Publicidade:

20 itens essenciais para organizar a vida

Esta é a nossa lista de itens essenciais para organizar a vida: da casa ao orçamento familiar, passando pelos afazeres pessoais e profissionais.

20 itens essenciais para organizar a vida
Acabar de vez (ou quase) com a desorganização é possível

Conheça aqui dicas e itens essenciais para organizar a vida. Dos afazeres pessoais aos profissionais, passando pela arrumação de diferentes espaços da casa ou mesmo da gestão do orçamento familiar. Esta é a nossa lista.

Itens essenciais para organizar a vida

1. Caderno de notas

bloco notas

Se gosta de apontar tudo num bloco de notas, se escrever o ajuda a reter a informação e a ser mais organizado, conheça duas sugestões bem interessantes de blocos de notas. Ambos reutilizáveis e um deles tecnológico. E, claro, também pode usar o bloco de notas do seu telemóvel.

Parece um caderno comum, com argolas, mas o Rocketbook Everlast Notebook permite-lhe apagar o que escreve, sem ter de se desfazer das suas notas. O utilizador pode transferir o conteúdo de cada página para o Google Drive, Dropbox, Evernote, Box, OneNote, Slack, iCloud ou enviar diretamente o que escreve nas páginas do Rocketbook para o e-mail com a ajuda de uma aplicação.

Pode optar também apenas por um caderno “infinito”. O InfiniteBook é um quadro-branco em forma de caderno. Com a mesma experiência de escrita de um quadro, podemos escrever, apagar com um pano simples e voltar a escrever em todas as suas folhas maleáveis e reutilizáveis.

2. Organizador de bolsas, carteiras, malas, mochilas e afins

carteira

As nossas carteiras, bolsas, pastas, mochilas e afins são, tantas vezes, uma imensa confusão de tão desorganizadas. Concorda?

Se, por vezes, também demora muito tempo a encontrar as chaves, o batom de cieiro, o telemóvel… um organizador pode ser a solução. Um espaço definido para o telemóvel, outro para a maquilhagem e assim sucessivamente. Há vários modelos, com a vantagem de facilmente poder passar a organização de uma carteira para a outra.

Ora aqui está o que parece ser a solução definitiva para o caos que costuma formar-se dentro de bolsas, carteiras, pastas, mochilas e afins. Encontra-os muito facilmente em lojas de acessórios de moda, lojas de roupa e, às vezes, em supermercados. Procure-os, por exemplo, na Parfois ou na Primark. Também pode encontrar online organizadores de bolsas a preços bem acessíveis.

3. Agenda

agenda

Com uma agenda é mais fácil organizar os seus dias e não esquecer tarefas importantes. De acordo com o seu estilo e preferências, as opções são muito diversificadas: agendas para computador, aplicações para o telemóvel, agendas em papel que encontra em qualquer supermercado ou livraria e, se preferir, pode ainda criar a sua agenda, personalizando-a, recorrendo, por exemplo, ao Canva.

4. Organizadores de gavetas e armários

organizadores

Há uma série de organizadores que vai querer conhecer e que facilitarão a sua vida. Saiba exatamente onde estão as meias, a bijuteria e todas as peças de roupa. De preferência, organize a sua roupa por estações, tipos e/ou cores. Acredite que poupará muito tempo logo pela manhã.

E a oferta é tão grande que já não há desculpas para a desorganização. Há acessórios para organizar os armários, as gavetas, os artigos de escritório, os produtos de beleza. Enfim, há organizadores para quase tudo! A loja IKEA tem uma oferta interessante no que diz respeito a itens essenciais para organizar a vida.

5. Organizadores de cozinhas e de despensas

organizadores

É nestes espaços que reina a confusão lá por casa? De vez em quando desespera porque não sabe da tampa da marmita ou do tacho, os talheres não combinam e acaba por encontrar produtos escondidos fora da validade?

Pois é, não acontece só a si! No entanto, saiba que uma vez mais há inúmeras possibilidades de organização para a cozinha e para a despensa. Acessórios organizadores de louça, panelas e tachos, talheres, latas, especiarias, formas para bolos, organizadores para os frigoríficos, entre outros. Pode ainda ajudar ter um carrinho de apoio para a mesa de refeições, para usar na cozinha ou sala de refeições.

Outros itens para organizar a vida

Para além dos referidos, aconselhamos a utilização de outros itens essenciais para organizar a vida, nomeadamente:

  • Post-its
  • Caixa para chás
  • Sapateiras
  • Arquivo para ficheiros (mobiliário e versões digitais)
  • Sofás, bancos, camas com arrumação
  • Organizadores e transporte de gadgets, carregadores, auriculares
  • Quadro xisto, outro material ou magnético para deixar recados no frigorífico para a família, sobre compras a fazer no supermercado, dias e horários de consultas, atividades extracurriculares dos filhos
  • Organizadores casa banho, para a banheira, por exemplo – suporte para gel, champô
  • Clips para sacos de cereais, farinha, bolachas
  • Prateleiras e estantes
  • Caixas de arrumação (para arrumar objetos vários, roupas de outra estação, coisas que não utiliza)
  • Frascos
  • Cabide para hall de entrada (casacos, malas e guarda-chuva)
  • Aplicações móveis (gestão, finanças, avisos, lembretes, despertador, saúde)
  • Orçamento familiar em excel

Se precisar de ajuda extra, há livros sobre como organizar a casa, as gavetas, sobre itens essenciais para organizar a vida. Atualmente encontra também serviços de profissionais que vão ao domicílio ajudar na organização, por exemplo, do guarda-roupa.

Há especialistas que dizem que organizar e arrumar, conservando apenas o essencial, também faz bem à mente!

Veja também: