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Novo Honda CRV VTEC: o que tem de saber sobre o novo SUV de sete lugares

O novo Honda CRV VTEC Turbo está maior e mais evoluído: sete lugares, sobrealimentação no motor VTEC, maior rigidez e dinâmica. Conheça o SUV nipónico.

Novo Honda CRV VTEC: o que tem de saber sobre o novo SUV de sete lugares
Fonte: Honda

O novo Honda CRV VTEC abre portas ao mundo dos novos motores a gasolina, tirando partido das tecnologias disponíveis neste tipo de motorização, que conciliam baixos consumos e emissões com boas prestações. A nova geração do SUV da Honda destaca-se pelas nova motorização 1.5 VTEC Turbo, conciliando o bem-sucedido sistema VTEC  da marca nipónica com a sobrealimentação.

Além do motor de 1,5 litros a gasolina, o novo Honda CRV traz consigo sete lugares, tornando-o uma opção a eleger na hora de comprar um SUV com mais aptidões familiares. E no que respeita a espaço, o SUV japonês está maior por dentro, fruto do aumento de distância entre eixos. O CRV de 2018 traz diversas melhorias, nem sempre percetíveis ao olhar mas que visam a segurança. Uma delas é a carroçaria com novos materiais, que permitem um aumento de 25% na rigidez torsional face à geração anterior. Além da distância que separa os eixos, as vias também alargaram 30 mm, melhorando a segurança.

Esteticamente, o novo Honda CRV VTEC destaca-se pelo ar mais encorpado graças às cavas de rodas sobredimensionadas, uma secção dianteira redesenhada e com maior integração entre faróis e grelha, assim e como pelo novo conjunto ótico traseiro. O novo SUV da Honda aumentou também a altura ao solo em 38 mm, o que lhe permite não ser apenas um SUV de cidade mas estar mais à vontade em situações de todo o terreno ou fora de estrada.

Novo Honda CRV VTEC 1.5 Turbo


Acompanhando as tendências (e exigências) da atualidade automóvel, a Honda une tecnologias que domina num motor só. O 1.5 VTEC Turbo, a gasolina, que foi apresentado no mais recente Civic, conta aqui com um turbo desenhado especificamente para o novo SUV. Além disso, os engenheiros da Honda conceberam um motor com características como:

  • bloco de motor em alumínio fundido
  • cabeça do motor DOHC (dupla árvore de cames) em alumínio
  • cabeças de escape fundidas diretamente na cabeça do motor
  • arvores de cames ocas de paredes duplas
  • corrente de distribuição de baixo atrito e sem manutenção durante toda a vida útil projetada para o motor
  • válvulas de escape preenchidas com sódio

 

novo Honda CRV VTEC Turbo alcança 173 cavalos de potência às 5.600 rpm quando equipado com caixa manual de seis velocidades. Com caixa automática CVT, o motor consegue disponibilizar 193 cavalos, com aumentos existentes também no binário, que passa de 220 Nm com transmissão manual para 243 Nm com CVT.

Se pretende adquirir o CRV com a opcional CVT, saiba que já vem equipado de série com transmissão integral AWD, com emissões de CO2 ligeiramente superiores (158 g/km) às do 1.5 VTEC com caixa manual e AWD (149 g/km). O Honda CRV a gasolina com menor taxa de emissões poluentes é o de tração dianteira, com 143 g/km de CO2 e consumos NEDC de 6,3 l/1oo km.

A transmissão de variação contínua CVT foi redesenhada para integrar os novos motores VTEC Turbo e o funcionamento foi melhorado, reduzindo o comportamento típico das CVT, ou seja, a sensação de terem “relações” demasiado longas. Foi instalado um amortecedor duplo de turbina no conversor para suavizar as acelerações iniciais e melhorar a experiência de condução. O objetivo é aproximar o comportamento da CVT ao de uma caixa de dupla embraiagem convencional.

Transmissão com novas funcionalidades: EDDB e Fast Off

Para auxiliar o condutor nas travagens, a Honda desenvolveu duas novas funcionalidades para a transmissão CVT. O sistema EDDB (Early Downshift During Break) aumenta a rotação do motor em travagens ou descidas, por exemplo, para maior efeito travão-motor. Por seu lado, a função Fast Off avalia a rapidez com que o condutor levanta o pé do acelerador e mantém a rotação do motor para manter o mesmo efeito travão-motor.

O novo Honda CRV VTEC destaca-se também por disponibilizar o conjunto de sistemas de segurança incluídas no Honda Sensig:

  • Sistema de Travagem Atenuante de Colisões
  • Avisador de Colisão à Frente
  • Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem:
  • Avisador de Saída de Faixa
  • Sistema de Atenuação de Saída de Faixa
  • Reconhecimento de Sinalização de Trânsito
  • Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável
  • Assistente Inteligente da Velocidade
  • Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro Adaptável

O novo Honda CRV estará também disponível com a sua primeira motorização híbrida, com um 2.0 a gasolina e dois motores elétricos. Ver carro >>

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