ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Paula Pereira
Paula Pereira
26 Ago, 2021 - 09:15

Bicarbonato de sódio: um aliado nas limpezas

Paula Pereira

Usado na culinária, o bicarbonato de sódio é também um excelente aliado na limpeza. Desde tirar a gordura do forno, à limpeza do sofá. Saiba mais.

bicarbonato de sódio e limão

Na verdade, o bicarbonato de sódio é um bactericida e por isso muito eficaz na eliminação de maus cheiros e manchas, sendo também um excelente anti gorduras. Além disso, é barato e substitui uma série de detergentes e produtos de limpeza. São variadíssimas as aplicações do bicarbonato de sódio, havendo também diferentes tipos de bicarbonato, nomeadamente, de culinária e farmacêutico.

Aqui, vamos falar apenas das potencialidades do bicarbonato técnico, à venda em drogarias e supermercados, e que é o adequado para a limpeza.

CONFIRA AQUI ALGUMAS DAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES DESTE INGREDIENTE

limpar a casa com bicarbonato de sódio
1

Limpeza dos azulejos

Para deixar os azulejos da casa de banho a brilhar, junte uma colher de bicarbonato ao sumo de meio limão, verta a mistura para um borrifador e agite. Aplique e deixe atuar durante cinco minutos. Passe uma esponja ou pano húmido para retirar o produto.

2

Limpeza das louças do WC

Deite um pouco de bicarbonato de sódio numa esponja húmida e esfregue levemente as loiças da casa de banho. Enxague e seque bem. Para manchas mais difíceis, faça uma pasta com bicarbonato, sal e sabão líquido neutro, mexa bem e aplique com uma esponja, esfregando ligeiramente. Deixe atuar durante cinco minutos, passe um pano húmido e enxague bem.

3

Lavagem da loiça

Na lavagem manual da loiça, pode juntar duas colheres de sopa bem cheias à agua da lavagem, adicionar o detergente normal e lavar como habitualmente. Além de remover mais facilmente a gordura e os restos de alimentos, evita que as peças se risquem tão facilmente.

Para acabar com as manchas de queimado nas panelas, coloque um pouco do pó numa esponja húmida com detergente e esfregue. Pode fazer o mesmo para limpar as peças de inox do fogão.

E aqueles restos de comida que ficam colados no fundo da assadeira? O bicarbonato também resolve. Basta deixar a peça de molho em água quente com uma ou duas colheres de bicarbonato. Depois da água arrefecer, é só lavar normalmente.

4

Remoção de maus odores das esponjas

Depois das limpezas, mergulhe as esponjas e panos numa mistura de quatro colheres de sopa de bicarbonato com um litro de água morna. Deixe de molho durante alguns minutos e passe por água.

5

Limpeza do forno

Limpar o forno é outra das tarefas complicadas na limpeza da cozinha que ficam bastante facilitadas com a utilização deste “pó mágico”. Basta dissolver um pouco de bicarbonato em água, pulverizar o forno e deixar repousar durante algumas horas (pode ficar assim durante toda a noite).

No dia seguinte esfregue suavemente as zonas mais críticas e remova o bicarbonato com uma esponja. Limpe com um pano húmido.

6

Entupimentos

Para evitar o entupimento da pia, deverá repetir este procedimento todos os meses. Deite meia chávena de bicarbonato de sódio no ralo e adicione uma chávena de vinagre. Tenha atenção que a mistura dos dois elementos dará origem a uma reação, com muita espuma à mistura. Quando essa espuma diminuir, adicione água quente e deixe correr durante algum tempo.

7

Manter o frigorífico higienizado e sem odores

Coloque um recipiente pequeno com bicarbonato de sódio numa das prateleiras do frigorífico. Isto impede que surjam maus odores e atua ainda como bactericida. O pó deve ser mudado de três em três meses.

8

Limpeza do chão

Esta dica serve para toda a casa. Adicione meia chávena de bicarbonato de sódio a um balde de água morna e limpe o chão.

9

Limpar paredes riscadas

E quando os artistas lá de casa decidem pintar as paredes do quarto? Deite um pouco de bicarbonato numa esponja humedecida e esfregue a área suavemente. Passe um pano húmido e seque bem.

10

Limpar tapetes e sofás

Para limpar os tapetes e sofás, misture um litro de água, meio copo de vinagre branco (de limpeza), uma colher de bicarbonato de sódio, um quarto de copo de álcool e uma colher de sopa de amaciador da roupa.

Agite tudo muito bem num frasco com vaporizador, tendo em atenção que o vinagre e o bicarbonato produzem uma reação quando se misturam.

Depois, é só pulverizar o sofá ou o tapete e deixar atuar durante uns minutos. Se tiver alguma mancha mais profunda, esfregue um pouco com uma esponja. Deixe secar e aspire.

11

Higienizar colchões

Esta dica é válida também para as almofadas. Espalhe o bicarbonato à superfície das peças e deixe atuar durante 10 minutos. De seguida, aspire ou retire o excesso com uma escova.

12

Melhorar a eficácia do detergente de roupa

Adicione meia chávena de bicarbonato de sódio na gaveta de lavagem da máquina. Isto vai fazer com que a roupa saia mais limpa, mais fresca e mais cheirosa.

Dicas simples que vão fazer toda a diferença em vários aspetos da limpeza de casa. E tudo com base num simples ingrediente. Alertamos, no entanto, para ler bem as instruções de uso e respeitá-las impreterivelmente e que use sempre luves.

Veja também