Publicidade:

8 gadgets para tornar a casa mais inteligente

Fizemos uma lista de gadgets para tornar a casa mais inteligente e facilitar a sua vida. Pode controlá-los à distância a partir do seu smartphone.

8 gadgets para tornar a casa mais inteligente
O futuro já chegou… está à espera de quê?

Sabe o que é a domótica? Em palavras muitos simples, é a junção das palavras Domus (casa) e robótica. Reunimos numa lista alguns gadgets para tornar a casa mais inteligente e para lhe facilitar a vida. Já pode controlar tudo através do smartphone: luzes, o ar condicionado, aquecedores, a máquina de café, lâmpadas, termóstatos, câmaras de vigilância, entre outros.

O que é a tecnologia Smart Home?


Imagine que todos os dispositivos que conhece se conectassem à Internet. Não falamos apenas de smartphones ou computadores, mas tudo o resto: relógios, altifalantes, lâmpadas, janelas, estores, utensílios de cozinhas, eletrodomésticos, e a lista continua. Agora imagine que todos esses aparelhos pudessem comunicaram entre si, partilhar informação e receber comandos. Chama-se Internet of Things (IoT).

É o componente chave para automatizar tudo em sua casa. É a habilidade de controlar todos os aparelhos apenas com o toque ou comando de voz. Alguns dispositivos são mais fáceis de controlar como, por exemplo, ligar e desligar uma lâmpada, enquanto que outros necessita de investir mais tempo e dinheiro como é o caso das câmaras de vigilância.

Pode controlar os dispositivos individualmente ou tê-los todos conectados e interligados. Mas para isso precisa de um hub – um aparelho central onde vai ligar todos os seus smart home gadgets e, desse modo, controlar tudo a partir desse mesmo hub.

8 gadgets para tornar a casa mais inteligente

1. Smart Home Hubs

gadgets para casa inteligente

Echo Plus é um altifalante bluetooth com a tecnologia e assistente virtual da Amazon – a Alexa. Com este dispositivo consegue controlar vários aparelhos inteligentes em sua casa. É possível que lhe dê algum trabalho a configurar alguns gadgets, mas no fim conseguirá controlar tudo apenas com a sua voz.

Por sua vez, o Wink Hub 2 consegue controlar praticamente tudo e de uma forma simples. Este hub é compatível com aparelhos que utilizem Z-Wave, Zigbee, Lutron, Kidde, Bluetooth e Wi-Fi. Desta forma, consegue controlar todo o espectro dos dispositivos para casa inteligente.

Mas se é daquelas pessoas que prefere controlar tudo como antigamente, o Logitech Harmony Elite é o mais indicado. É um comando universal que vem com um hub – Harmony Home Hub – e é a receita perfeita para gerir os seus smart home gadgets.

2. Câmaras de vigilância inteligentes

gadgets para casa inteligente

Se quer atualizar a vigilância da sua casa, a iCamera Keep Pro é a escolha indicada. É a primeira câmara de vigilância com deteção de movimento inteligente. Pode utilizá-la individualmente ou conectá-la a um circuito de outras câmaras. Grava em 1080p, tem sensor de movimento e de som, time-lapse e muitas mais características que a tornam das melhores câmaras inteligentes do mercado. A funcionalidade de motion-tracking permite seguir uma pessoa.

Se quer impressionar os seus amigos, pode optar pela SkyBell HD. É uma campainha inteligente que lhe permite ver e falar com quem estiver do outro lado da porta. Com gravação em 1080p com visão noturna a cores. Todas as filmagens pode ser armazenadas na cloud.

3. Termóstato inteligente

gadgets para casa inteligente

O inverno está a chegar e com ele vem o frio. Estes termóstatos inteligentes não lhe vão aquecer o lar, mas vão facilitar o controlo da temperatura. Se quer investir no melhor dos melhores termóstatos do mercado, a escolha é o Ecobee 4. A última entrada da Ecobee é dos mais bonitos e mais fáceis de utilizar.

Com a introdução de um sensor remoto que capta e reduz pontos quentes ou frios em vários quartos e com a tecnologia Alexa que lhe permite controlar tudo com a voz, é sem dúvida um passo na direção certa.

4. Lâmpadas inteligentes

gadgets para casa inteligente

Se que controlo completo das luzes de sua casa por Wi-Fi, a gama da Philips Hue dá-lhe tudo o que precisa. Pode controlar a intensidade da luz como a sua cor. Pode ser um pouco caro ter toda a sua casa equipada com as lâmpadas da Philips mas é justificado por ser uma das melhores marcas do mercado. É compatível com praticamente todos os sistemas (Alexa, Siri, IFTTT).

Se quer uma opção menos dispendiosa, a Eufy Lumos Smart Bulb faz (quase) o mesmo que outras lâmpadas inteligentes do mercado. O facto de não precisar de um hub para as controlar e suportarem controlo por voz é a opção mais económica.

5. Smart Outdoor


Tornar o interior da sua casa inteligente é algo de extraordinário, mas, e o exterior? Estar no sofá a ouvir música no Echo ou a mudar a cor das Philips é muito relaxante, até ao momento em que se lembra que tem de cortar a relva ou limpar a piscina. É aí que a tecnologia inteligente aparece para salvar o dia.

Polaris 9650iq é o melhor gadget para limpeza de piscinas do mercado. Com uma limpeza extraordinária, com um depósito fácil de esvaziar e com vários programas, e tudo isso com conectividade via Wi-Fi. O que é que isto significa? Que pode continuar sentado no sofá e, com o seu smartphone, pode dizer à Polaris para fazer o trabalho por si. Mas o melhor vem sempre com um preço associado – 1499€. Mas se quer passar mais tempo a nadar na piscina do que a limpá-la, é um caso a pensar.

Passando da água para o jardim, o Automower 315X é o topo-de-gama dos corta-relvas. Para terrenos com todas as formas e feitios, o corta-relvas inteligente vem com uma app que lhe permite utilizar o smartphone para o ligar e desligar, monitorizar o seu progresso, definir horários e ver onde está e por onde já passou no seu jardim. A empresa também tem opções mais baratas do que o 315X, que custa cerca de 2000€.

6. Samsung SmartThings

Samsung SmartThings

A Samsung tem sido uma pioneira no mundo das casas inteligentes. E se está à procura de gadgets para tornar a casa mais inteligente, o Samsung SmartThings é um site obrigatório! Há sensores para tudo, luzes inteligentes, câmaras para vigiar a sua casa e até um Hub para controlar tudo. E se não estiver interessado em ter vários dispositivos da Samsung, não há problema, o hub é compatível com milhares de dispositivos criados por outros fabricantes.

7. Family Hub Refrigerator

Family Hub Refrigerator

O Family Hub Refrigerator da Samsung colocou o mundo tecnológico em alvoroço. Um frigorífico com um touchscreen embutido que permite fazer tudo e mais alguma coisa? Ver receitas, navegar na internet, controlar o resto da casa? Quem é que consegue dizer que não a uma coisa destas?! Tinha de estar na nossa lista de gadgets para tornar a casa mais inteligente, claro!

8. NuBryte

NuBryte

A NuBryte tem recolhido imensos elogios no que diz respeito ao controlo de tudo aquilo que faz uma casa inteligente. Permite controlar a iluminação das várias divisões, melhorar a segurança da sua casa, perceber o estado do tempo, gerir agendas, comunicar, poupar energia.É mesmo daqueles gadgets para tornar a casa mais inteligente que só mesmo vendo para crer.

Veja também: