Publicidade:

16 competências profissionais para uma carreira de sucesso

Da teoria à prática, da gestão à criatividade, saiba quais são as competências profissionais mais requisitadas no atual mercado de trabalho.

16 competências profissionais para uma carreira de sucesso
As capacidades mais procuradas pelas empresas

Competências profissionais são muito mais do que conhecimento. O termo refere-se às capacidades passíveis de aplicar esse mesmo conhecimento. Num mercado de trabalho exigente e competitivo, em constante mudança e evolução, destacar-se é cada vez mais difícil. Porém, não é impossível.

Se procura emprego ou pretende evoluir profissionalmente, deve desenvolver as competências profissionais mais disputadas pelas melhores empresas nacionais e internacionais. Pode parecer-lhe uma lista demasiado longa, mas se reparar, algumas das competências profissionais mais relevantes no atual mercado de trabalho são relativamente simples e requerem apenas uma dose reforçada de atenção e autoconhecimento.

Transversais a todas as área do conhecimento, apresentamos-lhe 16 competências profissionais que o vão ajudar a construir, garantidamente, uma carreira de sucesso.

As 16 competências profissionais mais importantes da atualidade


competencias proffisonais

1. Autoconhecimento/Autocontrolo

Antes de mais, deve ter consciência do seu valor pessoal, capacidades e potencialidades. Deve cultivar a autoestima e acreditar em si próprio, respeitando sempre os seus limites. É ainda fundamental o autocontrolo que inclui a capacidade de lidar com altos níveis de stress e de gerir as emoções de forma produtiva e adequada.

2. Capacidade de Comunicação

Deve saber expor as suas ideias e opiniões de forma clara e objetiva, argumentado de forma coerente e persuasiva. Ter o cuidado de falar e escrever corretamente, adequando a mensagem a cada situação é uma das competências profissionais mais básicas e importantes.

3. Relacionamento Interpessoal

Um bom relacionamento interpessoal é essencial para um bom ambiente de trabalho. Isto inclui reconhecer a hierarquia, respeitar o espaço e os limites dos colegas, garantindo, ao mesmo tempo, a sua própria individualidade. Considerando que é a trabalhar que passa a maior parte do seu dia, esta é uma prioridade entre as várias competências profissionais que deve desenvolver.

Veja 10 formas de fazer colegas no trabalho >>

4. Defesa e negociação

Esta é uma das competências profissionais mais importantes em qualquer carreira, independentemente da posição assumida. Saber defender e negociar as suas ideias, os seus projetos, decisões, orçamentos, prazos ou outros elementos da equipa, é algo fundamental e com o qual se vai deparar com frequência…

Ser capaz de defender e negociar as suas ideias e decisões sempre que necessário é fundamental.

5. Trabalho em equipa

Se não trabalha sozinho, a capacidade de trabalhar em equipa deve ser uma das suas principais competências profissionais. Saber ouvir e respeitar ideias divergentes, partilhar e desenvolver soluções em parceria é desafiante e enriquecedor.

trabalho equipa

6. Proatividade

Esta é uma das competências profissionais mais valorizadas no mundo do trabalho, nas mais distintas áreas. Ser proativo revela interesse e motivação. Alguém que é capaz de resolver problemas, fazer escolhas consistentes e apropriadas, aquele que se antecipa ao problema… Faz sugestões de melhoria, toma iniciativa em prol da melhoria do ambiente de trabalho e de bons resultados para a equipa, sai sempre a ganhar.

7. Marketing digital

O espaço online é cada vez mais uma porta de entrada para qualquer empresa ou negócio. Saber usar ferramentas e técnicas de marketing, nomeadamente nas redes sociais – do LinkedIn ao Instagram – constitui um requisito diferenciador e pode mesmo ser determinante na escolha de um empregador.

8. Planeamento e gestão de carreira

Definir objetivos concretos e trabalhar para os alcançar é essencial para qualquer carreira de sucesso. Saber onde quer chegar e como, é meio caminho andado para o conseguir. Sempre que necessário, deve reavaliar e reajustar o seu plano, de acordo com as necessidades.

9. Networking

A partilha de conhecimentos entre os seus pares e todos os contactos profissionais são de crucial importância para o qualquer profissional bem sucedido.

10. Tomada de decisões

Tomar decisões, mais ou menos complexas, é algo muito comum no dia a dia de qualquer profissional. Conseguir, com a máxima rapidez, avaliar os prós e os contras de cada situação, assumindo os riscos da decisão, é uma das competências profissionais mais difíceis e mais relevantes.

11. Criatividade

Ser proativo, apresentar ideias e soluções inovadoras e não ter medo de arriscar é fundamental, os erros fazem parte do caminho.

12. Gestão de projetos

Da pesquisa à avaliação de potenciais riscos, passando pela gestão de orçamentos, prazos e equipas, de forma a gerar resultados, implica dominar princípios e ferramentas de gestão e é uma das competências profissionais mais procuradas pelas empresas.

13. Liderança

Um líder é responsável por conduzir e motivar uma equipa. Para isso, deve ser inspirador, bom comunicador, confiante, seguro, bem informado, apaixonado pelo trabalho, sem perder a humildade e o respeito pelos outros. A capacidade de liderança exige tempo, paixão e dedicação.

escritorio

14. Visão global

São cada vez maiores os desafios no cenário económico atual, sem fronteiras. Ser capaz de atuar em diferentes mercados – por exemplo, através do domínio de outros idiomas – é uma das mais importantes competências profissionais da atualidade.

15. Resiliência

Ter um pensamento positivo, não desistir perante as adversidades e ver novas oportunidades em momentos de crise é também uma das mais importantes competências profissionais que o ajudarão a marcar a diferença.

16. Espirito empreendedor

Por que em momentos difíceis surgem novas ideias e oportunidades, ser empreendedor pode ser decisivo para levar avante um projeto e criar o seu próprio trabalho. Esta é, porém, uma das competências profissionais mais apreciadas pelos empregadores. Uma outra capacidade não menos importante passa por conseguir o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Se não domina todas estas 16 competências profissionais, saiba que com algum trabalho e tempo, tudo é possível.

Ser dedicado e procurar sempre mais e melhor também caracterizam um profissional de sucesso. Comece hoje.

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.