Cátia Tocha
Cátia Tocha
21 Ago, 2018 - 10:57
22 ideias para ganhar dinheiro

22 ideias para ganhar dinheiro

Cátia Tocha

O seu orçamento mensal não lhe chega mas está sem ideias para ganhar dinheiro extra? Inspire-se com as sugestões dadas neste artigo.

O artigo continua após o anúncio

Precisa de obter algum rendimento extra mas não tem ideias para ganhar dinheiro? Não se preocupe, pois nós iremos ajudar nesta tarefa ao dar-lhe algumas sugestões.

Assim, poderá aumentar o seu orçamento mensal para fazer face às suas despesas ou juntar dinheiro para uma viagem, por exemplo. Basta estar atento às tendências do mercado, ou seja, ao que este procura atualmente, e aproveitar as suas capacidades/mais-valias.

22 ideias para ganhar dinheiro que vai querer conhecer

1. Venda o que já não usa

ideias para ganhar dinheiro

É muito provável que tenha em sua casa dezenas de coisas que não usa, seja porque não lhe servem ou porque já não têm ou nunca tiveram utilidade para si.

Por isso, se tiver roupa que já não veste, livros que já leu, gadgets culinários que nunca usou, móveis que estão a mais ou prendas de que não gostou, pode vender esses artigos em sites com o OLX, o CustoJusto ou o eBay.

2. Torne-se blogger ou youtuber

Estamos na era dos bloggers e dos YouTubers. Esta moda virou rapidamente negócio, sendo possível lucrar um bom dinheiro através de um blogue ou de um canal no YouTube, desde que qualquer uma destas opções seja apoiada por publicidade, pois é aí que reside o segredo do lucro.

Se preferir, pode também apostar em ser Instagrammer, um negócio que está igualmente a crescer. Basta usar o seu Instagram e publicar conteúdos que o façam ter vários seguidores, pois quanto mais tiver, mais dinheiro poderá angariar. Use a sua criatividade e especialize-se num tema específico, como fotografia, turismo ou receitas, por exemplo.

3. Aposte num franchising

ideias para ganhar dinheiro

Outra das ideias para ganhar dinheiro é abrir um franchising, que já demonstrou ter sucesso no mercado. Esta é uma forma de jogar pelo seguro e permite-lhe escolher negócios em quase todas as áreas, desde vestuário a imobiliária, por exemplo. O site Franchising.pt irá ajudá-lo nesta tarefa, pois mostra-lhe várias opções nas quais poderá apostar.

4. Crie uma startup

Já pensou em fundar uma startup? Esta é mais uma das ideias para ganhar dinheiro, estando Portugal cada vez mais recetivo à existência deste tipo de empresas.

O artigo continua após o anúncio

No entanto, deve pensar bem num negócio antes de colocá-lo em ação, pois só valerá a pena investir dinheiro se este for inovador e tiver potencial, uma vez que são muito poucas as startups que conseguem vingar no mercado.

Quando tiver decidido o que fazer, procure as diversas iniciativas de apoio estatal que existem para empreendedores, bem como as incubadoras e os programas de aceleração.

5. Crie uma loja online

ideias para ganhar dinheiro

Porque não montar um pequeno negócio online de venda de acessórios, roupa de criança, vestidos de festa, equipamentos de desporto ou outros? Esta é uma das ideias para ganhar dinheiro, sendo um pequeno negócio fácil de manter e que pode vir a render muito.

6. Divulgue a sua loja no Facebook

Há cada vez mais pessoas que têm lojas nesta famosa rede social, que pode ser uma boa ferramenta de divulgação. Basta usar o seu talento para a pintura, o artesanato ou outra área onde poderá ter sucesso, para depois dar a conhecer os seus dotes na grande montra de negócios que é o Facebook.

É só criar uma página e expor as suas ideias e fotografias dos seus trabalhos ou, se preferir, poderá usar a plataforma Facestore para vender diretamente na rede social aquilo que quer. Veja como funciona o Facebook Marketplace.

7. Inscreva-se numa plataforma de serviços

ideias para ganhar dinheiro

Os marketplaces digitais também fazem parte das ideias para ganhar dinheiro. Se tiver jeito para mostrar a sua cidade aos turistas, pode inscrever-se na Zarco. Caso prefira conduzir, apresente os seus serviços à Uber, Taxify, Cabify, entre outros serviços relacionados com a condução.

Existem várias plataformas onde pode oferecer os seus serviços e assim ganhar algum dinheiro extra. Basta pesquisar na Internet as opções disponíveis e colocar mãos à obra.

8. Arrende a sua habitação

A sua casa tem espaço de sobra? Com a ajuda de plataformas como a AirBnb, Booking ou Home Away pode ganhar um dinheiro extra a alugar quartos a turistas.

O artigo continua após o anúncio

Caso não queira estranhos dentro de portas, se o contrato permitir, considere o subarrendamento. Ou seja, alugue uma casa na zona turística da sua cidade ou nas imediações e alugue a turistas.

9. Seja guia na sua cidade

ideias para ganhar dinheiro

Numa altura em que assistimos a um boom de turismo em Portugal, nada melhor do que se posicionar nessa área. Pense em mostrar aquilo que ainda ninguém se lembrou. Crie os seus próprios itinerários. Pense nos segredos mais bem guardados da sua cidade. Os turistas vão adorar.

10. Aprenda a programar

São cada vez mais as ofertas de trabalho relacionadas com a programação, podendo esta opção dar-lhe um trabalho a longo prazo, uma vez que os empregos de novas tecnologias continuam a ganhar dimensão em força e serão sempre necessários no futuro.

Ainda existe muito mais procura do que oferta nesta área, por isso aproveite enquanto assim é, pois terá muito mais facilidade de entrar num mercado com pouca concorrência. Se não souber programar, tire cursos para aprender a fazê-lo.

11. Faça babysitting

ideias para ganhar dinheiro

Existe muito mercado para babysitters, principalmente se é educador de infância, auxiliar de educação, professor ou tem jeito para cuidar de crianças.

Há vários grupos e fóruns de mães no Facebook, além de outras páginas, onde não faltam pedidos de babysitters a full-time, part-time ou para situações esporádicas. Participe nestes grupos ou fóruns e crie uma página online para divulgar os seus serviços e prepare-se para ganhar dinheiro extra.

12. Seja pet sitter

Há cada vez mais anúncios online de pessoas a pedirem alguém para tomar conta dos seus animais de estimação. Em muitos casos basta apenas alimentá-los (cães, gatos e coelhos, por exemplo) e levá-los a passear (no caso dos cães).

13. Serviços para animais de estimação

ideias para ganhar dinheiro

A compra de produtos para animais de estimação está a aumentar cada vez mais, pois os donos têm vindo a pensar ainda mais no bem-estar dos seus animais. Por isso, se tem imaginação para criar produtos nesta área, aproveite essas ideias para ganhar dinheiro.

O artigo continua após o anúncio

14. Crie biojóias

É possível que ainda não tenha ouvido falar em biojóias, que são jóias feitas com matéria-prima sustentável e barata, ou seja, amiga do ambiente. Para fazê-las são usados materiais como sementes, folhas e pedras, por exemplo.

Este negócio está a ter sucesso nos locais destinados ao turismo e a crescer no Brasil. Porque não tornar-se pioneiro em Portugal, um país também com grande potencial turístico?

15. Crie aplicações

ideias para ganhar dinheiro

Existem vários criadores de aplicações que ficaram milionários, como por exemplo os fundadores do WhatsApp e do Snapchat. Se tiver uma ideia para criar uma aplicação, ou até mesmo uma rede social, acredite em si e aposte nisso caso tenha ou consiga capital para o fazer, pois hoje em dia já ninguém vive sem o smartphone e muitas das aplicações que o mesmo pode oferecer.

16. Aposte na alimentação saudável

Atualmente, são cada vez mais as pessoas que querem encontrar no mercado uma vasta opção de produtos biológicos e saudáveis. Há ainda quem seja intolerante a determinado alimento ou componente, por conter glúten e lactose, por exemplo, e precise de outras opções.

Por isso, uma das melhores ideias para ganhar dinheiro é apostar no mercado alimentar alternativo, podendo abrir um restaurante, um café, supermercado ou algo mais modesto, como uma microempresa, dependendo do seu capital.

17. Teletrabalho

ideias para ganhar dinheiro

Se precisa de mais ideias para ganhar dinheiro, sugerimos-lhe o teletrabalho. Apesar de pouco divulgado, permite-lhe ter alguma oferta de trabalho à distância. Serviços de traduções, vendas, contabilidades, serviços digitais, entre outros, podem ser encontrados e desenvolvidos a partir de casa.

Ao trabalhar em casa tem menos custos e menos tempo perdido em transportes, pelo que estará numa situação confortável para fazer ofertas com uma excelente relação qualidade/preço para os seus clientes.

18. Revenda

Se adora cosmética, tem jeito para vendas, trabalha ou estuda num local com muitas pessoas e tem dezenas de contactos, apostar num part-time como revendedora de cosmética pode render-lhe bons lucros.

O melhor de tudo é que não precisa de fazer qualquer investimento e pode apenas adquirir aquilo que as clientes encomendam. Pode até combinar esta ideia com a da loja online, para vir a ter ainda mais ganhos e rechear assim a conta bancária.

19. Organize eventos

ideias para ganhar dinheiro

Esta é mais uma das ideias para ganhar dinheiro, mas se a colocar em prática tem que estar preparado para perder muitas noites e fins de semana.

No entanto, pode ganhar um bom dinheiro a organizar festas de aniversário para crianças, encontros de empresas, casamentos, batizados e comunhões, entre muitos outros eventos. Use a Internet para divulgar os seus serviços, e faça-o também através de familiares e amigos.

20. Preencha inquéritos online

Sites como o Netsonda e o Clixsense proporcionam uma boa oportunidade de ganhar dinheiro extra a preencher inquéritos online. Não vai conseguir receber quantias enormes, mas será pago por dar a sua opinião e estará a ajudar entidades a saberem mais sobre o seu público-alvo.

21. Dê explicações

ideias para ganhar dinheiro

Se sabe explicar bem e percebe de matemática, inglês, música, ciências ou qualquer outra matéria, pode dar explicações a estudantes. Ofereça os seus serviços online ou crie um curso online através do Udemy.

22. Seja cliente mistério

Sabia que pode ser pago por ser um cliente mistério? Algumas empresas de consultoria recrutam clientes mistério para obterem alguma informação acerca dos serviços prestados por empresas. Tudo o que precisará de fazer é deslocar-se a locais de venda e ser um cliente, como qualquer outra – com o bónus de ganhar alguns euros extra.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp