Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
25 Nov, 2019 - 16:03

Como limpar portas e janelas de alumínio com a máxima eficácia

Helena Peixoto

Saiba como limpar portas e janelas de alumínio e prolongar ao máximo o seu tempo de vida. Dicas simples e fáceis de implementar.

limpar portas e janelas de alumínio

As estruturas de alumínio que são, muitas vezes, opção para portas e janelas em muitas casas são leves, resistentes e esteticamente versáteis. Mas, a questão que se impõe é: como limpar portas e janelas de alumínio?

A resposta é mais animadora do que imagina, apesar de serem necessários alguns cuidados específicos. Deixar estas superfícies sempre saudáveis e a brilhar é menos complexo do que imagina.

É muito importante que garanta uma correta limpeza e manutenção das portas e janelas de alumínio, sejam elas de interior ou exterior, sendo que estas últimas acabam por exigir uma maior atenção dada a exposição a intempéries e agressões externas.

Anote as dicas e passos de como limpar portas de alumínio corretamente e esclareça todas as suas dúvidas.

Como limpar portas e janelas de alumínio e deixar tudo a brilhar

limpar janela

Antes de entrarmos nas especificidades da limpeza destas portas e janelas, existem algumas orientações gerais que deve ter em conta. Antes de qualquer outra coisa, o primeiro passo que deve garantir é o de remover todas as sujidades e vestígios de pó acumulados.

Para levar a cabo esta tarefa, pode utilizar um espanador ou pano macio e levemente humedecido. Faça-o com movimentos suaves e nunca, mas nunca utilize esfregões e escovas mais duras que possam riscar o material.

Segue-se agora um outro passo igualmente importante: o batente. Esta peça das portas, tantas vezes esquecida, também exige cuidados e dedicação na limpeza. Com a ajuda de um pano macio e embebido em água e umas gotas de detergente neutro, limpe toda a área até garantir que toda a sujidade foi eliminada.

O mesmo processo deve ser aplicado às maçanetas, local que acumula uma grande quantidade de bactérias, afinal são imensas as pessoas que vão colocando a mão.

Nos casos em que a maçaneta seja de metal, poderá utilizar um produto específico para limpeza deste tipo de materiais, mas sempre seguindo as instruções da embalagem e do fornecedor da porta.

mulher a ver como vai limpar os armários de cozinha
Veja também Limpar os armários de cozinha: saiba como o fazer sem dificuldade

Finalmente, para a limpeza da porta e calhas das janelas propriamente ditas, deve seguir esta orientação: com a ajuda de um pano macio e húmido (apenas com água e uma pequena quantidade de detergente neutro), faça movimentos suaves até eliminar toda a sujidade, repetindo o processo o número de vezes que forem necessárias.

De seguida passe um pano macio e seco, garantindo que toda a superfície fica seca, caso contrário corre o risco do pó se voltar a ‘colar’ à superfície. 

Como limpar portas e janelas de alumínio: ambiente interno 

No caso das portas e janelas de alumínio interiores, os ingredientes chave para uma limpeza eficaz são um sabão neutro, panos macios, uma escova de dentes, um recipiente e água.

Coloque a água morna no recipiente. Depois, humedeça o pano nesta água e remova toda a sujidade mais superficial. Com a ajuda de outro pano que não o primeiro, 

Aplique um pouco de sabão neutro e com o primeiro limpe a superfície. Repita o processo as vezes que forem necessárias e utilize a escova de dentes para chegar a zonas mais difíceis.

No fim, termine a passar um novo pano sobre toda a superfície até remover todo o produto de limpeza.

Como limpar portas e janelas de alumínio: ambiente externo

Vamos agora partilhar consigo dicas específicas de como limpar portas e janelas de alumínio em ambientes exteriores. Afinal, quando expostos a intempéries externas, é necessário garantir alguns cuidados extra.

O ideal nestes casos é que tenha à mão uma mangueira. Comece por retirar todas as sujidades e poeiras com a ajuda do fluxo de água da mangueira. Depois, misture num balde dois litros de água morna para cerca de 1/4 copo de detergente neutro para a roupa em pó ou líquido. Com a ajuda de uma esponja macia, esfregue bem esta mistura por toda a área do alumínio.

Este passo é mesmo o passo crucial: esfregar é o segredo! Não deixe passar nenhuma zona, frestas e cantinhos incluídos. Se lhe for útil, passe nesta zona de cantinhos e frestas com uma escova de dentes para alcançar as áreas mais difíceis.

O movimento de limpeza deve ser efetuado de cima para baixo; só assim vai conseguir evitar que a sujeira escorra para a área já limpa.

Finalize depois com um novo jato de mangueira e enxague muito bem todo o excesso de sabão. Passe um pano seco e está prontinho.

SoluçÃo caseira para limpar portas e janelas de alumínio

Vinagre e bicarbonato

É verdade, estes dois ingredientes podem ajudá-lo a manter as portas e janelas de alumínio de sua casa um verdadeiro brinquinho! Além de serem excelentes a remover gorduras e a restaurar o brilho, auxiliam na eliminação de óxidos e ferrugem.

O seu modo de utilização é simples: faça uma pasta utilizando partes iguais de vinagre e bicarbonato de sódio e aplicar esta mistura no local afetado. Aguarde uns 15 minutos e remova com água e um pano seco e macio.

Advertência importante!

Na limpeza deste tipo de superfície nunca utilize produtos abrasivos ou que contenham ingredientes como ácido muriático, soda cáustica, cloro, éter e acetona. Proibidíssimos estão também acessórios de limpeza como esfregões de palha de aço e esponjas ásperas.

Além disso, tenha em mente que a manutenção da limpeza deve ser feita, no mínimo, a cada 6 meses em zonas menos sujeitas a poeiras e sujidades e de três em três meses em zonas marítimas e industriais. 

Veja também