ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Filomena Morais
Filomena Morais
11 Mai, 2021 - 10:25

Como organizar sapatos: ideias e dicas para cuidar bem deles

Filomena Morais

Já não sabe onde e como organizar os sapatos? Este texto é mesmo para si: conheça todas as sicas.

organizar sapatos

Organizar os sapatos é mais importante do que à primeira vista pode parecer. Sendo uma peça que já é bastante martirizada no dia a dia, porque suporta o peso do corpo e tem que acompanhar o seu ritmo acelerado, é boa ideia ter alguns cuidados na hora de os guardar. A sorte é que nós estamos cá para lhe dar todas as dicas.

Além disso, ter um local para colocar os sapatos quando chega a casa é fundamental para não sujar o seu lar, visto que os sapatos podem acumular sujidade, fungos, bactérias e várias outras matérias que podem ser nocivas para a sua saúde.

4 dicas para organizar os sapatos

Chega de ter os sapatos espalhados por toda a casa, dando a ideia de uma casa desorganizada. Tome nota de todas as sugestões e escolha a que mais se ajusta à sua casa e às suas necessidades.

1

Exposição de sapatos

Se tem uma coleção de sapatos de fazer inveja à Kim Kardashian (é difícil, mas pode acontecer!), então dê-lhes um lugar de destaque e organize os sapatos em prateleiras para que possam mostrar todo o seu esplendor. É, também, uma tendência dispor os sapatos pela casa como se fossem objetos de decoração, especialmente se tem pouco espaço.

Esta é, ainda, uma forma rápida e simples de ter tudo organizado.

2

Guarde os sapatos em caixas

Tendo o cuidado de os deixar a arejar primeiro, guardar os sapatos em caixas é a melhor forma de os proteger. Pode usar as caixas originais e colar uma fotografia do par no exterior, para não perder tempo a abrir uma a uma, ou organizar os sapatos em caixas transparentes como estas.

Assim, poderá sempre ver onde está cada par, o que lhe permite poupar tempo quer enquanto arruma a casa, quer enquanto está a escolher o look do dia.

3

Não tenha medo das sapateiras

Quando pensamos em sapateiras, a ideia não é muito atrativa, mas hoje em dia há sapateiras muito funcionais, bonitas e discretas, que podem ajudar a organizar os sapatos enquanto decora a sua casa. A imagem é um exemplo disso mesmo: sugestões que permitem arrumar os sapatos e criar um canto acolhedor na entrada de casa, um apoio na sala ou num corredor.

Assim, terá os sapatos devidamente organizados e escondidos, se não gostar as opções anteriormente exibidas.

4

Abuse dos gadgets

Se tem pouco espaço ou dinheiro para organizar os sapatos, então, tem que colocar a imaginação a trabalhar. Não faltam gadgets pensados para ajudar a arrumar sapatos em espaços pequenos, mas também pode aproveitar e reciclar o que já tem em casa. Algumas ideias para ambos os casos:

  • Caixas arquivadoras para guardar sapatos rasos;
  • Cabides de arame para guardar sabrinas;
  • Noodle de espuma ou cabides de calças para organizar botas de cano alto;
  • Organizadores de sapatos para colocar atrás das portas, dentro dos roupeiros ou debaixo da cama
  • Opte por mobiliário com espaços escondidos para organizar sapatos, como puffs ou banquetas.

3 dicas para cuidar dos seu sapatos

A primeira dica para cuidar e organizar os seus sapatos tem a ver a limpeza e higiene. Depois de um longo dia de trabalho, o melhor é deixar os sapatos a arejar. Depois sim, pode passar à organização.

Guarde os sapatos num lugar fresco e arejado. De outro modo, está a proporcionar um espaço muito acolhedor para bactérias e maus cheiros.

Perca uns segundos para escovar os sapatos antes de os guardar, para que não acumulem sujidade – danificando o calçado e o espaço onde o vai guardar.

Veja também