Publicidade:

30 dicas para poupar energia sem investir

Siga estas dicas para poupar energia sem ter de fazer investimentos adicionais nem alterar as rotinas da casa.

30 dicas para poupar energia sem investir
Ganhe sem gastar

É certo que há no mercado um sem-número de ofertas de serviços e produtos que prometem reduzir a nossa conta mensal da luz. Mas é igualmente verdade que nem todas as famílias têm disponibilidade financeira para investir, mesmo que isso lhes traga uma poupança no futuro. Então que outras dicas para poupar energia existem?

A realidade é que, por muito que uma fileira de placas fotovoltaicas no telhado ajude a pagar menos eletricidade à companhia, há muitas outras formas de poupar eletricidade no fim do mês, nomeadamente através da redução dos consumos.

Para que tal aconteça, há pequenos detalhes que, não fazendo diferença nas nossas rotinas diárias, podem ter um grande impacto na fatura mensal de eletricidade. Reunimos alguns exemplos para que comece já a poupar.

Dicas para poupar energia sem notar


1. Use o forno

dicas para poupar energia

Parece um conselho estranho, mas vai ver que faz todo o sentido: nem todo o calor que o forno produz fica retido lá dentro, há sempre uma parte que aquece a cozinha. Ora, em pleno inverno esta é uma excelente oportunidade para desligar o aquecedor e aproveitar o calor que o forno liberta. Além de comer um jantar mais saudável, vai abdicar da eletricidade para o aquecimento.

2. Passe a ferro onde está a família

dicas para poupar energia

Passar a ferro já é uma tarefa monótona e pouco divertida, mas não precisa de ser solitária também. Seguindo a mesma lógica do forno que aquece a cozinha, aproveite o calor libertado pelo ferro de engomar para aquecer a sala ou o quarto onde a família se junta. Mais do que uma dica para poupar energia, é um convite à interação social!

3. Troque as lâmpadas tradicionais por LEDs

dicas para poupar energia

Não nos esquecemos de que o objetivo é não investir. Por isso, quando falamos em trocar as lâmpadas a ideia não é desfazer-se das que já tem para trocar por outras novas, mas sim ir substituindo as lâmpadas que fundem por LEDs. As lâmpadas de LED têm um consumo drasticamente menor do que as lâmpadas tradicionais e é garantido que vai querer por esta no topo das dicas para poupar energia lá em casa.

4. Reduza a temperatura da caldeira

dicas para poupar energia

Lembre-se que, além de gás, as caldeiras gastam eletricidade e quanto mais quente tiver de estar a água, mais energia vão gastar. Se for agora confirmar a temperatura da sua caldeira, vai certamente concluir que ela aquece a água muito mais do que o necessário para tomar banho ou lavar a loiça. O que significa que gasta energia para aquecer a água e depois gasta água fria para voltar a arrefecê-la até uma temperatura normal. Evite esse desperdício ajustando a temperatura ao que costuma usar.

5. Desligue a caldeira quando for para fora

Esta é daquelas dicas para poupar energia de que ninguém se lembra. Se vai passar um fim de semana fora ou marcou umas férias, que necessidade há de deixar a caldeira ligada? Vai estar a consumir energia permanentemente para alimentar um sistema de água que não é utilizado. Sempre que estiver mais de um dia fora de casa, desligue a caldeira.

6. Reduza a temperatura do frigorífico quando for de férias

dicas para poupar energia

Uma boa parte da energia consumida pelo frigorífico é para equilibrar a temperatura após a abertura da porta. Se vai estar uns dias fora de casa, o frigorífico não vai ser aberto, pelo que pode perfeitamente subir a temperatura do termostato. O frigorífico vai gastar muito menos energia e manter-se a uma temperatura constante.

7. Não deixe carregadores nas tomadas

dicas para poupar energia

Seja do telemóvel ou do computador portátil, um carregador gasta sempre energia quando está ligado a uma tomada. Assim, qualquer lista de dicas para poupar energia tem de incluir uma referência aos consumos fantasma. Lembre-se que os carregadores de aparelhos eletrónicos devem ser sempre tirados da tomada quando não estiverem a ser usados.

8. Adeque o tamanho da panela ao tamanho da boca do fogão

dicas para poupar energia

Estas são duas dicas para poupar energia numa só. Além de as bocas mais pequenas do fogão consumirem menos 10% de energia, uma panela mais pequena do que o disco onde está pousada faz com que a energia que não lhe chega seja desperdiçada. Procure escolher panelas adequadas ao tamanho das bocas do fogão para aproveitar tudo o que gasta.

