Publicidade:

Lavar roupas à mão: dicas essenciais para ser mais simples e eficaz

Todos, à vezes, temos de lavar roupas à mão e há dicas fundamentais para que essa tarefa seja rápida e bem sucedida. Siga o passo a passo.

Lavar roupas à mão: dicas essenciais para ser mais simples e eficaz
Escolha um detergente adequado e siga o passo a passo

Há tecidos que requerem um tratamento mais cuidado e, nesses casos, não há alternativa se não lavar roupas à mão. Reunimos 3 etapas essenciais deste processo de lavagem e estamos certos de que, se cumprir todas as nossas indicações, verá como lavar as suas peças não é assim tão difícil, nem moroso. A boa notícia é que os resultados finais vão ser notoriamente melhores e vai valer a pena todo o tempo e cuidados dispendido nesta atividade. Pronto para seguir o nosso manual de instruções?

Lavar roupas à mão: manual de instruções, do detergente à secagem


 lavar roupas à mão

Como escolher o detergente para lavar à mão

Comece por escolher um detergente neutro, de preferência indicado para roupas delicadas e líquido. Tenha especial cuidado se se tratarem de peças confecionadas em tecidos como seda, renda, lã ou algum malha fina. Em alternativa, pode ainda usar um champô para bebé ou um sabão líquido neutro.

Particularmente em peças de seda ou renda, funcionam muito bem detergentes que não requerem enxaguamento. Tal facilita a lavagem, além de não correr o risco de danificar a roupa por excesso de enxaguamento. Já para as peças de lã e malhas finas, recomenda-se o uso de um detergente com lanolina, um óleo natural produzido pelas ovelhas que, além de impermeabilizar, também deixa as roupas mais macias e protege-as durante a lavagem.

Como lavar à mão

Lave sempre separadamente roupas claras e escuras. Assim, comece por passar pela água as peças mais claras, deixe os mais escuros para o final. Lave uma peça de cada vez para evitar haja manchas de cor indesejadas. Caso uma das peças seja nova, lave-a numa bacia aparte para garantir que ela não mancha a restante roupa.

Seguindo estes pressupostos, encha com água duas bacias ou, se tiver, um tanque. Encha os recipientes com cerca de ¾ de água morna/quente (cerca de 30 °C). Use apenas água fria, caso sejam peças com tendência a encolher.Use uma bacia para roupas claras e outra para roupas escuras. Acrescente na bacia uma colher de chá de detergente para cada peça de roupa. Mexa até o detergente estar bem dissolvido na água. Agora, lave as roupas na solução da água com o detergente. Coloque-as na bacia até ficarem submersas. Mova-as com as mãos, fazendo movimentos ondulatórios durante  2 a 3 minutos, até elas parecerem limpas.

Retire-as da bacia e coloque-as cuidadosamente na bacia de água limpa. De seguida, enxague, movimentando-as para dentro e para fora da bacia com água, durante 2 a 3 minutos. Remova todos os resquícios de detergente e verifique se as roupas estão realmente limpas. Caso contrário, repita o procedimento.

Dicas a ter em atenção:

  • ignore o último passo se estiver a usar detergente sem enxaguamento;
  • não escove, torça ou esfregue as roupas, pois isso pode danificá-las;
  • não deixe as roupas de molho por mais de 3 ou 4 minutos, porque elas podem encolher.

Roupa branca mais branca? Temos todos os truques aqui >>

Como secar as peças de roupa

Agora que já sabe o passo a passo perfeito para lavar roupas à mão, aprenda como secá-las para garantir o resultado ideal.

Evite torcer as roupas, pois tal pode deformá-las e danificá-las. Procure levantá-las acima da água e, em seguida, deixe o excesso de água pingar naturalmente na bacia. Estique as peças molhadas sobre uma superfície limpa, como uma bancada ou uma mesa, para secá-las. Posicione-as de modo a que elas fiquem esticadas e na sua forma natural. Passadas duas a quatro horas, vire as roupas para finalizar o processo de secagem. Deixe passar uma noite e verifique, na manhã seguinte, se ambos os lados estão completamente secos.

Há várias circunstâncias que nos podem obrigar a lavar roupas à mão. Peças delicadas, nódoas difíceis ou, simplesmente, não ter máquina de lavar ou esta ter avariado são alguns desses casos. Portanto, tenha sempre por perto o nosso manual de instruções que seguramente o ajudará e tirará toda e qualquer dúvida que venha a ter. Cuide da sua roupa e boas lavagens!

Veja também:

Limpeza e Arrumação