Publicidade:

Erros que comete ao fazer compras no IKEA: 8 que deve evitar

Conheça em detalhe 8 erros que comete ao fazer compras no IKEA e afaste-se dos enganos. Saiba como escolher e decidir o que fica de fora do carrinho.

Erros que comete ao fazer compras no IKEA: 8 que deve evitar
Questões básicas que fazem toda a diferença

Se há local onde nos perdemos com tantos artigos bonitos, de design e a um preço simpático é nesta loja sueca, entendemos bem. Mas há erros que comete ao fazer compras no IKEA que o podem estar a “atrapalhar” e dificultar o objetivo de decorar com sucesso a sua casa. Saiba quais são as falhas mais comuns e evite perdas de tempo e de dinheiro.

8 erros que comete ao fazer compras no IKEA e que deve parar já


casal a montar um sofá

1. Comprar móveis e peças volumosas sem tirar medidas previamente

Falha triunfal: viu um móvel lindo de morrer, quer muito para sua casa, olhou para a parede e com o seu ‘olho clínico’ decidiu que sim, que fica bem. Vai ao IKEA, compra-o, monta-o e quando o vai a colocar no sítio ele não cabe! Este é, de facto, um dos erros que comete ao fazer compras no IKEA. Não custa nada tirar as medidas e verificar que a peça que quer cabe na sua casa.

2. Não consultar o site do IKEA antes de ir à loja

Este é o grande segredo para poupar tempo e dinheiro no IKEA: para evitar enganos e tornar as compras no IKEA mais eficientes, antes de ir à loja, veja todos o produtos que quer comprar no site e faça a sua wishlist. Verifique as medidas dos móveis e de todos os produtos que pretende comprar, e veja as descrições técnicas. Imprima a wishlist com os códigos de referência dos produtos ou guarde em formato digital no telemóvel. Com o código de referência dos produtos em mãos, poupa tempo ao ir diretamente ao depósito levantá-los. Assim, também evita desvios e compras por impulso.

3. Ir para as compras sem uma lista

Todos sabemos que o IKEA é um mundo de oportunidades e de milhares e milhares de produtos. E entrar nessa loja sem uma ideia minimamente definida do que quer pode ser complicado. Para o tempo e para a carteira. Se não conseguiu ver o que precisa antecipadamente no site, tente ao menos fazer uma lista dos essenciais. Já sabemos que vai acabar sempre por trazer um extra ou outro, mas assim tenta minimizar os danos colaterais.

4. Tentar montar sem ler bem as instruções

Este é um dos erros que comete no IKEA e que pode ser a morte do artista. Depois de desempacotar o móvel começa a montar “como lhe parece” indicado. Não faça isso. Retire todas as peças, organize-as, leia bem o manual de instruções e nunca o abandone, seja a fase de montagem que for. E, se no fim sobrarem peças, não, não são extras. Algo não correu tão bem. Reveja os passos e tente perceber o que aconteceu.

5. Aplicar os produtos sem ter as ferramentas indicadas

Da mesma forma que os folhetos de instruções do IKEA indicam passo a passo como se monta uma determinada peça, indicam também quais as ferramentas necessárias para a boa execução do projeto. Não tente ‘aldrabar’ com alternativas, pois quem sofre é o produto, que muito provavelmente vai ficar danificado ou montado com falhas.

6. Tentar poupar no transporte

É certo que o transporte fornecido pelo serviço é sempre um acréscimo à conta final, mas enfiar uma cozinha num carro de cinco lugares é capaz de não correr muito bem. Olhe pela vida dos produtos acabados de comprar e perca o amor a uns € para garantir que as peças chegam em boas condições ao destino. Até porque, nestes casos, se identificar algum defeito ou estrago no material pode devolver na loja sem problema.

7. Deixe o complicado para profissionais

Da mesma forma que deve deixar o transporte de mercadorias complicadas para os profissionais, deixe as montagens complexas para quem sabe. Os especialistas têm ferramentas que em casa não temos e uma experiência que lhes permite montar rapidamente e sem desalinhamentos e peças soltas. Vale muito a pena em caso de cozinhas, grandes roupeiros ou outras mobílias completas, por exemplo.

8. Escolher sem aconselhamento

ikea

Finalmente, um dos erros que comete ao fazer compras no IKEA e que deve evitar é o de comprar sem pedir aconselhamento. Esta loja não tem funcionários literalmente em cada canto para nada! Se estiver com dúvidas sobre o suporte mais indicado para um prateleira, sobre a forma de fixar um móvel à parede e qual a ferramenta, não siga o instinto – pergunte. Poupa tempo e dinheiro.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação