Publicidade:

10 erros ao limpar a casa que está a cometer

Existem erros ao limpar a casa que devem ser evitados mas que, curiosamente, são hábitos de muitas pessoas! Conheça 10 deles para saber como os evitar.

10 erros ao limpar a casa que está a cometer
Confira se está a fazer tudo de forma correta

Acha que é um verdadeiro guru das limpezas e que nada lhe escapa? Talvez vá ficar surpreendido com a nossa lista de 10 erros ao limpar a casa (que provavelmente está a cometer) que deve evitar.

Aqui falamos de erros que aparentemente são inofensivos, mas que acabam por fazer com que a limpeza da casa dure menos tempo ou seja menos eficaz. Anote tudo!

Erros ao limpar a casa? Conheça os principais 10!


limpar a casa

1. Começar pelo aspirador

Sim, é verdade que quando pensamos nas lides domésticas, pensamos imediatamente em aspirar. Mas este é um dos erros ao limpar a casa mais recorrentes. Pense: depois de aspirar, se for limpar o pó ou janelas ou outras superfícies, toda essa sujidade vai voltar para o ar!

Deixe o aspirador para último lugar e, no caso de ter uma casa com dois pisos, comece sempre do andar de cima para evitar que a sujidade de cima depois volte para baixo.

2. Ter roupa suja desorganizada

Como assim, organizar a roupa suja? Acredite, faz mais sentido do que imagina. Sabemos que é muito tentador pegar em toda a roupa suja e enfiá-la na máquina de lavar, mas se gastar um pouquinho de tempo a selecionar peças e a colocá-las viradas do lado certo, vai acabar por poupar imenso tempo no fim da lavagem.

Idealmente, deve ter dois cestos de roupa suja: um para a roupa de cor e outro para a roupa branca. E, no caso de ter um ou mais pequeninos em casa, prefira lavar a sua roupa separadamente também.

3. Limpar as janelas em dias muito ensolarados

Geralmente estes são os dias que até temos mais vontade de limpar. Mas saiba que um outro erro é escolher dias quentes para se “atirar” à limpeza das janelas.

Isto porque o calor faz com que o produto seque rapidamente, e pode deixar manchas no vidro. Aguarde por dias com mais nuvens e sem grande calor. A tarefa vai ser muito mais fácil assim!

4. Usar sempre o mesmo tubo do aspirador

Pois é, o seu aspirador não vem equipado com 1001 acessórios só para ficar bonito. Cada um dos tubos e escovas tem uma finalidade e deve, por isso, dar-lhes utilidade! Só assim conseguirá uma limpeza verdadeiramente eficaz.

Não esqueça as frinchas das janelas com a escova mais pequenina, os cantos com a escova de canto e as carpetes com a escova para tapetes. Deixe a preguiça de lado e comprove os resultados!

5. Lavar a loiça e depois levar à máquina

Este é um dos grandes erros ao limpar a casa que quase todas as pessoas cometem: fazer uma pré-lavagem à loiça antes de a colocar na máquina. Não precisa!

Claro que deve remover o excesso de comida (com a ajuda de um guardanapo por exemplo), mas mais do que isso não é necessário! Senão acaba por estar a duplicar o consumo de água, energia e tempo!

limpar a casa

6. Não dar tempo aos produtos de limpeza

Se aplicar os produtos de limpeza (sejam de roupa, loiça ou limpeza geral) e não der tempo para que o mesmo atue, como quer que a sujidade seja efetivamente eliminada?

Se não tem paciência para esperar, aproveite enquanto o produto faz efeito para terminar uma outra tarefa. Assim está a rentabilizar o tempo e a tornar a limpeza mais eficiente!

7. Arrumar o calçado sem o limpar

Já imaginou a quantidade de sujidade que tem uma sola de sapato? Eles contactam com imensa sujidade na rua e depois acabamos por levar para casa.

Não só deve adotar a rotina de se descalçar assim que chega a casa como deve passar pelo menos uma escovinha antes de arrumar o calçado. Assim, quando voltar a usar não vai estar a espalhar sujidade!

8. Não limpar os acessórios de limpeza

Não limpar os próprios baldes, vassouras, aspiradores entre outros objetos e acessórios é um dos grandes erros ao limpar a casa. Afinal, vai estar a tentar limpar com algo que está sujo! O resultado não pode ser bom, certo?

Claro que não precisa de limpar cada vez que os utiliza, mas uma manutenção amiúde é realmente importante.

9. Varrer em vez de aspirar

Deixe a vassoura para utilizações muito específicas (ex: manutenção diária da cozinha) e prefira sempre o aspirador. Não se esqueça que ao estar a varrer, por mais suavemente que o faça, vai estar a levantar poeira por toda a casa!

10. Não substituir acessórios de limpeza

Panos, esponjas, escovas e afins não têm uma vida eterna, não esqueça isso! Afinal, é com eles que limpa a sujidade de sua casa e as bactérias e lixo vai ficando acumulado nesses objetos. Por mais que os limpe ficam sempre resquícios. É por isso que deve substituir estes acessórios de forma regular.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação