Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
28 Jul, 2020 - 15:18

Como fazer dinheiro sem investir um único cêntimo

Marta Maia

Para saber como fazer dinheiro sem investir, usando apenas aquilo que já tem, basta por em prática algumas das nossas sugestões e começar já a lucrar.

jovem mulher pensa em como fazer dinheiro em investir enquanto bebe um café deitada na cama

Quer saber como fazer dinheiro sem investir, mas tudo o que encontra por aí são dicas de quem já tinha um pé de meia para começar? Não desespere. Também é possível começar a fazer dinheiro usando apenas aquilo que já tem. Só tem de ser criativo, ter força de vontade e muita consciência do valor que esconde dentro de si.

As dicas que se seguem servem para ajudar a dar o primeiro passo, mas tenha consciência de que não vai ficar rico de um dia para o outro. A riqueza verdadeira é quase auto-gerada, requer investimento e reinvestimento de lucros num ciclo que se torna sustentável por si mesmo.

Assim, se o seu objetivo é ficar milionário o quanto antes, vai precisar de complementar esta estratégia com um plano a longo prazo um pouco mais complexo.

6 exemplos de como fazer dinheiro sem investir

1

Venda o que tem e já não quer ou não precisa

como fazer dinheiro

Esta é a forma mais fácil de fazer dinheiro sem gastar nada. Todos temos em casa algo que tem valor, só temos mesmo de procurar. Podem ser os seus móveis, mas pode ser aquele quadro que herdou de uma tia. Podem ser os seus brinquedos de infância, que entretanto se transformaram em peças de desejo dos colecionadores.

Dê uma volta pela casa. Deixe que seja ela a dizer-lhe como fazer dinheiro sem investir, ao mesmo tempo que se livra das coisas de que já não precisa. Os anúncios online são grátis, por isso não vai precisar de pagar nada para as publicitar.

2

Faça consultoria

Todos somos muitos bons em alguma coisa, certo? Não importa o quê: com certeza vai dar jeito a alguém. Se é bom em alguma área onde há empresas a fazer negócio, lance-se na consultoria. Não vai precisar de marca, nem de escritório, nem de certidões. Só precisa de fazer alguns contactos e convencê-los de que a sua ajuda é valiosa para o sucesso das empresas.

Outra grande vantagem da consultoria é que não exige que tenha material de trabalho. Como é consultor, a ideia é que as empresas clientes lhe forneçam tudo o que precisa.

3

Ensine o que sabe

Nunca desvalorize o conhecimento que adquiriu ao longo da vida. As coisas que sabe fazer podem parecer-lhe básicas, mas serem um autêntico desafio para muita gente.

Faça as contas a quantas pessoas conhece que se atrapalham em frente ao fogão e pagariam por um pequeno curso prático de culinária. Ou a quantas pessoas dariam tudo por conseguir passar a ferro uma camisa sem perder uma tarde inteira. Ou a quantas pessoas lutam uma guerra inglória contra uma horta que nunca dá nada de jeito.

Ensinar é das melhores formas de se rentabilizar, porque não precisa de material nenhum além da sua própria cabeça. Procure pela internet, vai encontrar pedidos de ajuda que pode resolver.

4

Transforme um hobby numa fonte de rendimento

como fazer dinheiro

Como fazer dinheiro sem investir e, ainda por cima, com uma atividade de que gosta? Simples: profissionalize os seus passatempos. Aqueles quadros que pinta podem ser vendidos, bem como aqueles arranjos que faz no carro para torná-lo especial. Aproveite o que já faz nos seus tempos livres e ponha esses hobbies a render.

5

Rentabilize o seu tempo

Acredite ou não, o tempo é das coisas mais caras que temos e ninguém está muito disposto a vendê-lo. Se tem algum tempo livre e está disposto a abdicar dele para ganhar uns euros a mais, ponha-o à disposição de quem precisa. Vai ficar surpreendido com a quantidade de pessoas que estão dispostas a pagar-lhe para fazer companhia a um idoso, para cuidar de uma criança ao final do dia ou para passear o cão durante a tarde.

Claro que, ao gastar tempo, está a investi. Mas pelo menos não é um investimento financeiro e não precisa de ter dinheiro a sobrar para começar já.

6

Crie um blog

Se quer saber como fazer dinheiro sem investir, a internet é sempre uma boa alternativa. Claro que uma coisa é ganhar uns euros extra online, outra é fazer tanto dinheiro que possa viver exclusivamente disso.

Ainda assim, se a ideia for complementar o seu rendimento, vale muito a pena começar a alimentar um blog pessoal. Quem diz um blog diz uma página de Instagram.

Se for bom e souber do que fala, pode vir a ser reconhecido como influenciador e a publicidade vai começar a aparecer aos poucos. É essa publicidade que vai trazer-lhe rendimentos.

Neste caso, tenha em atenção que, quanto mais concorrência tiver de enfrentar, mais difícil será destacar-se no meio da multidão. Assim, dê preferência a um público mais específico e não queira combater com os blogs que já estão estabelecidos e sólidos na liderança.

Veja também