estético, os espelhos podem valorizar qualquer ambiente, basta saber a forma certa de os usar. Mas não é só: eles têm um lugar para lá de especial no Feng Shui e podem mesmo trazer harmonia aos diferentes espaços.

Saiba tudo sobre como e onde usar os espelhos na decoração.

Onde colocar espelhos: 10 dicas que vão valorizar a sua decoração

Para turbinar os resultados dos seus planos de décor, não há nada como apostar neste elemento decorativo que ilumina e amplia qualquer espaço. Confira as dicas abaixo.

1. Pense no que quer refletir

A dica parece básica, mas a verdade é que muita gente se esquece de conferir o reflexo do espelho depois de os posicionar. Não basta colocá-lo onde mais gosta de o ver, é preciso reparar no que ele reflete.

Pode ser que esteja a refletir uma casa de banho ou outro espaço que não queira destacar na sua decoração. Pense nisso.

2. Onde colocar espelhos para garantir que não perde o foco

Quando estiver a decidir onde colocar espelhos aí em casa, tire da lista de possibilidades os locais em que este objeto pode distraí-lo do seu foco, como à frente da secretária ou por trás da televisão.

Um espelho é sempre algo para onde vai querer olhar e, por isso, não é muito amigo da sua concentração.

3. Valorize o hall de entrada com um espelho

Quer saber onde colocar espelhos sem correr o risco de errar? Escolha o hall de entrada.

Este é um dos espaços que mais fica a ganhar com o uso de espelhos, especialmente se forem grandes. Isso porque eles tornam estes ambientes maiores e mais iluminados. Escolha uma moldura elegante e aposte todas as suas fichas neste truque de decoração!

4. Onde colocar espelhos verticais ou horizontais?

Para acertar, deve saber como escolher o espelho certo para cada tipo de espaço. Por exemplo: ambientes compridos, com pé-direito baixo, pedem espelhos horizontais; já os ambientes com pé-direito alto valorizam-se com a escolha de espelhos verticais.

5. Acerte na medida

Já reparou, com a ajuda das nossas dicas, que os espelhos são excelentes para enriquecer a decoração de diferentes espaços. Mas, quando usados em excesso, podem estragar qualquer projeto, tornando o resultado desconfortável.

Escolha usar espelhos numa parede apenas. Isso será o suficiente para usufruir dos bons resultados, sem correr o risco de cair no exagero.

6. Espelhos e candeeiros: uma relação delicada

A sala de jantar é o sítio preferido para se usar espelhos na decoração. E isso é ótimo! No entanto, vale a pena reparar de as lâmpadas dos candeeiros são expostas, ainda que parcialmente. Um reflexo exagerado pode causar incómodo visual.

7. Onde colocar espelhos para ampliar ainda mais o ambiente

Para tornar um espaço mais acolhedor e amplo, a nossa dica é escolher uma posição no alto da parede, inclinado para a frente a parte de cima do espelho. Assim, este elemento decorativo consegue refletir mais do espaço à sua volta.

8. Segurança reforçada na altura de pendurar os espelhos

Para evitar acidentes os espelhos precisam de estar bem fixados à parede. Fique atento!

9. Posicione os espelhos para focos de iluminação natural

Os espelhos podem promover momentos de beleza e bem estar na sua casa. Posicione-os para refletir a luz natural da manhã os dos finais de tarde.

10. Espelho redondo ou quadrado? Maxi ou mini? Depende

Não há uma regra para a escolha da forma do espelho e pode deixar-se inspirar pela peça que mais gosta para criar diferentes efeitos decorativos. No entanto, espelhos redondos são boas apostas para casas de banho e quartos, oferecendo um toque vintage e boémio a estes ambientes.

No quarto, pode usá-lo numa versão maxi por cima da cabeceira da cama. A versão mini fica perfeita a fazer par com um móvel e uma cadeira, criando um local para a maquilhagem, por exemplo.

Espelhos quadrados e retangulares são muito vistos na decoração de salas de estar e de jantar, além do hall de entrada. O tamanho vai depender do mood que quer dar ao espaço.

5 regras do Feng Shui para saber onde colocar os espelhos

De acordo com o Feng Shui, saber onde colocar espelhos é um dos passos fundamentais para garantir ambientes com boa energia. É fácil perceber o porquê: um espelho que reflita zonas menos agradáveis do interior ou do exterior da nossa casa não contribui para o bem estar.

Conheça as indicações do Feng Shui.

1. Espelho na porta de entrada: sim

Colocar um espelho no lado de fora de casa, ativa a energia de proteção do lar contra as energias negativas. Pode optar por um espelho simples ou convexo, preso à porta ou, se morar em prédio, na parede do hall comum de entrada do apartamento. Lembre-se de verificar com o condomínio se esta é uma prática possível.

2. Espelho que reflete porta de entrada: não

Dispor espelhos que reflitam a porta de entrada de casa não é aconselhável. Isto, porque o espelho vai refletir a energia chi que entra pela porta (boca da casa), rebatê-la e expulsá-la, podendo deixar a casa desvitalizada. Assim, neste caso, o espelho vai funcionar como bloqueador da entrada de energia.

3. Espelho na sala de jantar: sim

Usar espelhos na zona de refeição é uma excelente escolha, pois se refletir uma mesa farta, acredita-se que isso contribua para aumentar a prosperidade. Por essa razão, mantenha sempre a mesa bem composta com uma bela fruteira ou flores coloridas e viçosas.

4. Espelho no exterior: sim

Se tiver um jardim com um espaço de convívio, é boa ideia decorar o ambiente com um espelho. Distribuir espelhos que reflitam uma paisagem exterior natural, composta por árvores ou flores, é um bom princípio, pois contribui também para aumentar a prosperidade do seu lar.

Se a sua casa não possui este tipo de espaço ou estas vistas, coloque um espelho pequeno na cozinha, atrás do fogão. Ele irá refletir a chama do lume, o que também ajuda a multiplicar a prosperidade.

5. Espelho no quarto de dormir: não

Não é uma restrição, mas a verdade é que, na hora de dormir, não é aconselhável ter espelhos por perto. Tape-o com um pano ou certifique-se que ele não reflete a cama, nem o quarto no seu todo. Caso contrário, poderá não ter um sono tranquilo ou sofrer mesmo uma insónia.

Feng Shui: 6 significados do espelho

  1. É considerado uma das “nove curas“;
  2. Redireciona a circulação de energia num ambiente;
  3. Reflete e multiplica uma imagem “positiva” dentro da casa;
  4. Aumenta espaços muitos estreitos e pequenos;
  5. Ilumina locais muito escuros;
  6. Protege o ambiente de um problema energético.

Seja ou não um seguidor do Feng Shui, goste muito ou goste pouco de decoração, faça por seguir algumas das nossas dicas sobre onde colocar espelhos em casa para gostar dos seus espaços especiais.

É tão simples sentir-se bem com o ambiente a sua volta, deixe-se inspirar!

Veja também