Publicidade:

Como comer mais frutas e verduras: todos os truques que precisa saber

Já sabemos o quão bem nos fazem e tentamos introduzi-los diariamente na nossa alimentação. Mas, como comer mais frutas e verduras?

Como comer mais frutas e verduras: todos os truques que precisa saber
Diga sim à alimentação saudável

Como comer mais frutas e verduras é a grande questão que se põe. Se há pessoas que já integraram na sua rotina a ingestão de uma grande quantidade destes alimentos, outras há que ainda não encontraram as melhores soluções para implementar estes hábitos de forma duradoura.

De acordo com um estudo do Imperial College London, a melhor forma de ter uma vida longa é comer, no mínimo, 10 porções de fruta e vegetais por dia. Criar esta rotina alimentar poderia ajudar a contribuir para evitar 7.8 milhões de mortes prematuras por ano – imagine!

Saiba como comer mais frutas e verduras e ganhe saúde


 

como comer mais frutas e legumesFonte: Unsplash / Brooke Lark

Crie rotinas

Este truque é o mais basilar para saber como comer mais frutas e verduras diariamente. Já dizia o ditado: uma maçã por dia não sabe o bem que lhe fazia…E é mesmo verdade. Habitue o seu corpo a comer algumas peças de fruta por dia, preferencialmente sempre à mesma hora. Rapidamente vai perceber que depois o seu organismo ‘vai pedir estas peças de fruta’ se não as ingerir.

Aposte em batidos

A moda dos batidos ‘detox’ e saudáveis chegou há poucos anos e parece que está para ficar. Até porque é uma excelente forma para conseguir responder à questão de como comer mais frutas e legumes. Inclua um batido diário à sua alimentação, tomando-o, por exemplo, ao pequeno almoço. E o melhor de tudo é que o pode preparar de véspera. O que colocar lá dentro vai da sua imaginação, mas tente sempre incluir umas folhinhas verdes (espinafres, spirulina, couve branca, alface….), misturando com frutas antioxidantes, por exemplo (frutos vermelhos).

Snacks de verduras

Porque é que a meio da manhã, quando a fome está mesmo a apertar, em vez de ir buscar um bolo ou pão à cafetaria, não trinca uns palitos de cenoura? Vai ver que lhe sabe tão bem ou até melhor! Em alternativa aos palitos de cenoura pode sempre fazer uns snacks de côco fresco, uma laranja ou outra fruta que mais goste.

como comer mais frutas e verduras

Imaginação ao limite

Se pesquisar um pouco na internet sobre receitas originais com legumes e fruta, vai perceber que o céu é o limite! Há tantas formas divertidas e hiper saborosas para conseguir conquistar o desafio de como comer mais frutas e verduras…Faça panquecas de banana, aveia e um pouquinho de espinafres; reduza duas maçãs cozidas a puré e misture com o iogurte natural, prepare muffins de brócolos, cenoura e trigo sarraceno para um daily snack… Enfim, dê asas à criatividade e aumente as doses destes dois tipos de alimentos na sua dieta diária!

Use verduras nos acompanhamentos

Se quando pensa em incluir legumes às refeições só lhe vem à cabeça os aborrecidos brócolos ou couve flor cozidos, saiba que há muito mais peixe no mar! Capriche e faça um risotto de cogumelos e espargos, um bom arroz de cenoura ou de tomate bem malandro, um mix de legumes salteados com um pouco de molho de soja e pimentão doce…A ideia de que comer legumes é uma chatice vai desaparecer num milésimo de segundo.

Fruta no prato principal, que tal?

E se pensa na fruta apenas como uma possibilidade de sobremesa ou como um snack a meio das refeições, arrisque e deixe-se levar pela aventura. Faça uma bela salada de verão com um pouco de massa, mistura de alfaces, frango desfiado e abacaxi e manga, por exemplo. Ou então experimente peitos de frango assados recheado com queijo creme e rodelas de maçã. Rapidamente vai perceber que os pratos, além de mais bonitos e saudáveis, se vão tornar bem mais interessantes para o paladar.

Veja também: