Publicidade:

Como deixar de ser tímido no trabalho: 5 passos

Quer saber como deixar de ser tímido e garantir o seu sucesso profissional? Conheça as 5 dicas essenciais que selecionámos para si.

Como deixar de ser tímido no trabalho: 5 passos
Encare o desafio

A timidez é uma característica comum a muitas pessoas e, para elas, saber como deixar de ser tímido torna-se um verdadeiro desafio diário. O sentimento negativo, de desconforto e inibição, sentido em situações de interação social e que interfere na realização de objetivos pessoais e profissionais pode mesmo ser desafiador – mas, temos boas notícias: há como dar a volta ao problema com 5 passos simples.

Muitas pessoas não conseguem lidar com a vergonha de falar em público ou de se relacionarem com os outros e isso pode colocar em causa grandes oportunidades profissionais. Para contornar este tipo de situações tem de conseguir ajustar os seus pensamentos e comportamentos em resposta à sua condição de desconforto. Descubra como deixar de ser tímido no trabalho com as nossas dicas.

Como deixar de ser tímido: mais confiança no trabalho em 5 passos


1. Fortaleça relações

deixar de ser tímido

Comece por cultivar relações mais sólidas com os colegas de trabalho com quem mais se identifica, com os que tem mais afinidade e com aqueles que o deixam mais confortável. Aborde temas com os quais se sente mais à vontade para conversar ou tente encontrar pontos de interesse comum para estabelecer contacto. Converse, partilhe ideias e experiências, crie conexões e procure acrescentar valor a todos os que se cruzem na sua vida diariamente.

2. Acredite em si mesmo

Para saber como deixar de ser tímido no trabalho deve ter em mente que a ideia que tem de si mesmo irá influenciar todas as suas atitudes e comportamentos. Pense de forma mais positiva, respeite-se e valorize-se a si mesmo.

Comece por explorar as suas forças, identifique as suas características mais fortes e use-as a seu favor no dia a dia. A sua comunicação será mais eficaz, irá sentir-se mais motivado e fortalecerá as relações com os seus colegas de equipa. Assumirá uma postura mais segura e confiante quando tiver que interagir no seu ambiente de trabalho – e na sua vida em geral.

3. Não se compare a ninguém

Valorize os outros e aprenda com eles, mas nunca se compare a ninguém. A tendência nestas situações é anularmos as nossas qualidades e gerarmos um sentimento negativo de inferioridade, o que irá comprometer ainda mais a nossa confiança.

Lembre-se: todas as pessoas são diferentes e têm o seu valor, e cada uma tem um talento especial que a torna única. Acredite no seu potencial!

4. Assuma uma atitude positiva

deixar de ser timido

Desenvolva uma atitude positiva face aos desafios que vão surgindo no seu dia a dia. Escolha a positividade e o otimismo para aumentar a sua confiança, conquistar os seus objetivos e alcançar o seu sucesso profissional. Acredite em si próprio e nunca desista de lutar por aquilo que realmente deseja.

5. Desafie-se

Para conseguir deixar de ser tímido deve ter consciência que, para enfrentar e eliminar as situações de desconforto, tem que estar aberto à mudança.

Deve começar por identificar as situações que o fazem sentir desconfortável e tentar sair aos poucos da sua zona de conforto.

Estabeleça objetivos pessoais e cumpra cada um deles. Ao ser exposto a uma dose controlada de desconforto vai conseguir evoluir gradualmente e aumentar a sua confiança à medida que supera os seus medos.

Lembre-se: Tudo na vida é possível com treino, motivação e empenho. Querer é poder!

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.