Publicidade:

O motor de arranque não funciona. O que faço agora?

É de manhã, está atrasado para o trabalho, chega ao carro e o motor de arranque não funciona. Parece um pesadelo, mas a solução pode ser bastante simples.

O motor de arranque não funciona. O que faço agora?
A solução pode ser mais simples do que imagina. Fique atento aos nossos conselhos

É provavelmente uma das situações mais chatas que um proprietário de um carro tem que enfrentar, mas é um dado certo que a qualquer momento isto lhe poderá acontecer. O mais importante a reter para já é que quando o motor de arranque não funciona, isto não quer automaticamente dizer que vai ter que gastar centenas de euros no mecânico, e na verdade a reparação pode até ser bastante simples.

O motor de arranque é essencial para dar “vida” ao seu carro, e sem ele é certo que não irá a lugar nenhum. Este componente é o responsável por acionar o ciclo de combustão do motor, fazendo com que todos os componentes móveis comecem a trabalhar. No entanto, o motor de arranque precisa de energia para começar a trabalhar, servindo-se da bateria do seu carro para dar origem ao ciclo de combustão, e às vezes o motor de arranque não funciona porque a bateria do seu carro está fraca, e esta pode ser a origem de todos os seus problemas.

Conheçamos então as várias razões que possam existir para que quando tente ligar o carro o motor de arranque não funcione, e quais as soluções que tem à sua disposição, sem ter que gastar muito dinheiro na conta do mecânico.

O motor de arranque não funciona. O que poderá ser?

motor de arranque

Como acima referido, um dos problemas para o motor de arranque não funcionar poderá ser o estado da bateriaPoupar a bateria do carro não só o ajudará a economizar algum dinheiro (pois as baterias não são propriamente um componente barato), mas também garantirá que todos os componentes elétricos do carro funcionam na perfeição, nomeadamente o motor de arranque.

  • Neste caso, tente ligar o rádio e as luzes do carro. Caso estes funcionem corretamente, então infelizmente para si, o problema não está na bateria. Caso note que as luzes estejam fracas e o rádio não aguenta mais do que alguns segundos ligado, então o problema deverá estar mesmo na bateria e a reparação deste inconveniente não deverá exceder algumas dezenas de euros.

Poderá parecer uma dica óbvia, mas nunca é demais recordar o leitor para caso detete que o motor de arranque não funciona, deve verificar se o carro tem combustível. Com o dia-a-dia agitado podemos esquecer-nos de “dar de beber” ao seu carro, ou por vezes, o próprio mostrador pode não estar a trabalhar corretamente e isto poderá fazer com que tenha menos combustível do que aquilo que pensava.

  • Caso julgue que não tem combustível suficiente para colocar o carro a trabalhar, tente pedir auxílio a um amigo e peço-lhe para o acompanhar até à estação de serviço mais próxima. Não se esqueça de levar um jerrican para poder trazer alguns litros para casa. Reabasteça o carro e experimente se desta vez o carro já pega.

Tente verificar também o estado das velas de ignição. Por vezes este componente acumula muita sujidade, o que impede o funcionamento correto das velas, que são uma das partes responsáveis pela combustão do gasóleo ou da gasolina para que o seu carro possa andar.

  • Caso as velas estejam sujas ou com muita “gordura”, poderá tentar limpar este componente usando uma simples escova de aço. Não use água, pois esta poderá ir parar a algum componente elétrico e juntar água e eletricidade não será muito boa ideia para a saúde do seu carro.

mecanico motor

Se já experimentou tudo isto e nenhuma das opções solucionou o seu problema, então o defeito poderá estar mesmo no motor de arranque, nomeadamente no solenóide (mais conhecido como escovas do motor de arranque), que é uma peça responsável por transformar eletricidade num movimento mecânico que faz acionar o ciclo de combustão de motor e assim pôr o carro a trabalhar.

Caso o problema resida mesmo no motor de arranque a solução poderá não ser a mais barata, e custará entre 200 a 400€ num carro de classe média, nos carros de gama mais alta esta reparação poderá ascender quase aos 1000€. Isto deve-se não só ao facto deste componente ser bastante complexo, mas também ao facto de para aceder ao motor de arranque ser preciso desmontar várias partes da frente do seu carro, o que implica bastante mão de obra.

Quando o motor de arranque não funciona, o melhor mesmo é ligar ao reboque e deixar o carro no mecânico por alguns dias. Alguns populares poderão dizer-lhe que dar umas “pancadinhas de amor” no motor de arranque vai fazer com que este funcione, mas há que ter em atenção que isto poderá danificar ainda mais este componente, fazendo com que não tenha reparação e tenha que ser substituído na integra.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: