Publicidade:

8 dicas para ter uma vida frugal

A precisar de mudança? Viver de forma simples nos dias que correm pode parecer um desafio, mas eis 8 dicas para ter uma vida frugal.

8 dicas para ter uma vida frugal
Saiba como viver de forma mais simples

Quando se fala em viver uma vida simples e comedida, muitas pessoas pensam que significa mudar-se para um sítio pacato, longe das distracções e tentações do Mundo moderno. É verdade que, hoje em dia, são muitos os pequenos (e grandes) luxos que parecem ter-se tornado indispensáveis no quotidiano. Porém, não o são.

Trocar de telemóvel a cada novo lançamento de uma determinada marca não é algo inevitável. É uma escolha. Para abraçar um viver menos luxuoso, é necessário fazer sacrifícios que, com o decorrer do tempo, se transformam em algo positivo – muitas vezes não só para o seu mealheiro mas também para corpo e alma. Conheça aqui 8 dicas para ter uma vida frugal.

Dicas para ter uma vida frugal: 8 que deve pôr em prática


1. Ter um telemóvel básico

dicas para ter uma vida frugal

Em vez de um smartphone, em que se perdem horas em aplicações desnecessárias e, muitas vezes, fúteis, procure ter um telemóvel básico, apenas para chamadas e mensagens.

Verá que irá descobrir novas formas – mais saudáveis – de passar o tempo e poderá fazer bom dinheiro com a venda do seu telemóvel actual.

2. Acabar com a televisão por cabo

dicas para ter uma vida frugal

Este é um dos pequenos luxos que parecem ter-se tornado indispensáveis. A verdade é que não o é. De quantos canais é que uma pessoa precisa realmente para viver uma vida feliz e com significado?

Livre-se da conta da televisão por cabo e abrace outras formas de passar o tempo, como ler um livro, fazer palavras cruzadas ou, simplesmente, conviver com familiares e amigos.

3. Usar transportes públicos

dicas para ter uma vida frugal

Na impossibilidade de se deslocar a pé ou bicicleta, faça-o de transportes públicos. Não só estará a poupar dinheiro mas também a diminuir a sua pegada ambiental. Mais: mover-se desta forma é excelente para conhecer o lado mais genuíno de um lugar e das pessoas que nele se movimentam.

4. Livrar-se dos cartões de crédito

dicas para ter uma vida frugal

Em vez de usar cartões de crédito para comprar algo que está fora do seu alcance monetário, cinja-se ao que pode realmente pagar. Se necessário, por exemplo, para a compra online de um voo, opte por cartões de crédito temporários, como o MB Way.

5. Desfazer-se de itens desnecessários

dicas para ter uma vida frugal

Acumular itens desnecessários não é uma tarefa particularmente difícil. Em casa, em particular no armário da roupa, são muitas as peças que, por desleixo ou apego, tendemos a manter por mais tempo do que devíamos.

Organize uma pequena venda de garagem ou coloque os artigos em websites de compra e venda em segunda mão. Verá que terá mais espaço livre em casa e menos no mealheiro.

6. Pôr fim a despesas acessórias

dicas para ter uma vida frugal

Esta é uma das mais importantes dicas para ter uma vida frugal. Muitas pessoas pagam mensalidades elevadas de ginásio quando, na verdade, são raras as vezes que lá vão. Outras recebem em casa uma revista mensal que acaba por ficar a apanhar pó na estante da sala.

Se tem um despesa que considera desnecessária, livre-se dela. Atenção: isto não quer dizer que tenha de abdicar das coisas de que gosta. Opte por fazer exercício sem gastar dinheiro e dar um salto à biblioteca mais próxima para pôr a leitura em dia.

7. Manter um registo das despesas

dicas para ter uma vida frugal

Para que possa gerir melhor as suas finanças, é importante que saiba como e onde gasta o seu dinheiro. Mantenha um diário de despesas para que, no final do mês, possa perceber no que poderá vir a poupar futuramente.

8. Fazer melhor uso do tempo

dicas para ter uma vida frugal

Preste atenção à forma como usa o tempo livre que tem. Procure preenchê-lo de forma significativa e evitar devaneios que não trarão nada de positivo. Com a chegada dos dias de Sol, não são raros os eventos ao ar livre em que se poderá divertir sem ter de gastar dinheiro. Explore as opções e preencha o seu tempo de forma simples e feliz.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes