Helena Peixoto
Helena Peixoto
14 Dez, 2018 - 17:26
sala com decoração moderna

Decorar a sala com pouco dinheiro: 10 dicas de ouro

Helena Peixoto

Saiba como decorar a sala com pouco dinheiro e surpreender as visitas. Só precisa de tempo e paciência para ter a sala dos seus sonhos, pelo preço certo.

O artigo continua após o anúncio

Não é preciso ganhar o euromilhões para conseguir ambientes decorativos bonitos e agradáveis. Decorar a sala com pouco dinheiro é possível! Apenas precisa de alguma criatividade e abertura de horizontes.

Como decorar a sala com pouco dinheiro e conseguir um ótimo resultado

1. Reciclar materiais e objetos

Saiba como renovar móveis antigos e dar-lhes um toque único

Uma das formas de decorar a sala com pouco dinheiro mais óbvias e mais certeiras é através da reutilização daquilo que já tem. Dê uma nova vida aos aparadores da sala pintando com uma tinta própria de outra cor, aplicando uns stencils ou papel autocolante próprio. No caso dos sofás, porque não transformá-los totalmente com uma capa têxtil nova? Ou então, se gosta de arriscar, experimente uma manta bem grande de patchwork, vai ficar super original e estiloso!

No caso das mesas e cadeiras, pode sempre forrar estas últimas com um tecido que compre diretamente na feira e a mesa pode ser renovada com uma lixa bem fina – dê-lhe um acabamento decadent chic, super na moda e a custo zero.

2. Comprar em segunda mão

Se queria mesmo ver as mobílias e artigos de decoração renovados, experimente visitar algumas lojas de segunda mão. Acredite que vai surpreender-se – não só pela grande e variada oferta como pelo preço – e vai tornar-se fã destes espaços. O segredo está em saber escolher e em negociar o valor!

Como alternativa, pode também visitar portais como Custo Justo, OLX e semelhantes em busca de verdadeiras pechinchas para decorar a sala com pouco dinheiro.

3. Aproveitar leilões

comprar moveis online

Se pensa que leilões é coisa de ‘antigamente’ está enganado. Faça uma pequena pesquisa na internet e rapidamente vai perceber que na sua zona de residência haverá alguma organização ou instituição que realize amiúde leilões de artigos de casa (resultantes de vendas ou penhoras de casas, por exemplo).

Estas situações são excelentes para encontrar grandes oportunidades e dar assim uma grande refrescadela à sala de sua casa.

4. Visitar feiras e mercadinhos

Hoje em dia são tantas e em tantos locais que o difícil mesmo é escolher. Seja ao sábado de manhã ou de tarde, ao domingo ou até durante a semana, são centenas as feirinhas e mercadinhos que vão decorrendo ao longo do ano.

O artigo continua após o anúncio

E o que vai encontrar nestes locais? Objetos bem interessantes, muitas vezes artesanais, e a um preço bem simpático – e negociável! Fique de olho na agenda da Junta de Freguesia da sua área de residência, por exemplo e visite estes locais de vez em quando.

5. Faça os seus próprios objetos

É a chamada solução DYI (faça você mesmo) para decorar a sala com pouco dinheiro. Crie os seus próprios objetos e acessórios de decoração. A imaginação é mesmo o limite. Escolha os materiais que mais gosta – papelão, cartão, contraplacado, gesso, barro, arame…. E depois é só criar as formas que acha que faz sentido.

Se houver pequenada lá por casa, convide-os a participar nestas bricolages! Casas com objetos imperfeitos são casas felizes.

6. Utilize paletes

Se há itens multifuncionais e versáteis são as paletes. Sabia que as pode transformar em mesas, bancos, cadeiras, floreiras e afins? Se lhe faltam ideias é só inspirar-se em revistas e tutoriais da internet.

Reúna algumas ferramentas e acessórios básicos e que comecem os trabalhos!

7. Mude a disposição da sala

Outra dica de ouro de como decorar a sala com pouco dinheiro – sem nenhum mas – mude a disposição do mobiliário lá de casa! Às vezes basta mudar a disposição do sofá, dos armários e da mesa e das cadeiras e parece que entra numa nova sala.

No entanto, lembre-se: antes de começar a mudar efetivamente, tire medidas e confirme que os objetos vão caber nesse local.

8. Pinte uma parede ou aplique papel de parede

Papel de parede: 6 formas criativas de o usar

Uma outra forma de dar uma nova vida à sala e bem económica: pinte apenas uma parede da sala. Não precisa de gastar rios de dinheiro para pintar todas as paredes, apenas com uma já vai dar um ‘lamiré’ de frescura nesta divisória.

O artigo continua após o anúncio

Outra hipótese seria a utilização de papel de parede nessa mesma área. Nas lojas da especialidade existem sempre muitas promoções de papéis cuja quantidade é já limitada. E como falámos de apenas uma parede, consegue sempre aproveitar estes preços mais reduzidos.

9. Saiba escolher as lojas onde compra e quando compra

Para decorar a sala com pouco dinheiro, tem de ter em conta que será necessário saber escolher e saber esperar. Como assim? Nós explicamos: em primeiro lugar, há que filtrar as lojas a visitar.

Não lhe vale a pena visitar lojas de decoração premium se o orçamento é limitado; por outro lado, já se conhecem algumas alturas (ex: black friday) em que a maior parte das lojas – de decoração inclusive – reduzem os seus preços e têm grandes promoções. Saiba aproveitar ambas as situações.

10. Equacione aplicar um painel de parede

Uma forma bem original e barata de ocupar quase a totalidade de uma parede da sala é através da aplicação de um painel. Seja de cortiça, de alumínio, de lousa ou outro material a condizer com o seu estilo decorativo, vai perceber rapidamente que a sua sala parece mais viva, dinâmica e vivida!

Aproveite este painel para organizar os itens mais pequenos e ‘soltos’ que andam sempre pela sala sem lugar certo.

Veja também