Publicidade:

Esqueci-me de tomar a pílula. O que fazer?

Esqueci-me de tomar a pílula. O que devo fazer? Dependendo da semana em que se esqueceu de tomar a pílula, há diferentes medidas a adotar.

Esqueci-me de tomar a pílula. O que fazer?
É importante tomar a pílula sempre à mesma hora

Por ter uma eficácia de 99% e por ser fácil de usar, a pílula é um dos métodos contracetivos mais utilizados pelas mulheres. Porém, não podemos negar que um dos maiores inconvenientes se prende com a sua toma diária. Uma vez que a proteção é assegurada pela toma de cada comprimido, um esquecimento pode colocar em causa a eficácia da pílula. “Esqueci-me de tomar a pílula“. O que fazer agora?

Na verdade, esta é uma situação muito comum e que levanta algumas dúvidas. De acordo com as informações disponibilizadas pela Associação para o Planeamento da Família (APF), se o esquecimento de um comprimido for inferior a 24 horas, deve tomar o comprimido assim que se lembrar, continuando a tomar a pílula como habitualmente.

Um lapso nesta situação não coloca em causa a eficácia da pílula, independentemente da semana em que ocorra o esquecimento. No entanto, caso a falta da toma da pílula ultrapasse as 24 horas, há várias medidas de prevenção a adotar.

Esqueci-me de tomar a pílula. E agora?


esqueci me de tomar a pilula

Esqueci-me de tomar a pílula na 1ª semana

Esquecer-se de tomar a pílula na primeira semana – 1º e 7º comprimido – requer atenção e cuidados redobrados. Isto porque está a colocar em causa a eficácia da pílula. Como tal, antes de mais, deve tomar a pílula em falta assim que se lembrar e tomar a pílula do dia em questão à hora habitual.

No entanto, caso tenha tido relações sexuais nos três dias anteriores e o esquecimento da toma da pílula tenha ultrapassado as 24 horas, deverá ponderar um método de contraceção de emergência. De todos os modos, é importante que nos dias seguintes conjugue a pílula com o uso de preservativo.

Esqueci-me de tomar a pílula na 2ª semana

Caso se esqueça de tomar a pílula na segunda semana, isto é, caso o esquecimento ocorra entre a toma do 8º e do 14º comprimido, deverá retomar a pílula assim que possível; ainda que isso signifique tomar as duas pílulas juntas. De todos os modos, deve utilizar preservativo nos sete dias consecutivos.

Esqueci-me de tomar a pílula na 3ª semana

De forma geral, esta semana não é a mais grave para esquecer-se de tomar a pílula. Ainda assim, há medidas preventivas a adotar. Antes de mais, deve tomar o comprimido em falta, optando por não fazer a semana de descanso e iniciar automaticamente uma nova carteira de pílula. Deste modo, nesse mês não vai ter menstruação, mas ainda deve utilizar preservativo nos sete dias seguintes.

pílula

Recomendações

Não há métodos contracetivos que sejam 100% eficazes, por isso, esquecer-se de tomar a pílula pode colocar em causa a eficácia da mesma.

No caso particular da pílula, uma vez que esta deve ser tomada sempre à mesma hora e sem mastigar, é importante ter uma rotina associada para a ajudar a lembrar-se da toma.

Neste sentido, pode colocar a mesma junto da mesinha de cabeceira, de modo a lembrar-se quando for dormir ou então na casa de banho, quando for lavar os dentes.

De todos os modos, caso tenha dificuldade em lembrar-se de tomar a pílula, pode sempre equacionar utilizar outros métodos contracetivos. Por outro lado, nunca é demais relembrar que a pílula só protege de uma gravidez, nunca contra doenças sexualmente transmissíveis. Para essa proteção, é fundamental o uso do preservativo.

Veja também:

Ana Araújo Ana Araújo

Natural do Porto, Ana Araújo é apaixonada por viagens e pela cultura espanhola, razão pela qual já viveu em três cidades espanholas. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, possui experiência profissional de mais de oito anos, tendo estado sempre ligada à área dos conteúdos.