Inês Silva
Inês Silva
24 Nov, 2018 - 11:12
As 12 melhores profissões para conseguir emprego

As 12 melhores profissões para conseguir emprego

Inês Silva

Está a estudar ou anda à procura de emprego? Podemos dar uma ajuda. Continue a ler e fique já a conhecer as melhores profissões para o futuro.

O artigo continua após o anúncio

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável  (BCSD Portugal) questionou 47 das empresas que fazem parte do grupo, e identificou 12 profissões com mais falta de profissionais no nosso país. Estas podem bem ser as melhores profissões para apostar na procura de emprego.

Antes de avançarmos, importa explicar que o BCSD Portugal é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade.

Com cerca de 90 membros, entre os quais se encontram as maiores empresas nacionais, o BCSD tem ampla representação setorial e integra a maioria das empresas do índice bolsista PSI20. As empresas do BCSD Portugal dão emprego direto a mais de 270 mil colaboradores.

O BCSD Portugal integra a rede global do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, a maior organização empresarial internacional a trabalhar na área do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o BCSD Portugal, até 2020, um total de 47 empresas vai criar entre 7.500 e 11.200 postos de trabalho em Portugal. Um questionário realizado junto destas 47 empresas identificou onde existem mais falta de pessoas no nosso país, divididas pelas seguintes cinco áreas:

  1. engenharia tecnológica;
  2. comercial, marketing e comunicação de informação;
  3. ciências económicas;
  4. operações e logística;
  5. automação.

Conheça as 12 melhores profissões para conseguir emprego

profissões novas

O questionário, realizado pela associação a 47 empresas que empregam 240 mil colaboradores e faturam 67 mil milhões de euros na sua atividade global, é o ponto de partida para um trabalho posterior de sensibilização dos jovens em idade de decidir o seu futuro para as profissões identificadas no estudo.

As melhores profissões que vão garantir um emprego, segundo o estudo do BCSD Portugal, são 12 e distribuem-se pelas seguintes cinco áreas:

Engenharia tecnológica

1. Técnico de Redes

O artigo continua após o anúncio

2. Programador

3. Analista de Sistemas

Comercial, marketing e comunicação

4. Técnico de CRM/ Marketing Relacional

5. E-commerce

Ciências económicas

6. Gestor de Risco

7. Controller de Gestão

Operações e logística

8. Técnico de Operação Logística

9. Responsável de Entreposto Logístico

O artigo continua após o anúncio

Automação

10. Técnico de Robótica

11. Programador CNC (máquinas robotizadas)

12. Programador de Automação

O estudo procurou perceber também quais as competências comportamentais mais importantes para as empresas. A liderança é a competência comportamental mais escassa entre os profissionais, enquanto que a orientação para o cliente e a orientação para os resultados são as duas competências mais críticas para o desenvolvimento do negócio.

Descubra 20 novas profissões em crescimento

World Economic Forum: 10 competências para 2020

O relatório The Future of Jobs do World Ecomomic Forum (WEF) dá uma perspetiva do emprego, das competências e estratégia de trabalho para o futuro e vaticina que 35% das competências mais valorizadas no mercado do trabalho atual vão deixar de ser relevantes para reter ou atrair talento. O ano 2020 vai ser marcado por uma robótica avançada, por um transporte mais autónomo, pela inteligência artificial e aprendizagem mecanizada, por exemplo.

Estes desenvolvimentos vão transformar a maneira como vivemos e a forma como trabalhamos. Alguns trabalhos vão desaparecer, outros vão crescer e empregos quase inexistentes vão tornar-se comuns. Naturalmente, para acompanhar o ritmo desta evolução, os trabalhadores vão ter que atualizar as suas competências.

Top 10 skills segundo o WEF

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Relacionamento interpessoal
  6. Inteligência emocional
  7. Análise e decisão
  8. Orientação para o serviço
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

6 profissões a desaparecer

No outro lado do espetro das melhores profissões, temos as profissões que conhecemos desde sempre que são agora empregos a desaparecer. O desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas formas de automação, bem como o fácil acesso à internet são as principais causas destas alterações no mercado de trabalho. Deixamos alguns exemplos que também podem ser úteis na escolha do percurso profissional.

O artigo continua após o anúncio

1. Agente de viagens

O agente de viagens foi substituído pela internet. Utilizar software online para explorar destinos, comprar viagens e reservar hotéis é atualmente uma tarefa fácil para qualquer pessoa com ligação à internet.

E não podemos esquecer os motores de busca online que ajudam a comparar preços de viagens e até avisam quando viagens para determinados destinos ficam mais baratas.

2. Bancário

São cada vez menos os processos que exigem a deslocação dos clientes às filiais dos bancos. A maior parte das necessidades ficam resolvidas através da automação de procedimentos, caixas multibanco ou recorrendo ao serviços de Internet Banking. Estas são algumas das razões que contribuem para o bancário ser um dos empregos a desaparecer.

Prova desta tendência é já existirem há alguns anos, bancos que funcionam apenas online e por telefone, sem instalações físicas abertas ao público.

Profissões do futuro: 6 áreas em que vai querer trabalhar

  • As 8 profissões mais bem pagas em Portugal
  • As 5 profissões mais bem pagas na Europa
  • Guia de profissões: como escolher a carreira certa
  • Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp