Publicidade:

Como conciliar trabalho e família: 4 dicas

Saber como conciliar trabalho e família pode ser uma tarefa difícil. No entanto, é possível atingir o equilíbrio entre ambos. Saiba como.

Como conciliar trabalho e família: 4 dicas
Saiba como alcançar o equilíbrio

Nos dias que correm, em que os desafios profissionais são cada vez maiores e a construção de uma carreira se transformou num percurso muito exigente e que cobra muita entrega por parte de cada um, conciliar trabalho e família pode ser, efetivamente, complicado.

Encontrar o equilíbrio entre estes dois constituintes fulcrais da vida de cada indivíduo constitui, muitas vezes, um desafio. Contudo, esta conciliação é possível. Confira de seguida as dicas que lhe deixamos.

Como conciliar trabalho e família? 4 dicas


conciliar trabalho e família

1. Saiba separar trabalho e família

Não leve trabalho para casa. Saiba qual é o tempo para trabalhar e qual é o tempo para estar com a família. Durante o seu expediente, dê o máximo. Mas, quando chegar a casa, dê atenção aos que mais ama, passando tempo de qualidade com a sua família, descansando e fazendo atividades de lazer em conjunto.

2. Seja organizado com o tempo

Um dos segredos de conciliar trabalho e família é ser organizado com o tempo. Ou seja, planear a semana no início da mesma, de modo a ter tempo para tudo o que necessita de fazer, assim como para estar com os entes mais queridos. Faça uma lista de tarefas que necessitam de ser levadas a cabo, e contemple o tempo de lazer na sua agenda. Terá de seguir à risca e não abdicar da sua família, por mais importante que um projeto possa ser.

3. Reserve o fim de semana ou  dia de folga para estar em família

O fim de semana ou folga deve ser tempo sagrado para estar com a sua família. Por isso, não leve trabalho para casa nesses dias. Aproveite para fazer o que mais gosta com a sua família e para aliviar o stress. Cuide de si e lembre-se: descansar é essencial!

4. Faça as refeições com a sua família

Sempre que possa, almoce e jante com a sua família nuclear. É uma forma de colocarem sempre a conversa em dia e de estarem próximos. Na verdade, um almoço em família, no meio de um dia caótico, pode ser o que necessita para retemperar forças e buscar a energia positiva de que tanto necessita para enfrentar o resto do dia que o aguarda.

Efetivamente, conciliar trabalho e família não é uma tarefa fácil e exige organização e entrega de sua parte. Lembre-se de que a sua carreira pode ser importante, mas a sua família é a base de tudo e necessita da sua presença. Procure um convívio familiar de qualidade, de modo a encontrar o seu equilíbrio.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.