Publicidade:

8 dicas para estudar melhor e ser bem-sucedido

Estudar não é só rever a matéria dada antes de um teste ou exame decisivo. É importante ter método, conheça dicas para estudar melhor.

8 dicas para estudar melhor e ser bem-sucedido
Melhore os seus hábitos de estudo

Estudar é rever sozinho toda a matéria dada, no entanto, não basta passar os olhos na véspera do exame ou teste. É preciso que faça esta revisão com mais antecedência. Um estudo bem-sucedido inclui ler sobre o tema, fazer anotações e criar resumos. Siga as nossas dicas para estudar melhor.

Além do método de estudo, também é importante que prepare um espaço onde seja possível estimular a sua concentração. Deverá ser um local iluminado e com materiais de consulta disponíveis, tais como livros, cadernos e acesso à Internet. Ficam aqui algumas dicas para tornar seu tempo de estudo mais útil e produtivo.

8 dicas para estudar melhor


Trabalhar de dia e estudar à noite? 5 dicas para ter sucesso

1. Descubra o seu modo de aprendizagem

Quando se trata de aprender, todos nós temos métodos preferidos e, na realidade, existem 3 tipos principais de aprendizagem:

  • Visual, ver para aprender: esquemas ou diagramas mentais ou desenhados, tomar notas em forma de lista, ver vídeos, colorir, sublinhar e circular palavras nos apontamentos.
  • Auditivo, ouvir para aprender: repetir verbalmente a matéria, criar rimas e associação de palavras.
  • Cinestésico, fazer para aprender: interpretar papéis, construir modelos, desenhar e fazer cartões de memória. Encontrar situações no mundo real para colocar a teoria em prática.

Sabendo qual o seu modo de aprendizagem, é mais fácil adaptar o seu método de estudo. Contudo, tenha atenção porque é possível reunir características de cada um destes tipos.

Por exemplo, se responde bem às dicas visuais, poderá desenhar mapas mentais, usar cores nos apontamentos e ver vídeos relevantes no YouTube sobre a matéria.

Se é a ouvir que aprende melhor, pode criar uma rima para ajudá-lo a lembrar de certos factos ou ouvir podcasts sobre os tópicos de estudo.

Se é um aluno mais prático, o estudo tradicional vai ser mais complicado. Ler e escrever não funciona para si porque é na prática que se destaca. O mais provável é que já saiba disso e a sua área de estudo tem uma componente mais prática.

5 dicas para trabalhar de dia e estudar à noite >>

2. Encontre o lugar certo para estudar

Para estudar melhor, vai ter que encontrar um espaço onde não seja interrompido e que corresponda às suas necessidades.

Aqui também é importante saber qual o seu modo de aprendizagem. Por exemplo, a música pode melhorar a concentração em estudantes auditivos, mas pode distrair outros. Uma televisão ligada pode incomodar alguns e pode ajudar outros a sintonizarem-se no estudo.

Alguns alunos podem achar que um café movimentado é o local de estudo ideal e outros podem preferir um ambiente totalmente silencioso, livre de distrações.

3. Planeie tempos de estudo

Defina um horário de estudo e mantenha-o. Este plano irá ajudar a garantir que seu estudo seja organizado e planear também o seu tempo livre para outras atividades.

4. Elimine qualquer distração

É fácil divagar em pensamentos quando se está a estudar. Liberte-se de todas as fontes que o possam distrair.

Comece por certificar-se que tem tudo o que precisa para estudar. Estar sempre a levantar-se ou andar a passear para ter tudo o que precisa é meio caminho andado para se distrair do estudo.

Internet é uma preciosa ajuda, mas uma olhada rápida no Facebook pode traduzir num desvio de mais de 20 minutos do seu estudo. Concentre-se!

10 dicas para conciliar os estudo com o trabalho >>

5. Tenha uma vida equilibrada

Divida o seu tempo de estudo, é importante ter também tempo para todas as outras coisas da vida. É mais provável que retenha as informações que estuda, se permitir algum tempo para o exercício diário e a socialização.

Quando se trata de estudar, a qualidade é muito mais importante que a quantidade. Estar sempre a estudar vai ter o efeito contrário ao pretendido. É importante que descanse e faça outras coisas para não se aborrecer ou ficar sonolento.

10 dicas para conciliar trabalho e estudos

6. Estabeleça prioridades

Conheça todos os prazos e datas, assim poderá planear a sequência de trabalho.

É fácil adiar as tarefas mais difíceis ou aborrecidas e isso pode sair-lhe caro. Inclua no seu plano de estudo todos os prazos e datas para que possa tratar desses assuntos atempadamente. Uma dica extra: comece pelos mais difíceis, a sua cabeça vai estar mais “fresca”.

7. Recompense-se

Quando concluir uma sessão de estudo bem-sucedida, dê a si próprio uma recompensa. Pense em atividades divertidas e use-as como motivação para conseguir a energia extra que precisa para estudar.

8. Tire apontamento de tudo o que lhe pareça útil

Todos temos formas diferentes de fazer anotações, mas ficam aqui algumas regras gerais:

  • assegure-se que tem sempre material para fazer apontamentos;
  • esforce-se para estar atento à aula;
  • divida os temas e assuntos com cabeçalhos claros e datas;
  • desenvolva a melhor técnica de anotações de acordo com o seu modo de aprendizagem;
  • evite escrever frases completas, poupe tempo usando marcadores, abreviaturas e símbolos;
  • tente converter ideias em palavras suas;
  • não deixe passar muito tempo após a aula para rever, editar e organizar os seus apontamentos.

Mudar hábitos de estudo para estudar melhor

Em jeito de conclusão, se conseguir organizar seu tempo de estudo e torná-lo consistente ao longo de um ano letivo, poderá evitar o stress e as dificuldades do estudo “à última da hora”. A chave do sucesso está no planear para que consiga conciliar a vida de estudante com as atividades de uma vida normal e saudável.

Estude com inteligência e não em quantidade. O tempo que atribui ao seu plano de estudo não precisa de ser excessivo. Use-o com cuidado e inteligência, evitando a procrastinação e distrações que o fazem desperdiçar tempo.

Ao conhecer seu modo de aprendizagem, pode adaptar seu estudo e concentrar-se nos seus pontos fortes. Desta forma, vai melhorar a sua capacidade de reter informações e permitir que progrida mais rapidamente para atingir suas metas académicas. São estas as nossas dicas para estudar melhor.

Veja também: