Publicidade:

Franquia do seguro automóvel: o que é e como funciona

A franquia do seguro automóvel varia consoante a seguradora e merece atenção redobrada do tomador do seguro. Saiba como funciona a franquia do seguro automóvel.

Franquia do seguro automóvel: o que é e como funciona
Tudo sobre a franquia do seguro automóvel

franquia do seguro automóvel é um dos fatores que tem influência direta no preço do seguro, ou seja, o prémio do seguro pode alterar-se consideravelmente caso tenha uma franquia alta, baixa ou sem franquia (franquia 0%).

Assim, a franquia do seguro automóvel deve ser sempre considerada antes de contratualizar um seguro, nomeadamente quando analisar as diferentes ofertas de mercado disponíveis. Saiba o que é e como funciona a franquia do seguro automóvel.

O que é a franquia do seguro automóvel

franquia-do-seguro-automovel

A franquia do seguro automóvel corresponde ao valor previamente definido nas condições particulares da apólice de seguro que fica a cargo do tomador do seguro (parte do prejuízo por danos de objetos segurados que será assumida pelo tomador), em caso de sinistro, ou, se preferir, o valor até ao qual a seguradora não se responsabiliza.

Em suma, havendo uma cláusula de franquia, em caso de sinistro, a seguradora apenas cobre o prejuízo que seja superior ao valor da franquia (até ao montante do capital seguro). O segurado fica responsável pelo valor dos danos de objetos segurados inferiores ou iguais à quantia da franquia.

A franquia do seguro automóvel (assim como noutros seguros) pode assumir várias modalidades (tipos de franquia), bem como formas de funcionamento. Por exemplo, a franquia pode ser facultativa (negociada entre seguro e tomador do seguro) ou obrigatória; ser fixa ou variável (ter um valor fixo em euros – independentemente do valor do prejuízo ou do capital seguro – ou ser uma percentagem do valor do capital seguro ou do prejuízo); ou até absolutas (sempre dedutíveis) ou relativas (existe um determinado valor para atuar).

Como funciona a franquia do seguro automóvel?

Como referido, a franquia do seguro automóvel influi no preço do seguro e, a existir, está determinada nas condições particulares da apólice de seguro, podendo ser um valor fixo ou uma percentagem do valor do capital seguro ou do prejuízo. Um seguro sem franquia tem um preço superior, mas o segurado fica mais protegido. Por outro lado, um seguro com franquia fica mais barato (porque responsabiliza o tomador do seguro por uma parte do prejuízo, sendo que quanto maior a percentagem da franquia mais barato fica o seguro), mas a proteção ao segurado é menor.

Na cobertura de danos próprios, o valor da franquia é descontado à indemnização devida pelo seguro ao tomador. Já na cobertura obrigatória de responsabilidade civil, o segurador indemniza na íntegra os terceiros lesados pelos danos sofridos, sendo posteriormente ressarcido pelo tomador do seguro do valor da franquia.

Assim, antes de contratar um seguro automóvel, não se esqueça de considerar atentamente a franquia. Atente sobre a influência que a franquia do seguro automóvel tem no preço do seguro, mas também o que significa esse mesmo peso em termos de responsabilidade para o tomador do seguro, em caso de sinistro.

Veja também: