Publicidade:

Desparasitante para gatos: como escolher e 3 boas opções

Entenda a importância do desparasitante para gatos para cuidar da saúde do seu animal e da sua família. Saiba como escolher e conheça três boas opções.

Desparasitante para gatos: como escolher e 3 boas opções
Cuide da saúde do seu amigo de quatro patas

O bem-estar de qualquer animal doméstico passa pelos cuidados essenciais de saúde, que incluem protegê-lo de pulgas, vermes e carraças. Por isso é tão importante usar um desparasitante para gatos, cães e outros animais.

O controlo de parasitas deve ser feito com acompanhamento veterinário e nas datas corretas, isto porque, além dos parasitas fazerem mal à saúde dos animais, existem várias doenças que podem ser contraídas pelos seres humanos. Nesse caso, o que poderia ser muito simples de cuidar pode tornar-se um grande problema.

Eis um exemplo simples da importância dos desparasitantes para gatos: a prevenção de pulgas pode livrar toda a família da doença da arranhadela do gato, transmitida por uma bactéria que a pulga carrega. Além, é claro, de promover a saúde dos felinos.

Existem dois tipos de parasitas: os internos e os externos. Os externos são, talvez, os mais conhecidos, por serem visíveis (por exemplo, carraças, pulgas e ácaros de sarna). Por sua vez, os internos podem ser uma variedade de larvas e vermes que habitam o organismo – coração, intestino, estômago – do animal. Não existe um tipo de parasita mais perigoso, qualquer parasita pode fazer muito mal aos animais e levá-los inclusivamente à morte.

Como saber qual é o melhor desparasitante para gatos


cat

O melhor desparasitante para gatos vai depender de uma série de fatores, pelo que deverá ser um veterinário de confiança a realizar uma análise adequada. Alguns dos fatores que é preciso ter em conta: um desparasitante para gatos é prescrito de acordo com a idade do animal, o seu peso, o seu estilo de vida, a estação do ano e o lugar onde vive.

É muito importante saber que mesmo os gatos que não saem de casa devem ser desparasitados de forma regular, pois existem muitas maneiras de um parasita entrar dentro de casa como, por exemplo, através de insetos ou nos nossos sapatos.

Desparasitar os gatos bebés é muito importante, dado que são eles que correm os maiores riscos de contrair doenças de gatos. Gatos adultos também necessitam de uma atenção regular, pois se tiverem uma idade avançada ou alguma outra condição de saúde, pode ser mais difícil tratar uma doença causada por parasitas.

Normalmente, para gatos adultos, uma desparasitação anual é o mais recomendado, porém, a melhor pessoa para definir esse tipo de plano é o veterinário.

Se está grávida e tem um gato em casa, informe-se junto do seu veterinário sobre o plano de desparasitação mais adequado. Muitos médicos preferem aumentar a dose de cuidados com os animais para que a dona e o bebé fiquem igualmente seguros.

Desparasitante para gatos: 3 sugestões


Existem alguns tipos de desparasitantes para gatos: as pipetas, que são as mais comuns, os comprimidos, as pastas e os sprays. Existem também versões em pó ou em champô, mas esses dois tipos de administração não são os mais efetivos ou recomendados.

Algumas versões funcionam apenas para os parasitas internos, outras para os parasitas externos e outras para todas as situações.

Pipetas

desparasitante para gatosFonte: Bayer 

Preço: 25,99€ Ver produto >>

Coleira ou colar

serestoFonte: Seresto

Preço: 25,90 euros Ver produto >>

Comprimidos

gatosFonte: Bayer Pet

Preço: 7,45 euros Ver produto >>

Veja também: