Teresa Campos
Teresa Campos
15 Ago, 2019 - 07:55
Ideias simples e criativas para decorar casa de banho

Ideias simples e criativas para decorar casa de banho

Teresa Campos

Finalmente, vai-se dedicar a decorar casa de banho. Mas, por onde deve começar? Nós reunimos algumas ideias que vão agradar a todos. Espreite!

O artigo continua após o anúncio

Para quem vai finalmente dar ao seu WC o destaque que ele merece, no que respeita à sua decoração, trazemos várias ideias para decorar casa de banho que certamente lhe vão ser úteis na hora de decidir as cores, os materiais e o mobiliário a utilizar.

Não há só 1 opção, mas sim diversas opções possíveis, desde o clássico ao mais moderno, por isso faça por seguir o seu gosto, mas também deve ter em atenção algumas características do seu WC. Pronto para se inspirar nas nossas ideias para decorar casa de banho?

Decorar casa de banho: ideias para criar um ambiente cosy

1. Cores

Na hora de decorar casa de banho há que pensar nas cores predominantes a utilizar. Dos tons neutros aos contrastes fortes e vibrantes, tudo depende do gosto pessoal e também daquilo que se pretende transmitir. Ah, e claro, deve ser tida em conta a dimensão do WC que estamos a decorar.

Tons suaves: Os tons suaves e os móveis de linhas simples são perfeitos para casas de banho de pequena dimensão, pois tais cores dão a sensação de maior dimensão. Também nestes espaços se aconselha o uso de um móvel funcional, com portas dobráveis, capaz de acolher as máquinas de lavar e secar roupa, caso não tenha outra divisão para as guardar.

Combinação de 2 cores: Combinar 2 cores pode ser uma forma de trazer algum dinamismo e movimento ao seu WC. Experimente combinar os armários e loiças brancos com o tom cinza de uma parede, por exemplo. Este é um constraste suave que pode quebrar com a monotonia de uma só cor.

 

Apontamento de cor: Se as superfícies predominantes do seu WC são dominadas pela cor branca, por exemplo, quebre essa tonalidade, arrojando numa peça de mobiliário com uma cor bem forte e viva como o verde. Isso vai trazer vitalidade e personalidade ao seu WC.

 

Conjugar a cor com a madeira: Se no seu quarto de banho privilegiou o uso de madeira para uma sensação de maior conforto, então as cores também devem seguir o mesmo propósito e, por isso, optar por tons suaves será o mais sensato. Tenha também em atenção a forma como distribui a iluminação, pois ela também não deve ser forte e deve estar distribuída pelo espaço de forma harmoniosa.

 

Contraste entre branco e preto: Para um constraste forte, mas super elegante e mesmo intemporal, aposte no casamento entre o branco e o preto. Verá como vai manter-se na moda por muitos e muitos anos!

O artigo continua após o anúncio

 

Aliar a cor às formas sinuosas: Caso a decoração do seu WC seja marcada por objetos de formas sinuosas, como espelhos redondos, por exemplo, será importante que esse arrojo seja também acompanhado numa nota de cor mais brilhante, nem que seja apenas na parede que compõe a cabine de duche. Seja um pouco excêntrico na cor e consiga uma composição vibrante e de grande impacto visual.

 

2. Materiais

É também fundamental pensar nos materiais que quer utilizar, tendo em conta as características da divisão (se tem ou não janela; se é um espaço frio ou quente; etc.) e aquilo que mais aprecia numa casa de banho. Apresentamos-lhes algumas hipóteses:

Móveis de casa de banho: saiba como escolher
Veja também Móveis de casa de banho: saiba como escolher

Madeira e materiais naturais: Para quem assume uma posição mais ecológica e gosta de estar sempre em harmonia com a Natureza, a madeira é um dos materiais mais apreciados, pois traz para o interior de sua casa as texturas e o toque naturais.

Claro que deve escolher bem a sua qualidade e tratá-la adequadamente para se adaptar bem ao espaço. Conjugue-a com apontamentos decorativos de tom verde e traga a floresta para dentro de casa.

 

Cerâmica: Um clássico das casas de banho, a principal vantagem deste material é mesmo a sua fácil manutenção e limpeza, para além de que já existe no mercado uma vasta gama de cores e, mesmo, de padrões e motivos que ele imita. Assim, pode ser uma boa solução que, facilmente, se adaptará à restante decoração do seu WC.

 

Mosaicos: Os mosaicos são ainda outra solução muito apreciada e a boa notícia é que também já existem em diversas cores e padrões. Coloque-os em zonas como as cabines de duche e irá conseguir entrevê-los através das portas de vidro da cabine. Aprenda a tirar partido das áreas envidraçadas e das transparência e consiga resultados únicos.

 

3. Mobiliário

Móveis para espaços pequenos: Em espaços de pequena dimensão, economizar espaço são sempre as palavras de ordem. Há várias formas de fazê-lo. As estantes garantem organização, para além de servirem de apontamento decorativo. As estantes de madeira são uma solução funcional para aproveitar e embelezar o espaço e não tenha medo de misturar materiais.

Experimente colocar prateleiras de madeira numa parede de mármore e ficará surpreso com o resultado final. Ou inove criando, por exemplo, nichos ou estantes com paletes.

O artigo continua após o anúncio

 

Armário de parede versátil: Uma ideia criativa e funcional é, também, criar um armário de parede que não só ofereça espaço de armazenamento, como criar um ponto único e original, servindo como elemento de destaque do seu WC.

 

Móveis clássicos: Se toda a sua casa de banho está assente em linhas retas e modernas, incluir na decoração um móvel antigo de estilo clássico pode ser o toque final e decisivo para ter um WC 100% tendência. Está na moda e garante uma decoração super elegante.

 

Nichos iluminados: Crie pequenos nichos para armazenar produtos ou, simplesmente, expôr objetos decorativos e atribua-lhes uma iluminação própria e direcionada. Isso dará grande charme ao seu quarto de banho.

 

Outras ideias

Paredes de espelho: Sim, dão algum trabalho na hora de limpar, mas as paredes de espelho são lindíssimas, criam um efeito único e, no caso de WC’s pequenos, ainda transmitem a sensação de um espaço mais amplo e de maior dimensão.

Linhas modernas: Para quem gosta de seguir as tendências, ora deve optar por loiças e mobiliários brancos e de linhas direitas, com superfícies lisas e brilhantes. É ainda fundamental distribuir de forma harmoniosa os volumes pelo espaço, para conseguir uma casa de banho com mais luz e mais sofisticada.

Como viu, as ideias para decorar casa de banho que lhe deixámos são capazes de se adaptar a diferentes gostos e espaços. No fundo, o nosso objetivo é ajudá-lo a planear a renovação da sua divisão, não esquecendo os aspetos essenciais a ter em conta, no momento de fazer certas escolhas.

Estamos confiantes de que agora tudo será mais fácil e decorar casa de banho será uma experiência cheia de prazer para si e o resultado final verdadeiramente satisfatório.

Veja também