Publicidade:

TEDxPorto discute o tema confiança na sua 10.ª edição

A confiança é o tema central das conferências do TEDxPorto deste ano. Estará este elemento tão fulcral para a coesão social e relações pessoais em crise?

TEDxPorto discute o tema confiança na sua 10.ª edição
As várias vertentes da confiança em destaque no TEDxPorto 2019

A confiança (ou a falta dela) pode determinar a dinâmica com que nos relacionamos com cada uma das esferas das nossas vidas: social, profissional, comunitária, familiar e pessoal.

Sempre na linha da frente na identificação de temas que importa discutir, o TEDxPorto, na sua 10.ª edição, fala sobre a importância de estabelecer relações de confiança, não só no mundo dos negócios mas em todos os setores da nossa vida.

TEDxPorto discute “confiança”


Numa altura em que as fake news e a importância das redes sociais na transmissão de opiniões parecem abanar os alicerces da confiança que temos uns nos outros, qual é o papel de cada um para garantir que o próprio ato de confiar não cai em descrédito?

Foi a pensar neste puzzle complexo que é a confiança, e a forma como impacta todas as esferas da vida diária, que a organização do TEDxPorto escolheu abordar o tema “trust” na edição deste ano.

A analogia com um puzzle não é feita à toa: a confiança constrói-se passo a passo, gesto a gesto, atitude a atitude. Conquistar a confiança de alguém e mantê-la dá trabalho, mas fazê-la ruir (tal como desmontar um puzzle) é extremamente fácil.

A importância da “confiança” nos contextos de vida


tedx porto

O TEDxPorto já nos habituou à visão integrada e abrangente dos intervenientes que, este ano pela primeira vez, se dividem entre oradores (nos painéis de dia 6 de Abril) e dinamizadores de workshops (a decorrer ao longo do dia 5 na Católica Business School). Neste particular, destacamos a presença da psicóloga educacional e formadora Ana Isabel Lage Ferreira e ainda da senior content manager Ana Maria Lima, que coordenou e liderou o projeto E-konomista durante vários anos.

Na edição deste ano, a confiança é tida como um motor das relações laborais, mas não só. Senão vejamos: um dos painéis mais aguardados junta Dan Ariely, reconhecido psicólogo e economista comportamental, ao ativista Zak Ebrahim, filho de um dos terroristas responsáveis pelos atentados ao World Trade Center em 1993, nos Estados Unidos.

Não há dúvida de que a escolha dos painéis de oradores propõe também ela uma reflexão: questionar a forma como acontecimentos “macro” têm impacto nas “micro” decisões que diariamente tomamos, e na forma como nos relacionamos com os outros à escala do pequeno grupo (família, círculo de amigos e equipa de trabalho).

A confiança entre clientes e marcas

Como conquistar a confiança dos clientes e fazê-la durar? Qual o papel das opiniões na manutenção do estatuto e da credibilidade de uma marca?

Esta será uma das vertentes da confiança a ser explorada logo no painel inaugural do TEDxPorto. A experiência em gestão de preço, gestão comercial, logística e gestão de inovação de Marta Cordeiro e Cunha, Head of Customer Insight da Sonae MC há 19 anos, promete ajudar-nos a perceber a nossa relação com as marcas e saber se é possível manter uma relação de confiança que dure para sempre.

A importância da confiança numa marca por parte do público é hoje mais importante do que nunca para a sua sobrevivência, uma vez que as exigências dos clientes tendem a crescer. Num mundo em que somos constantemente bombardeados com novos produtos, novas soluções e novos serviços, a autenticidade tornou-se um fator determinante para o público consumidor.

A confiança no sistema financeiro

A decisão de debater a desconfiança em relação ao sistema financeiro nesta edição do TEDxPorto não podia ser mais pertinente. Afinal, o mundo ainda não se refez completamente da crise económica de 2008.

Não é assim difícil de perceber que a confiança no sistema financeiro tenha decaído sobremaneira no seio da população em geral. Então, como recuperar a confiança nas instituições depois de tudo isto? Emília O. Vieira, CEO e co-fundadora da Casa de Investimentos, uma sociedade gestora de patrimónios mobiliários, promete lançar luz sobre este assunto.

A dificuldade de confiar na era das fake news

Este promete ser um dos temas quentes do evento. As fake news estão por toda a parte e são um grande entrave ao estabelecimento de relações de confiança, particularmente entre os meios de comunicação social e o público.

O investigador e jornalista Alexandre Botão, que já trabalhou em dois dos principais jornais do Brasil e fez a cobertura mediática de grandes eventos como o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, vem ao Porto falar-nos da importância de aprender a reconhecer e combater as fake news.

A confiança e o papel das redes sociais na construção das relações

O entusiasmo provocado pela rapidez de conexão proporcionada pelas redes sociais, e a democratização da opinião pessoal, fez-nos esquecer o quão importante é preservar a privacidade e a segurança de cada um na rede. Agora que estas questões estão na ordem do dia, com os constantes escândalos associados à partilha de dados privados pelo Facebook, é a confiança entre o público e as redes sociais que parece estar em declínio.

Haverá motivos adicionais de preocupação? João Monteiro, biólogo e um dos fundadores e vice-presidente da COMCEPT, Comunidade Céptica Portuguesa, propõe desvendar na sua palestra “O que eles não querem que vocês saibam”. Da agenda vão constar assuntos como a democratização da produção e emissão de conteúdos ou a partilha do conhecimento através das redes sociais, responsáveis pela desinformação e difusão de teorias da conspiração.

A relação entre pais e filhos

Esta edição do TEDxPorto não se debruça apenas sobre o mundo laboral, o sistema financeiro ou os meios de comunicação social. Também as relações humanas mais íntimas vão estar em foco, sobretudo no quarto painel, que se debruça sobre a reconstrução da confiança entre pais e filhos. Marcos Piangers, autor do best seller “O Pai é Top” (“O Papai é Pop” no Brasil), tratará do tema com a sensibilidade e humor que lhe são caracterísiticos.

Destaque ainda para a presença de Zak Ebrahim, filho de um dos terroristas que co-liderou o ataque ao World Trade Center, em 1993. Ativista contra a violência e o terrorismo, Zak Ebrahim estará presente para expor o seu caso pessoal e falar sobre a possibilidade de (re)construir a confiança.

E por fim, yoga?

Não é por acaso que uma das performances a ter lugar durante o evento é uma demonstração de yoga acrobático. Acreditam os praticantes, não apenas desta modalidade mas de meditação em geral, que o yoga ajuda a desenvolver um forte sentido de consciência. Assim, se a consciência é a mais humana das capacidades, deveríamos fazer tudo em consciência: do que comemos à forma como nos relacionamos com os outros, passando por aquilo que compramos e consumimos.

Por pouco óbvia que pareça inicialmente a associação, esta é, quando explorada mais a fundo, uma atividade que se relaciona intimamente com a confiança: primeiro em nós mesmos, depois nos que nos são próximos, e finalmente, nos sistemas em que nos inserimos.

Com tanto conteúdo relevante para a sociedade contemporânea, este será um certame que promete dar que falar. Se vai marcar presença no TEDxPorto em 2019, tire partido deste evento que será de importância vital para mentes mais conscientes e seres humanos mais confiantes.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.