9. Desligue o fogão antes de terminar a cozedura

dicas para poupar energia

Esta é daquelas dicas para poupar energia que não servem a todos, porque não funciona nos fogões a gás. No entanto, se tiver uma placa elétrica pode desligar os discos antes de terminar de cozinhar e aproveitar o calor que o disco ainda liberta antes de arrefecer.

10. Não ponha nada quente no frigorífico

dicas para poupar energia

Para lá da poupança, esta é também uma dica para proteger o seu frigorífico: nunca guarde nada morno ou quente lá dentro. Assim, além de prevenir avarias, vai evitar que o aparelho tenha um pico de consumo de energia para compensar o aquecimento provocado pelos alimentos.

Outros truques simples para poupar energia em casa


Geral

11. Sempre que não estiver numa qualquer divisão da casa, apague as luzes. Para quê estar a gastar se não está lá?;

12. Desligue realmente os eletrodomésticos, ao invés de os deixar em stand-by. Eles gastam energia mesmo em stand-by;

13. Se por algum motivo tiver de comprar eletrodomésticos novos, não se esqueça de escolher os modelos com maior eficiência energética. Gasta mais no momento da compra, mas irá poupar muita energia depois;

14. Verifique se no seu caso a tarifa bi-horária vale a pena. Se lhe compensar então adira e programe as máquinas para trabalharem exclusivamente nos horários mais económicos.

15. Não ligue o ferro de engomar só para passar uma peça de roupa. Quando o fizer, aproveite para passar muitas peças. Vai ver que poupa energia, porque aquilo que gasta mais é o arranque do ferro;

16. De vez em quando lave a loiça e a roupa à moda antiga. Poupa energia, tem maior controle sob como as coisas ficam feitas e ainda a satisfação de fazê-lo você mesmo, sem depender de tecnologias.

17. Desligue a televisão. A televisão gasta energia e não é a melhor forma de entretenimento que existe. Alternativas como ler um livro são mais benéficas e permitem poupar energia, mesmo à noite, quando precisar de luz para ler.

18. Antes de sair de casa veja se deixou alguma coisa ligada. Quando não está em casa não precisa da televisão a falar sozinha.

 

Aquecimento

19. No inverno, tenha a certeza que as janelas e as portas estão bem isoladas. Não faz sentido estar a aquecer a casa para existirem fugas. Gasta o dobro da energia;

20. Aqueça a sua casa com a ajuda do sol. Deixe as persianas abertas quando o sol bate em vez de utilizar equipamentos elétricos para o fazer. Durante o verão impeça o sol de fazer da sua casa uma sauna ao baixar as persianas e ao bloquear com as cortinas.

21. Desligue o aquecedor sempre que sair de casa. A casa não demora assim tanto a aquecer, mas é possível poupar energia a valer apenas com este passo.

22. Quando não estiver demasiado frio, vista uma camisola quente em vez de ligar o aquecedor. Não sofre por estar de camisola, e a sua carteira não sofre por ter o aquecedor ligado.

Cozinha

23. Evite usar máquina de secar roupa e deixe-a secar ao ar livre ou dentro de casa. É uma forte poupança energética;

24. Use a máquina de lavar roupa apenas quando cheia. Poupa água, energia e trabalho. Vantagens não faltam.

25. Limpe o pó do frigorifico. Se o frigorifico tiver que utilizar mais energia para manter a temperatura devido ao pó, está a gastar energia desnecessariamente. Ao final do mês sente-se a diferença.

26. Aqueça a comida no micro-ondas. Assim irá demorar apenas alguns segundos a preparar as sobras para o jantar, enquanto que com o forno iria demorar muito mais, e gastar muito mais.

27. Mantenha o congelador cheio. É preciso mais energia para manter a temperatura de um congelador vazio do que para um congelador cheio.

28. Mantenha o forno fechado ao cozinhar. Sempre que o abre para ver como está a comida está a baixar a temperatura, e é precisa energia para esta voltar a subir.

29. Desligue o forno minutos antes de acabar de cozinhar e deixe o calor que está dentro do mesmo acabar a confeção da comida. Não se preocupe, por uns minutos não come nada cru, e assim vai poupar energia.

30. Não fique a olhar para o frigorifico sem saber o que quer tirar. Pode poupar energia ao pensar no que vai comer de porta fechada, abrindo-a apenas quando sabe aquilo que quer.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].