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Cruz Vermelha lança nova linha telefónica de alerta

A nova linha telefónica de alerta da Cruz Vermelha pretende ajudar a proteger as populações de catástrofes e vai funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Cruz Vermelha lança nova linha telefónica de alerta
O novo número pretende dar apoio mais próximo às populações

A Cruz Vermelha passou a disponibilizar uma linha telefónica de alerta para ajudar a proteger as populações perante catástrofes, como incêndios florestais. Vai funcionar 24 horas por dia e 365 dias por ano.

Nova linha da Cruz Vermelha: pertinência e funcionamento

O número 1415 pretende “complementar as operações que visam assegurar a proteção das populações perante a iminência de catástrofes, nomeadamente incêndios florestais”, mas não substituindo o 112, pretendendo antes ser um contacto complementar e de proximidade, segundo a Cruz Vermelha Portuguesa.

O presidente da instituição, Francisco George, disse à agência Lusa que o objetivo é acelerar respostas e estar mais próximo das pessoas, tendo sido criada uma linha telefónica com quatro dígitos para fácil memorização.

Segundo a Cruz Vermelha, qualquer cidadão pode ligar para a linha ao identificar um eventual processo de ignição de um incêndio, uma emergência ou uma situação de risco social.

As chamadas são atendidas 24 horas por dia e 365 dias por ano, na sala de operações nacional da Cruz Vermelha, em Coimbra.

A informação recebida na linha será transmitida aos serviços competentes de Proteção Civil, forças de segurança, emergência médica e emergência social, para, em articulação com a Cruz Vermelha, ser possível intervir atempadamente e maximizar as capacidades de resposta.

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