Publicidade:

Coworking: o que é e como funciona

Já ouviu falar no conceito de coworking, mas não sabe bem do que se trata? Saiba mais sobre esta forma de trabalho, cada vez mais comum.

Coworking: o que é e como funciona
Saiba em que consiste este modelo de trabalho

O coworking é um conceito cada vez mais falado nos dias que correm. Trata-se de um modelo de trabalho que diz respeito à partilha de espaço e dos recursos de trabalho, por duas ou mais pessoas, podendo ser profissionais das mais diversas áreas. Normalmente, são trabalhadores independentes, profissionais liberais ou com pequenas empresas, que preferem partilhar um espaço de trabalho ao isolamento em casa. Saiba mais sobre o coworking e como funciona.

Como funciona o coworking e qual a sua origem?


O coworking, ou co-working, já existe um pouco por todo o lado, tendo, em Portugal. começado nas cidades do Porto e Lisboa. Este termo foi, na realidade, criado por Bernie DeKoven, em 1999. Já em 2005 foi usado por Brad Neuberg com o intuito de descrever um espaço físico, que inicialmente fora chamado de “9 to 5 group“.

Muitos destes espaços possuem até a vantagem de terem uma sala para que cada um dos ocupantes possa receber os seus clientes. São espaços habitualmente dotados de tecnologia, que é partilhada por todos, oferecendo todo um ambiente necessário ao bom funcionamento do trabalho, com equipamentos multimédia como LCD’s e LED’s, sistemas de áudio, entre outros recursos.

Ver espaços de coworking no Porto >>

Ver espaços de coworking em Lisboa >>

cowork portoFonte: Unsplash/punttim

Quais as vantagens do coworking?


1. Tem um baixo custo

Uma vez que a renda do espaço é partilhada pelos vários ocupantes do mesmo, o valor a pagar mensalmente é bastante mais reduzido. Paralelamente, os gastos referentes a luz, água, internet, entre outros, são também divididos por todos, o que é muito mais económico. Portanto, esta é, efetivamente, uma vantagem a ter em consideração.

2. Permite que aumente a sua rede de contactos

Na verdade, ao partilhar o espaço com outros profissionais, conseguirá aumentar a sua rede de contactos, crescendo a nível pessoal e profissional. Podem também trocar ideias e até iniciar novos projetos.

3. Possibilita a aprendizagem

Ao partilhar um espaço de trabalho com outros profissionais, estará sempre a aprender. De facto, a troca de ideias constante e o facto de presenciar diferentes áreas de trabalho dos seus colegas dá-lhe a oportunidade de adquirir conhecimentos até mesmo de áreas distintas da sua, o que poderá vir a ser vantajoso no futuro.

4. Aumenta a sua produtividade

Quando trabalha com outros em seu redor, se tudo correr de acordo com o esperado, torna-se mais motivado e até mais concentrado, aumentando os seus níveis de produtividade. A própria troca de ideias e experiências também dá uma forte ajuda nesse sentido.

5. Dá-lhe a possibilidade de ter rececionista

Ter um ou uma rececionista pode ser muito vantajoso num local de trabalho. Mas se estiver num espaço sozinho, poderá ser muito dispendioso, sendo-lhe impossível arcar com os custos sozinho. Contudo, se estiver a dividir o espaço, em coworking, pode dividir essa despesa, o que viabilizará a possibilidade de ter rececionista.

6. Mais pessoas conhecerão o seu trabalho

Ao partilhar o espaço  de trabalho diariamente, outras pessoas que o frequentem, como clientes dos outros utilizadores, ficarão também a conhecer os serviços que disponibiliza, o que lhe pode abrir portas e, dessa forma, dar um incremento ao seu negócio.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.