Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Mar, 2018 - 00:00

8 dicas de empratamento que vai mesmo querer aprender

Teresa Campos

Se é um ás na cozinha, mas falha na hora de servir, aprenda connosco 8 dicas de empratamento que vão garantir o sucesso total dos seus pratos.

8 dicas de empratamento que vai mesmo querer aprender

Antes de degustarmos os alimentos, abrimos o nosso apetite com o aspeto visual das iguarias. A verdade, é que quando a apresentação não é muito caprichada, perdemos mais facilmente a vontade de prová-las – ou não desfrutamos da refeição como deveríamos. Por essa razão, é fundamental que, para além de uma boa mão para os cozinhados, tenhamos uma boa mão para colocá-los no prato. A pensar nisso mesmo, reunimos 8 dicas de empratamento muito simples, mas super úteis.

Siga cada um destes truques e ofereça aos seus convidados pratos dignos de chef – do aspeto ao sabor.

8 dicas de empratamento

1. Sirva comida colorida

placeholder-1x1

Seja qual for o prato que vai apresentar, procure conferir-lhe alguma cor para que ele se torne mais apelativo e apetecível. Aposte nas texturas e nos ingredientes sazonais.

2. Use cores primárias e complementares

O prato é como uma tela, por isso deve ter em atenção a distribuição das cores. Procure associar a um ingrediente de cor primária (vermelho, amarelo ou azul), a cor secundária correspondente, respeitando a seguinte lógica:

  • O vermelho combina com a mistura do azul e do amarelo (verde). Por exemplo, sirva o tomate junto de uma salada de abacate.
  • O amarelo combina com a junção do vermelho e do azul (violeta). Por exemplo, confecione uma sala de couve roxa e milho.
  • O azul combina bem com a ligação do vermelho ao amarelo (o laranja).

3. Escolha louça simples

Se não quer desviar a atenção da comida, não deve utilizar louça com muitas cores ou padrões. Selecione, por isso, louça simples e de cores neutras, para que a sua comida se destaque ainda mais.

4. Sobreponha os ingredientes

placeholder-1x1

Disponha os alimentos criando formas geométricas ou pilhas, mais ou menos, equilibradas.

Assim, vai conseguir um efeito elegante e organizado, de modo a que a comida ocupe o espaço central do prato.

5. Dê altura ao seu prato

Confira ao seu prato diversos níveis. Empilhe alguns ingredientes e use outros como guarnições decorativas. Esta distribuição dará vida e dinamismo à sua iguaria.

6.Crie conjuntos ímpares

placeholder-1x1

Sabia que funciona melhor agrupar os ingredientes “3 a 3” do que “4 a 4”?

Este é um truque simples, mas altamente eficaz para que o seu prato tenha mais impacto.

7. Defina linhas paralelas

As linhas paralelas, desenhadas com molhos ou construídas com alimentos, captam o olhar e criam um ponto de foco que funciona ainda melhor em pratos quadrados.

8.Simplifique a guarnição

A decoração do prato deve ser simples e eficaz. Use a técnica de polvilhar ervas sobre um estufado ou raspas de chocolate sobre uma sobremesa. No caso dos molhos e caldas, pode usar os próprios dedos para salpicar salgados ou doces.

Interessantes estas dicas de empratamento, não achou? Tome os seus apontamentos e notas, e aplique estes ensinamentos nas suas refeições diárias. Pratique durante a semana e surpreenda todos naquele jantar de amigos marcado para sábado à noite. O que lhe parece?

Veja também: