Publicidade:

10 dicas para organizar cozinhas pequenas

Não precisa ser um guru da organização para saber como organizar cozinhas pequenas. Aplique as nossas sugestões e fique com a missão cumprida!

10 dicas para organizar cozinhas pequenas
Todas as dicas que precisa

Como organizar cozinhas pequenas? Esta questão impera cada vez mais nos nossos tempos, com o número de casas construídas a aumentar e respetivas áreas úteis a diminuir.

A verdade é que a cozinha é uma das divisórias da casa onde passamos mais tempo e deve, por isso, não só ser agradável de estar como também prática. Com as nossas sugestões vai conseguir conciliar todas estas três características num só espaço. Experimente e aprove por si mesmo!

10 dicas para saber como organizar cozinhas pequenas


1. Eletrodomésticos encastrados

como organizar cozinhas pequenas

Ao apostar por eletrodomésticos encastrados, vai estar a poupar muito espaço sem se aperceber. Afinal, estes equipamentos vão estar ‘dentro’ dos armários, evitando que gaste mais área corrida. Além do mais, ao apostar neste tipo de solução, a sua cozinha vai dar a ilusão de que é a maior, uma vez que é tudo mais uniforme e corrido.

2.Cozinhas em forma de U

Uma outra forma de rentabilizar espaço e saber como organizar cozinhas pequenas é precisamente através da colocação da sua cozinha em forma de U. Especialmente útil para as cozinhas mais quadrangulares, este tipo de disposição vai aproveitar praticamente toda a área útil da divisória, além de que é uma forma excelente em termos de otimização de espaço e tempo na execução das tarefas.

3.Utilização de prateleiras

como organizar cozinhas pequenas

Se há coisa em que deve apostar no caso de querer saber como organizar cozinhas pequenas é mesmo em prateleiras. Estes acessórios de decoração e arrumação são extremamente versáteis e facilitam a vida de quem precisa criar mais espaço.

Muitas vezes, se olhar à volta de uma cozinha, rapidamente vai perceber que a zona mais alta das paredes nunca é utilizada. E no caso de ter uma cozinha pequena, vai ser uma pequena grande ajuda extra ter estes novos espaços de arrumação!

4. Mobiliário à medida

A ideia de fazer uma cozinha à medida até pode assustar à partida. Afinal, a ideia que temos é que esse tipo de solução fica imensamente dispendiosa. Mas, além de hoje em dia existirem já lojas com preços bem simpáticos a oferecerem este tipo de soluções, mesmo que invista um pouquinho mais, a longo prazo vai agradecer cada cêntimo gasto! As cozinhas pensadas especificamente para um espaço são mais práticas, optimizam todos os centímetros e pensam em todos os imprevistos.

5. Use e abuse das paredes

como organizar cozinhas pequenas

Como já referimos no ponto das prateleiras, as paredes são mesmo uma área que deve ter a sua atenção na hora de saber como organizar cozinhas pequenas. Quando não existem muito espaço no chão, há que reinventar novas alternativas! Além de que, quando começar a utilizar as paredes, vai perceber o quão prático pode ser, seja através das prateleiras, de quadros de arrumação, de barras para arrumação de utensílios e ferramentas ou outros kits de organização.

6. Invista em organizadores

Não podemos negar que são, sem dúvida, uma das invenções do século! Os organizadores de armários são de facto uma arma mega potente na hora de saber como organizar cozinhas pequenas e nos quais deve investir sem medos! Organizadores de talheres, de tachos, de mercearia, gavetas extraíveis, cestos integrados para especiarias, grades para aproveitamento de armários… o céu é o limite no que diz respeito aos organizadores de interiores de cozinha.

7. Esqueça as embalagens

como organizar cozinhas pequenas

Quando o espaço disponível não é imenso, é necessário aproveitar bem as áreas internas dos armários. Como tal, é obrigatório que faça uma eficiente arrumação dos mesmos! Esqueça as embalagens e aposte numa organização em jarros de vidro por categoria. Massa, arroz, farinha, açúcar… Além de ser mais prático e arrumadinho, fica bem mais apelativo em termos estéticos e são opções que pode até deixar à vista.

8. Organize as panelas e as frigideiras

Existem várias formas eficazes de organizar as suas panelas e frigideiras, mas que exigem também alguns cuidados. No caso das frigideiras, tanto as podem empilhar como pendurar numa barra própria com os ganchos respetivos. Já as panelas, para não ocuparem muito espaço, deve ser empilhadas.

No entanto, se optar pelo empilhamento, deve ter o cuidado de colocar entre elas um pouco de papel de cozinha ou de um paninho para não riscar ou danificar o seu revestimento. As tampas, guarde ao lado todas juntas e por ordem de tamanho.

9. Livre-se do desnecessário

como organizar cozinhas pequenas

Regra das regras para saber como organizar cozinhas pequenas. E na verdade, para qualquer pessoa! Livre-se de tudo o que é acessório e dispensável na sua cozinha. Aquele utensílio giríssimo mas que nunca usou e que nem sabe bem para que serve? Descarte. Peças de louça que vão ficando órfãs pelos seus conjuntos se partirem? Reciclagem! Liberte espaço e sinta-se melhor também!

10. Aposte em armários altos e corridos

Hoje em dia já não é difícil encontrar esta alternativa. Móveis completos, de cima até baixo, são uma excelente forma de saber como organizar cozinhas pequenas. Fica com um sem número de possibilidades de organização! Guarde uns módulos sem grandes prateleiras para arrumar itens como aspirador, vassoura e esfregona e nos restantes use e abuse de arrumações, cestos e cestinhos!

Veja também:

Limpeza e Arrumação