Publicidade:

8 dicas de empratamento que vai mesmo querer aprender

Se é um ás na cozinha, mas falha na hora de servir, aprenda connosco 8 dicas de empratamento que vão garantir o sucesso total dos seus pratos.

8 dicas de empratamento que vai mesmo querer aprender
Para um empratamento bem sucedido, há que simplificar

Antes de degustarmos os alimentos, abrimos o nosso apetite com o aspeto visual das iguarias. A verdade, é que quando a apresentação não é muito caprichada, perdemos mais facilmente a vontade de prová-las – ou não desfrutamos da refeição como deveríamos. Por essa razão, é fundamental que, para além de uma boa mão para os cozinhados, tenhamos uma boa mão para colocá-los no prato. A pensar nisso mesmo, reunimos 8 dicas de empratamento muito simples, mas super úteis.

Siga cada um destes truques e ofereça aos seus convidados pratos dignos de chef – do aspeto ao sabor.

8 dicas de empratamento


1. Sirva comida colorida

Prato

Seja qual for o prato que vai apresentar, procure conferir-lhe alguma cor para que ele se torne mais apelativo e apetecível. Aposte nas texturas e nos ingredientes sazonais.

2. Use cores primárias e complementares

O prato é como uma tela, por isso deve ter em atenção a distribuição das cores. Procure associar a um ingrediente de cor primária (vermelho, amarelo ou azul), a cor secundária correspondente, respeitando a seguinte lógica:

  • O vermelho combina com a mistura do azul e do amarelo (verde). Por exemplo, sirva o tomate junto de uma salada de abacate.
  • O amarelo combina com a junção do vermelho e do azul (violeta). Por exemplo, confecione uma sala de couve roxa e milho.
  • O azul combina bem com a ligação do vermelho ao amarelo (o laranja).

3. Escolha louça simples

Se não quer desviar a atenção da comida, não deve utilizar louça com muitas cores ou padrões. Selecione, por isso, louça simples e de cores neutras, para que a sua comida se destaque ainda mais.

4. Sobreponha os ingredientes

dicas de empratamento

Disponha os alimentos criando formas geométricas ou pilhas, mais ou menos, equilibradas.

Assim, vai conseguir um efeito elegante e organizado, de modo a que a comida ocupe o espaço central do prato.

5. Dê altura ao seu prato

Confira ao seu prato diversos níveis. Empilhe alguns ingredientes e use outros como guarnições decorativas. Esta distribuição dará vida e dinamismo à sua iguaria.

6.Crie conjuntos ímpares

dicas de empratamento

Sabia que funciona melhor agrupar os ingredientes “3 a 3” do que “4 a 4”?

Este é um truque simples, mas altamente eficaz para que o seu prato tenha mais impacto.

7. Defina linhas paralelas

As linhas paralelas, desenhadas com molhos ou construídas com alimentos, captam o olhar e criam um ponto de foco que funciona ainda melhor em pratos quadrados.

8.Simplifique a guarnição

A decoração do prato deve ser simples e eficaz. Use a técnica de polvilhar ervas sobre um estufado ou raspas de chocolate sobre uma sobremesa. No caso dos molhos e caldas, pode usar os próprios dedos para salpicar salgados ou doces.

Interessantes estas dicas de empratamento, não achou? Tome os seus apontamentos e notas, e aplique estes ensinamentos nas suas refeições diárias. Pratique durante a semana e surpreenda todos naquele jantar de amigos marcado para sábado à noite. O que lhe parece?

Veja também: