Publicidade:

Como juntar dinheiro mais rápido: 12 dicas para casos urgentes

Precisa de aprender como juntar dinheiro mais rápido para conseguir fazer aquela viagem de sonho? Nós sabemos como, mas prepare-se para algumas mudanças!

Como juntar dinheiro mais rápido: 12 dicas para casos urgentes
Não perca tempo e dedique-se!

Seja para fazer uma viagem, para comprar o carro de que tanto precisa ou para entrar num investimento prometedor, há muitas situações que nos forçam a aprender como juntar dinheiro mais rápido.

A boa notícia é que sim, há formas de acelerar a poupança e – ainda que algumas exijam um esforço mais intenso da sua parte – resultam mesmo! A má notícia é que… vai precisar de ser extremamente disciplinado e, por vezes, duro consigo mesmo.

Como juntar dinheiro mais rápido: 12 medidas


1. Faça um orçamento – e cumpra

como juntar dinheiro mais rápido

Seja militar na disciplina financeira. Se no início do mês planeou gastar determinado valor, cumpra-o – dê por onde der! Corte onde tiver de cortar, cancele jantares, recuse convites, use mais vezes a mesma roupa… Vale tudo menos derrapar no orçamento.

2. Não passeie no supermercado

como juntar dinheiro mais rápido

O supermercado não é o shopping, não vai lá para ver montras. Leve uma lista do que precisa, vá direto aos corredores certos e pare apenas para comparar os preços. Se aquele bolo não está na lista, até pode ter o ar mais apetitoso do mundo, que não vai trazê-lo.

3. Procure lazer gratuito

como juntar dinheiro mais rápido

Ser quer mesmo aprender como juntar dinheiro mais rápido tem de começar a cortar no lazer. Não vai haver bilhetes de cinema com pipocas, nem passeios de carro para longe, nem entradas em festas e feiras. Ou é gratuito, ou pode começar a por de lado.

4. Adeus, carro

como juntar dinheiro mais rápido

Regra número um de quem sabe como juntar dinheiro mais rápido: parar o carro. Use o autocarro, o metro e o comboio para todas as deslocações que fizer. Apanha chuva? Talvez. Frio? Também. Vai andar a pé? Bastante. Mas vai gastar muito menos, que é o que se quer.

5. Arranje um trabalho extra

como juntar dinheiro mais rápido

Tempo é dinheiro, tanto para quem gasta como para quem ganha. Quer saber como juntar dinheiro mais rápido? Trabalhe mais. Arranje um part-time, faça render um hobby ou ajude os tios no café. Todas as horas livres podem ser postas a render.

6. Travão a fundo nas dívidas

como juntar dinheiro mais rápido

Não há prestações, não há créditos, não há “compre agora e pague depois”. Acabaram-se as contas penduradas. Ou cabe no orçamento do mês, ou não é para comprar. Disciplina!

7. Estabeleça objetivos

como juntar dinheiro mais rápido

Quer saber como juntar dinheiro mais rápido, certo. Mas quanto dinheiro? Mil euros? Dois mil? Estabeleça um objetivo e foque-se nele. A partir daí, é como um sprint: enquanto não chegar à meta, não pode aliviar o esforço. Foco, foco, foco!

8. Invista o que tem

como juntar dinheiro mais rápido

O esforço para juntar dinheiro mais rápido também pode ser feito pelo próprio dinheiro que já tem. Invista-o – nem que seja em coisas pequenas ou em depósitos a prazo mais curtos – e ponha-o a mexer. Pode render pouco, mas nestas alturas tudo conta!

9. Venda coisas

como juntar dinheiro mais rápido

Se já não usa, pode vender. Siga este princípio para juntar alguns objetos e vender online. Rendam o que renderem, já é um contributo para o seu objetivo final de juntar dinheiro mais rápido.

10. Tenha um mealheiro

como juntar dinheiro mais rápido

Se chegar a casa com moedas no bolso, deixe-as no mealheiro. Pode pensar que são poucos euros, mas já diz o ditado, “grão a grão”…

11. Faça tudo em casa

como juntar dinheiro mais rápido

Sabe bem ter a roupa passada a ferro e o pó limpo quando chega, não sabe? Pois sabe, mas está a pagar por isso. Se quer mesmo juntar dinheiro mais rápido vai ter de abdicar do luxo de ter uma empregada doméstica e passar a fazer tudo em casa. Dá trabalho, mas são menos euros a sair.

12. Crie “dias zero”

como juntar dinheiro mais rápido

Os “dias zero” são, digamos, um sprint dentro de um sprint. Durante estas 24 horas, não pode gastar um único cêntimo. Não, nem um. Não tome café, não fume um cigarro, não compre um pão. Quantos mais “dias zero” conseguir fazer, maior vai ser a poupança – mas não vale fazer um “dia zero” e compensar gastando o dobro no dia seguinte!

Aprender como juntar dinheiro mais rápido pode ser doloroso e não é para todas as personalidades. Vai precisar de muita disciplina, de muito auto-controlo e de uma persistência absolutamente inabalável – mas vai ver que tudo compensa.

Se cumprir o plano até ao fim, encare a poupança final como uma recompensa. Não caia no erro de se viciar na poupança e passar a viver em permanente constrangimento, porque isso vai ter impacto ao nível emocional e, mais cedo ou mais tarde, vai ceder. Quando tiver cumprido o objetivo, mime-se, compre um presente para si e motive-se para mais uma ronda!

Veja também: