Publicidade:

Top 5 das empresas mais inovadoras do mundo em 2019

Da tecnologia à animação, passando pelo desporto, temos o top 5 das 50 empresas mais inovadoras em todo o mundo. Saiba quais são o que as distingue.

Top 5 das empresas mais inovadoras do mundo em 2019
Porque a inovação marca a diferença

Entre uma vasta lista publicada pela Fast Company, selecionamos as 5 empresas mais inovadoras do mundo.

Há ideias e áreas de negócios para todos os gostos e necessidades, mas há, sobretudo, uma forte aposta em inovação. É esse, afinal, o “ingrediente mágico” capaz de transformar uma ideia num negócio de sucesso.

A inovação é sinónimo de ser e fazer diferente, de constante adaptação, criatividade, descoberta, investimento, mudança, trabalho e risco. Tudo isto caracteriza cada um dos nomes que integra o grupo das empresas mais inovadoras do mundo.

Um estudo de 2019, relativo aos negócios que causam o impacto mais profundo na indústria e na cultura, mostra uma variedade de formas de prosperar no atual mundo/mercado. Mas, o que fazem as empresas mais inovadoras do mundo? Como é que elas se adaptam às mudanças e se preparam para o futuro?

Independentemente do setor, o uso da ciência e das novas tecnologias ganha aqui especial destaque.

Conheça o top 5 das empresas mais inovadoras do mundo e inspire-se.

Empresas mais inovadoras no mundo: Top 5


10 empresas tão boas como a Google para trabalhar em Portugal

1. MEITUAN DIANPING

A empresa que encabeça lista das 10 melhores é, na verdade, uma plataforma tecnológica chinesa que é responsável por agilizar/gerir os serviços de reserva e entrega de serviços, como alimentos, estadias em hotéis ou bilhetes de cinema.

Só no primeiro semestre de 2018, a Meituan Dianping contou com 27,7 biliões de transações, para mais de 350 milhões de pessoas, em 2800 cidades. O que, em termos de faturação, perfaz quase 34 biliões de dólares na primeira metade do ano passado. Os valores não param de crescer. Um verdadeiro negócio da China.

2. GRAB

Também sediada na Ásia, mais precisamente em Singapura, temos a Grab, a número 2 da lista das empresas mais inovadoras do mundo.
Trata-se de uma app (aplicação online) de transportes, algo semelhante à Uber. Na verdade, a Grab forçou a Uber a sair da região, em 2018, adquirindo todas as suas operações locais.

Trata-se de uma super aplicação para alavancar o serviço de transporte e muito mais.

Com 130 milhões de utilizadores, a Grab expandiu o negócio e, para além de reservas de viagens e entrega de alimentos e reservas de viagens, passou também a oferecer serviços financeiros e outros. Dessa forma, a Grab conseguiu atingir 1 bilião de dólares em receitas, só em 2018.

As previsões de crescimento ultrapassam qualquer expectativa mais modesta. Durante 2019 a Grab irá adicionar serviços da Ping An, a gigante da saúde digital chinesa, o que promete manter o nome no topo da lista das empresas mais inovadoras do mundo, com mais futuro e mais rentáveis, claro está.

3. NBA

A NBA – National Basketball Association – é a principal liga de basquetebol profissional dos Estados Unidos da América. É também uma das empresas mais inovadoras do mundo.

Em 2018, bateu o recorde de público, pela quarta temporada consecutiva. A par disso, registou um crescimento de 63%de assinantes do seu serviço de streaming e uma aumento de 25% da receita total.

Em franca expansão, só podia estar muito à frente na tabela. A principal liga americana de basquetebol marca pela diferença. Tudo, porque a aposta na inovação. Novas formas de atuar no mercado e de gestão da marca tornam-se decisivas, num desporto rei nos EUA.

O eSports, com 21 equipas e jogos transmitidos pelo Twich, democratizou a modalidade, fazendo-a chegar a um público mais vasto.

Porém, foi o acordo feito com a MGM que fez da NBA a primeira liga profissional a inserir dados, em tempo real, numa plataforma de jogos de sorte e azar online, permitindo aos utilizadores jogar e continuarem a assistir aos jogos.

A par disso, a NBA apostou noutros fatores, entre eles, o facto de encorajar os jogadores a falar sobre assuntos do seu interesse (e do público), da política à moda. Esta nova estratégia permite cultivar a relação de proximidade e empatia com os fãs, o que se reflete num retorno muito positivo.

Com o foco colocado nos fãs, oferecendo-lhes a melhor forma de assistir aos jogos de basquetebol, a NBA está a jogar pelo futuro.

4. THE WALT DISNEY COMPANY

A estratégia da Walt Disney Company permite-lhe destacar-se no meio mediático e competir com relevantes nomes do streaming.

Ao reformular a sua organização para fornecer diretamente os seus serviços, em vez de licenciar conteúdo para a Netflix, a Walt Disney Company ganhou.

Com um portfolio incomparável, a empresa prevê o lançamento de novos serviços e conteúdos para este ano. O facto de ter adquirido a Fox dá à empresa ainda mais ativos de conteúdo, além do controlo do Hulu e os seus 25 milhões de clientes.

Em 2018, a Disney lançou o serviço de streaming ESPN + e acumulou um milhão de assinantes, só em cinco meses.

A relação especial do público com a marca, ajudou a converter fãs em consumidores que pagam para ter acesso a conteúdo.

Falamos da Walt Disney que tem vindo, ao longo dos tempo, a crescer a reinventar-se e a adaptar-se às novas tendências e exigências de mercado, com uma história e uma marca inconfundíveis no mundo.

Só podia estar no top 5 das empresas mais inovadoras do mundo, certo?

5. STITCH FIX

Segundo a CEO da empresa, Katrina Lake, a Stitch Fix representa “uma maneira totalmente radical de vender de roupas”.

O negócio resulta da ciência de dados, através da aplicação de algoritmos, para encontrar as roupas mais adequadas para cada cliente.
O que começou como um serviço de comércio eletrónico que entregava caixas de moda feminina, transformou-se em algo extraordinariamente inovador, através de um recurso chamado Style Shuffle, o qual permite aos clientes avaliar um conjunto de imagens de roupas por dia.

Trata-se de uma espécie de rede social para roupas que já provou ser altamente viciante: não apenas treina o algoritmo da empresa para entender o estilo pessoal de um utilizador, mas também atrai clientes de volta ao aplicativo, o que faz aumentar o numero de clientes.

Mais de 75% dos 2,9 milhões de clientes do Stitch Fix já usaram a app, fornecendo à empresa mais de um bilião de avaliações de produtos. O Style Shuffle melhorou (e muito) a capacidade da Stitch Fix de personalizar as suas ofertas e aumentou as solicitações de correção.
A Stitch Fix usa os seus algoritmos em todos os aspectos dos seus negócios e está, claramente, a reinventar a indústria de vestuário nos Estados Unidos da América.

A aposta na inovação é a única forma de marcar a diferença e prosperar num mercados cada vez mais inconstante e competitivo.

Conheça a lista completa das 50 empresas mais inovadoras do mundo aqui >>

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.