Publicidade:

7 dicas infalíveis para construir o seu estilo pessoal

Está cansada de ser influenciada por tendências de que nem gosta, e quer criar o seu estilo pessoal? Então, descubra abaixo tudo o que precisa de saber.

7 dicas infalíveis para construir o seu estilo pessoal
Experimente novos looks, com personalidade

Vivemos numa era muito visual, onde as primeiras impressões contam. Por isso, é natural que nos queiramos vestir bem, mas é muito importante encontrarmos o nosso estilo pessoal. Mais do que sermos levadas por tendências, importa saber aquilo de que gostamos e o que nos fica bem. Que atire a primeira pedra quem nunca olhou para o armário e sentiu que não tinha nada para vestir.

E se é verdade que muitas mulheres têm o estilo pessoal bem afinado, outras andam ainda perdidas num mar de possibilidades. Se é o seu caso, abaixo partilhamos 7 dicas infalíveis para encontrar o seu estilo e sentir-se ainda mais bonita com as suas escolhas fashion.

7 dicas essenciais para encontrar o seu estilo pessoal


estilo pessoal

1. Valorize a sua personalidade

O estilo é algo muito próprio e individual e a maior parte das vezes é um reflexo da personalidade, pelo que o primeiro passo na construção do seu estilo pessoal é conhecer-se e conhecer o seu estilo de vida. É uma mulher divertida que adora cor? Ou é mais reservada e só gosta de usar cores neutras? Trabalha num escritório e consegue andar todo o dia de saltos altos? Ou tem um trabalho mais dinâmico em que tem que andar bastante e, por isso, precisa de usar rasos? As respostas a estas perguntas vão ajudá-la a compreender não só aquilo de que gosta, como também aquilo que se adequa melhor ao seu estilo de vida.

Assim, se não gosta de daddy sneakers, por exemplo, e acha que não têm nada a ver consigo nem com a sua personalidade, não use. E não importa se é tendência. O estilo pessoal vai muito além de tendências e as mulheres com mais pinta são aquelas que usam aquilo de que realmente gostam.

2. Reúna um álbum de inspirações

Atualmente, com a existência de redes sociais como o Pinterest ou o Instagram, a inspiração está literalmente em todo o lado. Crie um álbum no seu telemóvel ou tablet com os looks de que mais gosta. A ideia é inspirar-se, mas não copiar. Por exemplo, se viu um look de sobreposições de que gostou, isso pode ajudá-la a criar um coordenado com elas. Mas lembre-se que o seu look tem de ser só seu e refletir a sua personalidade. Caso contrário, não estaremos a falar de estilo pessoal, certo?

3. Experimente, experimente, experimente

Quantas mais combinações experimentar, mais ideias de looks vai ter. Assim, fotografe aquelas de que gosta muito e com as quais se identifica e seja a sua própria inspiração. Como em tudo na vida, ter estilo é também uma questão de treino.

4. Dê tudo o que não lhe fica bem

Quando falamos de mulheres com estilo, há uma nota importante. Tendencialmente, elas só usam peças que lhes ficam bem. Por isso, sabe aqueles calções em que fica a boiar mas deixa sempre no armário? É altura de os dar e deixar ficar apenas as peças que lhe assentem na perfeição. Se houver alguma de que gosta muito e da qual não se quer desfazer, leve-a à costureira e arranje-a de forma a que lhe fique perfeita.

5. Não ignore o poder dos básicos

Os básicos são a alma de qualquer armário com estilo. Assim, peças como a t-shirt branca, as calças pretas, a camisa branca ou a camisola de caxemira, são essenciais independentemente do seu estilo. Afinal, elas vão funcionar como base do seu coordenado e serão sempre um bom ponto de partida para criar um look à sua medida.

6. Invista em acessórios que tenham que ver consigo

Provavelmente já ouviu dizer que às vezes são os acessórios que fazem um look. E é mesmo verdade. Por isso, invista num colar bonito ou nuns brincos de que goste e vá brincando com eles. E, claro, não se esqueça da maquilhagem. Se é fã de batom vermelho use e abuse, mas se prefere nudes eleja um que a favoreça. No fim, todas essas pequenas coisas, dos acessórios à maquilhagem, não esquecendo o corte da roupa, vão ser cruciais para que tenha ainda mais pinta, independentemente de se identificar mais com um estilo desportivo ou romântico.

7. Não tenha medo de se ver ao espelho

A construção do estilo pessoal é feita de muitas tentativas e erros pelo que não tenha medo de experimentar os looks e ver-se ao espelho. Se não gostar do resultado, vá mudando as peças até chegar a um coordenado em que esteja feliz com a imagem que o espelho lhe devolve. Isso vai ser essencial para perceber aquilo de que gosta e de que não gosta, e também do que lhe fica bem ou não.

Como vê, encontrar o seu estilo pessoal parece mais difícil do que realmente é. Siga as nossas dicas e sinta-se ainda mais confiante para se vestir bem.

Veja também:

Catarine Martins Catarine Martins

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou as leis pela escrita e a cidade dos estudantes pelo Porto. Pelo meio, transformou a eterna paixão pela moda num blog, o Le Fashionaire e assumiu, com orgulho, que o jogo das palavras é o seu preferido.