Helena Peixoto
Helena Peixoto
27 Jul, 2018 - 09:13
bicarbonato de sódio e limão

10 formas de usar bicarbonato de sódio nas limpezas da casa

Helena Peixoto

Utilizar bicarbonato de sódio nas limpezas da casa pode ser uma aposta ganhadora quando aplicado da forma correta. Venha descobrir!

O artigo continua após o anúncio

Sabia que pode aplicar bicarbonato de sódio nas limpezas da casa e eliminar até as sujidades mais teimosas? Na verdade, o bicarbonato de sódio é um bactericida e por isso muito eficaz na eliminação de maus cheiros e manchas criadas pelo famoso ‘mofo’.

Já para não referir que é um excelente anti gorduras. Tudo isto a juntar ao facto de ser super ecológico, sustentável e barato!

Como usar bicarbonato de sódio nas limpezas

bicarbonato de sódio e outros produtos de limpeza

Casa de banho

Limpeza dos azulejos

Para tornar os azulejos do wc brilhantes, use este produto! Basta juntar uma colher de bicarbonato ao sumo de meio limão, aplicar e deixar atuar 5 minutos. Retire a mistura e comprove por si mesmo!

Limpeza das louças do WC

Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio numa esponja húmida e esfregue levemente as loiças da casa de banho. Enxagúe e seque bem. Se as manchas teimarem em não sair, faça uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabão líquido neutro, aplique e deixe atuar 5 minutos. Esfregue e enxagúe bem.

Cozinha

Lavagem da loiça:

Pratos, panelas, frigideiras, caçarolas…é só escolher e aplicar o produto nas limpezas da casa (neste caso, da cozinha). Adicione duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato ao seu detergente usual e lave normalmente a loiça.

Além de remover mais facilmente a gordura e os restos de alimentos, evita que as peças se risquem tão facilmente.

Remoção de maus odores das esponjas

Mergulhe a esponja com um mau cheiro numa mistura de 4 colheres de sopa de bicarbonato com 1 litro de água morna. Deixe de molho uns bons minutos e volte a passar por água. Como nova!

Limpeza do forno

Com esta técnica de utilização de bicarbonato nas limpezas da casa nunca mais vai suspirar só de pensar em limpar o forno. Polvilhe um pouco de bicarbonato no fundo do forno, salpique com água e deixe repousar durante a noite.

No dia seguinte esfregue suavemente as zonas mais críticas e remova o bicarbonato com uma esponja. Passe por água com um pano e está limpinho, limpinho.

Desentupir o ralo

Coloque todos os meses meia chávena de bicarbonato de sódio, seguido de 1 chávena de vinagre pelo ralo. Aguarde que a espuma diminua e enxagúe com bastante água quente. Ralo cheiroso e desentupido!

O artigo continua após o anúncio

Higienizar o frigorífico

Coloque um tupperware pequeno com bicarbonato de sódio numa das prateleiras do frigorífico (num cantinho, por exemplo) e vá mudando de 3 em 3 meses. Isto vai impedir que surjam maus cheiros e atua ainda como bactericida.

Hall e quartos

Limpeza do chão

Use bicarbonato de sódio nas limpezas da casa e deixe o chão imaculado! Coloque meia chávena de bicarbonato de sódio num balde de água morna e esfregue o chão. Enxagúe e seque com uma mopa.

Sala

Limpeza de móveis e paredes:

Dissolva o bicarbonato com um pouco de água e aplique-o com uma esponja húmida. Limpe depois com um pano seco.

Cuidados da roupa

Melhorar a eficácia do detergente

Adicione meia chávena de bicarbonato de sódio na gaveta de lavagem da máquina. Isto vai fazer com que a roupa saia mais limpa, mais fresca e mais cheirosa!

Veja também