Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Set, 2020 - 09:59

20 usos alternativos para o pó de talco que vai querer conhecer

Helena Peixoto

O pó de talco pode ser utilizado nas mais variadas situações. Descubra, aqui, 20 formas alternativas para utilizar este produto.

mulher a colocar pó de talco nas mãos

Afinal, o que é mesmo o pó de talco? Este produto tão utilizado desde quase sempre nos rabinhos dos bebés não é nada mais nada menos do que a uma forma refinada em pó do mineral mais suave que existe na terra: o talco. O talco é um ingrediente “inerte”, o que significa que não causa uma reação química ao ser ingerido ou usado na pele, pelo que é aproveitado pela sua suavidade, segurança e absorção naturais desde a época do antigo Egito.

O talco surge de depósitos rochosos e é extraído com recurso a técnicas de extração como muitos outros minerais valiosos. Assim que é retirado da terra, ele é parcialmente moído, separado e recebe então um grau de classificação. Aquele que estiver à altura dos padrões de segurança e higiene é então moído até ficar em pó, testado e só depois pode então ser enviado para fábricas do famoso pó de talco.

No entanto, e apesar da utilização mais comum e conhecida ser no rabinho e assaduras do bebé, a verdade é que o pó de talco é bem mais versátil e pode ajudá-lo num sem fim de tarefas e obstáculos. Conheça alguns.

Pó de talco: diferentes formas de o utilizar

frasco de pó de talco derramado
1

Arrefecer a roupa de cama

Pode parecer estranho, mas é verdade. Se sofre muito como o calor no verão, espalhe um pouco deste produto nos lençóis antes de se deitar.

Isto vai arrefecer a temperatura dos têxteis e ajudar a regular a temperatura corporal.

2

Remover manchas de gordura

Quando acha que já tentou de tudo numa peça de roupa e não acha que tem salvação, experimente colocar um pouco de pó de talco diretamente na nódoa.

Esfregue um pouco e se necessário repita a operação até que a gordura tenha sido absorvida. Depois é só lavar normalmente.

3

Evitar maus cheiros na caixa de areia de gatos

Ao espalhar um pouco deste pó na caixa de areia do gato, além de ajudar a absorver a sua urina, vai perceber que aquele cheiro incomodativo vai desaparecer.

4

Salvar livros com humidade ou mofo

Se encontrar livros cheios de mofo ou humidade, experimente deixá-los a secar ao ar livre e, de seguida, aplique o talco nas áreas afetadas, retirando o excesso. Ficam como novos!

5

Afastar formigas

Se está com muitas visitas inesperadas de formigas lá por casa, experimente fazer uma pequena barreira de pó de talco entre a porta e a entrada. As formigas ficam incomodadas com o cheiro e não vão mais querer passar para o lado de dentro.

6

Acabar com chão que range

As tábuas dos pisos de madeira, com o avançar do tempo, acabam por ganhar aquele típico ‘ranger’. Experimente aplicar talco entre as fendas das tábuas, com a ajuda de um funil.

7

Renovar o brilho do couro

Para dar uma vida nova às peças e sofás de coro, basta aplicar sobre a peça um pouco de talco e dar lustro com um pano macio. Brilhante como sempre!

8

Remover manchas de sangue

Para retirar manchas de sangue, prepare uma pasta com pó de talco e água. Aplique-a com um pano sobre a mancha, mas sem esfregar. Aguarde 30 minutos e passe o aspirador.

9

Silenciar sapatos que ‘chiam’

Não são poucos os sapatos que por serem novos têm aquele ‘chiar’ típico e irritante. Aplique um pouco de talco levantando a palmilha e vai ver o barulho desaparecer.

10

Livrar-se de pragas nas plantas

Polvilhe um pouquinho de pó de talco nas folhas da planta (sem exagerar). Isto vai criar um revestimento à prova de pragas.

11

Acabar com os ‘emaranhados’

Sabe aqueles colares e pulseiras que já não usa há séculos por estarem cheios de nós impossíveis de destrançar? Experimente usar o pó de talco para facilitar a tarefa e surpreenda-se.

Basta salpicar os seus colares ou pulseiras com um pouco de pó e usar depois uma agulha para ajudar a separar os nós.

12

Fixar a maquilhagem

Esqueça os fixadores super caros. Um pouco de pó de talco faz um trabalho tão bom ou igual a produtos que custam euros a mais. Depois de aplicar a maquilhagem, passe um pincel largo muito levemente por um pouco de pó de talco.

Aplique no rosto, tendo em atenção para não colocar demais e ficar com a cara branca.

13

Pestanas com volume

Experimente esta dica de ouro: aplique um pouco de pó de talco nas pestanas antes de aplicar o rímel, usando um cotonete para o fazer. Retire o excesso de pó e aplique agora o rímel. Efeito incrível!

14

Acalmar a pele depois de barbear

O pó de talco não acalma só a pele dos bebés! Se sofre de ardor e pele irritada depois de se barbear, experimente espalhar um pouco deste pó. Alívio imediato.

15

Calmante pós depilação

Se costuma fazer depilação com cera, experimente colocar pó de talco na zona a depilar. Isto vai evitar que comece a suar nessa zona e ainda facilitar a aderência da cera aos pelos. Já para não falar no efeito calmante pós depilação.

16

Atenuar oleosidade no cabelo

O seu champô seco acabou e não tem tempo de lavar o cabelo? Sem problema. De cabeça para baixo, massage todo o couro cabeludo com um pouco deste pó, tendo em atenção à quantidade para não ficar branco.

Retire o excesso com um pente e veja o cabelo transformar-se completamente.

17

Evitar pés suados

Se sua muito dos pés, o pó de talco pode bem ser a sua salvação. Coloque no interior de todos os seus sapatos um pouco de pó de talco. O suor será absorvido e o mau cheiro suavizado!

18

Aliviar comichão após picada de inseto

Acabou o Fenistil? Não se preocupe: aplique um pouco de pó de talco na zona picada logo após ser picado. O alívio costuma ser imediato.

19

Champô para o cão ou gato

O pó de talco funciona como champô seco para os seus animais. Esfregue em todo o pêlo um pouco do produto. Aguarde uns minutos e depois é só escovar suavemente.

20

Salvar cartas coladas

Se encontrou o seu baralho de cartas, ainda que novo, com todas as cartas coladas, coloque pó de talco num saco de plástico juntamente com as cartas e sacuda. Remédio santo!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].