ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
26 Mai, 2021 - 10:00

Os truques e técnicas mais eficazes para limpar a sanita sem falhas

Catarina Milheiro

Conheça todos os truques e mais alguns para saber como limpar a sanita de sua casa e deixá-la verdadeiramente imaculada.

como limpar sanita

O tema pode não ser o mais agradável do mundo… Mas não há qualquer dúvida da extrema importância de saber como limpar a sanita de forma verdadeiramente eficaz e higiénica. Afinal, este é o local onde, diariamente, uma ou mais pessoas, depositam resíduos orgânicos e é necessário manter uma excelente higiene da mesma.

Por muito que esta não seja a sua tarefa preferida, realizar corretamente a limpeza da casa de banho e principalmente da sanita, é imprescindível para a saúde e bem-estar.

Como sabemos que se trata de uma zona onde podem ser encontradas bactérias nocivas, damos a conhecer alguns truques para que a sanita esteja sempre a brilhar. Afinal, não há nada como ter uma casa de banho limpa e sem manchas.

Como limpar a sanita: por onde começar?

Vamos iniciar a missão ultra importante limpeza da sanita? Confira as nossas dicas e consiga um resultado brilhante em menos de nada!

limpar a sanita
1

Prepare-se

Vai agora começar a limpeza da casa de banho? Então prepare-se: calce uma luvas de borracha e comece por aspirar e limpar a toda a zona – desta forma, conseguirá remover restos de papel higiénico, cabelos e outro tipo de resíduos.

Para fazer uma limpeza adequada da sanita, sugerimos a utilização de umas luvas de borracha (ou até mesmo de luvas descartáveis). Lembre-se que irá mexer muito na água e lidar com produtos de limpeza.

No fundo, para limpar a sanita vai precisar de:

  • Luvas de borracha ou descartáveis;
  • Balde;
  • Detergentes para limpar a sanita;
  • Piaçaba;
  • Pano ou papel (como preferir).
2

Como limpar a sanita passo a passo

Preparadas todas as condições, avançamos então para a limpeza efetivamente dita:

  1. Comece por descarregar o autoclismo para que o nível de água baixe;
  2. Levante a tampa da sanita, esguiche um pouco de produto desinfetante tanto dos lados como ao redor da borda, e deixe-o escorrer;
  3. Comece, então, a esfregar toda a área da sanita com uma escova de cerda, de forma a espalhar bem o produto de limpeza;
  4. Deixe o produto atuar durante alguns minutos;
  5. Enquanto aguarda, baixe a tampa da sanita e prepare o spray de limpeza e o papel ou pano para limpar a parte externa: passe bem no autoclismo, nas dobradiças, em todas as partes do assento e na própria base;
  6. Durante o processo não se esqueça de levantar a tampa e de borrifar produto para essa parte também, dado que é a zona mais provável de deixar odores menos agradáveis;
  7. Volte novamente à área interior e escove mais um pouco;
  8. Para terminar, pressione o autoclismo e utilize água fresca para limpar a escova.

Todo este processo deve ser realizado pelo menos uma vez por semana e, no caso de uma utilização mais intensiva, duas vezes por semana. E tudo isto não elimina a necessidade de ir mantendo a higiene diária da sanita.

3

Como retirar as manchas mais difíceis?

Saber como limpar a sanita da melhor forma, nem sempre é fácil. No entanto, existem alguns truques infalíveis quando o assunto é eliminar as manchas mais difíceis.

Utilize bicarbonato de sódio e vinagre

Comece por misturar vinagre branco e o bicarbonato para formar um agente de limpeza natural com o objetivo de desgastar as manchas. Depois, despeje um copo de vinagre na sanita e com a ajuda do piaçaba agite a água, esfregando as paredes da mesma. Deixe repousar durante um minuto e acrescente um copo de bicarbonato de sódio e mais um a dois de vinagre (a solução deverá efervescer).

Deixe repousar 5 minutos e de seguida esfregue a sanita, certificando-se de que a solução cobre as manchas todas que pretende retirar. No final, basta puxar o autoclismo e ficará com uma sanita branquinha.

Utilize um detergente específico

Se preferir, poderá também optar por recorrer a um detergente específico para sanitas. Deverá levantar o assento da sanita, colocar o bico do detergente de baixo da borda e aplicá-lo à volta de toda a sanita. Depois, basta verificar se cobriu a sanita toda e deixar o detergente atuar para que remova todas as manchas.

4

Como lavar o piaçaba?

Assim que a limpeza da sanita estiver concluída, nunca se esqueça de lavar o piaçaba. Para isso, encha um balde com água quente e lixívia e deixe o piaçaba de molho durante 30 minutos. No final, basta passá-lo bem por água quente e fica pronto e desinfetado.

Quais os produtos mais adequados?

Agora que já sabe como limpar a sanita, é importante que fique a par de alguns produtos que vão ajudar a tornar a sua limpeza muito mais eficaz.

Bicarbonato de sódio

Como já referimos, uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre branco vai ajudar na limpeza da sua sanita. Por isso, saiba onde comprar e qual o preço.

Produto eliminador de calcário

Um dos produtos mais adequados para uma limpeza adequada da sanita, é um eliminador de calcário. Existem vários no mercado. Contudo, deixamos a nossa sugestão.

Produto para limpeza de casa de banho completa

A marca HG é detentora de vários tipos de produtos para uma limpeza profissional de casas de banho, cozinhas, pavimentos, entre muitos outros. Este produto em questão – o HG 500ml Limpeza de casas de banho – permite que seja utilizado não só na sanita como no lavatório, bidé e até na banheira.

Consequências de uma sanita mal lavada

É extremamente importante que saiba como limpar a sanita de forma eficaz. Através das soluções e truques que foram dados ao longo do artigo, conseguirá manter a sanita num brilho sem que tenha que perder muito tempo.

É certo que esta não é, por norma, uma tarefa de eleição. Contudo, se nos desleixarmos por umas semanas e não fizermos uma limpeza adequada nas nossas sanitas, elas vão acumular diversas bactérias que poderão ser nocivas para a nossa saúde e bem estar.

Lembre-se: a sanita é um dos locais da nossa casa mais sujos e onde mais proliferam bactérias. E, por isso mesmo, para garantir a sua saúde e dos que a rodeiam, é essencial que seja feita uma limpeza pelo menos uma vez por semana (dependendo da frequência de utilização, poderá ser mais).

Além disso, trata-se de uma questão de higiene. Siga os nossos truques e consiga obter uma sanita digna de uma capa de revista!

Veja também