Share the post "Novo Honda CRV VTEC: o que tem de saber sobre o novo SUV de sete lugares"
O novo Honda CRV VTEC abre portas ao mundo dos novos motores a gasolina, tirando partido das tecnologias disponíveis neste tipo de motorização, que conciliam baixos consumos e emissões com boas prestações. A nova geração do SUV da Honda destaca-se pelas nova motorização 1.5 VTEC Turbo, conciliando o bem-sucedido sistema VTEC da marca nipónica com a sobrealimentação.
Além do motor de 1,5 litros a gasolina, o novo Honda CRV traz consigo sete lugares, tornando-o uma opção a eleger na hora de comprar um SUV com mais aptidões familiares. E no que respeita a espaço, o SUV japonês está maior por dentro, fruto do aumento de distância entre eixos. O CRV de 2018 traz diversas melhorias, nem sempre percetíveis ao olhar mas que visam a segurança. Uma delas é a carroçaria com novos materiais, que permitem um aumento de 25% na rigidez torsional face à geração anterior. Além da distância que separa os eixos, as vias também alargaram 30 mm, melhorando a segurança.
Esteticamente, o novo Honda CRV VTEC destaca-se pelo ar mais encorpado graças às cavas de rodas sobredimensionadas, uma secção dianteira redesenhada e com maior integração entre faróis e grelha, assim e como pelo novo conjunto ótico traseiro. O novo SUV da Honda aumentou também a altura ao solo em 38 mm, o que lhe permite não ser apenas um SUV de cidade mas estar mais à vontade em situações de todo o terreno ou fora de estrada.
Novo Honda CRV VTEC 1.5 Turbo
Acompanhando as tendências (e exigências) da atualidade automóvel, a Honda une tecnologias que domina num motor só. O 1.5 VTEC Turbo, a gasolina, que foi apresentado no mais recente Civic, conta aqui com um turbo desenhado especificamente para o novo SUV. Além disso, os engenheiros da Honda conceberam um motor com características como:
- bloco de motor em alumínio fundido
- cabeça do motor DOHC (dupla árvore de cames) em alumínio
- cabeças de escape fundidas diretamente na cabeça do motor
- arvores de cames ocas de paredes duplas
- corrente de distribuição de baixo atrito e sem manutenção durante toda a vida útil projetada para o motor
- válvulas de escape preenchidas com sódio
O novo Honda CRV VTEC Turbo alcança 173 cavalos de potência às 5.600 rpm quando equipado com caixa manual de seis velocidades. Com caixa automática CVT, o motor consegue disponibilizar 193 cavalos, com aumentos existentes também no binário, que passa de 220 Nm com transmissão manual para 243 Nm com CVT.
Se pretende adquirir o CRV com a opcional CVT, saiba que já vem equipado de série com transmissão integral AWD, com emissões de CO2 ligeiramente superiores (158 g/km) às do 1.5 VTEC com caixa manual e AWD (149 g/km). O Honda CRV a gasolina com menor taxa de emissões poluentes é o de tração dianteira, com 143 g/km de CO2 e consumos NEDC de 6,3 l/1oo km.
A transmissão de variação contínua CVT foi redesenhada para integrar os novos motores VTEC Turbo e o funcionamento foi melhorado, reduzindo o comportamento típico das CVT, ou seja, a sensação de terem “relações” demasiado longas. Foi instalado um amortecedor duplo de turbina no conversor para suavizar as acelerações iniciais e melhorar a experiência de condução. O objetivo é aproximar o comportamento da CVT ao de uma caixa de dupla embraiagem convencional.
Transmissão com novas funcionalidades: EDDB e Fast Off
Para auxiliar o condutor nas travagens, a Honda desenvolveu duas novas funcionalidades para a transmissão CVT. O sistema EDDB (Early Downshift During Break) aumenta a rotação do motor em travagens ou descidas, por exemplo, para maior efeito travão-motor. Por seu lado, a função Fast Off avalia a rapidez com que o condutor levanta o pé do acelerador e mantém a rotação do motor para manter o mesmo efeito travão-motor.
O novo Honda CRV VTEC destaca-se também por disponibilizar o conjunto de sistemas de segurança incluídas no Honda Sensig:
- Sistema de Travagem Atenuante de Colisões
- Avisador de Colisão à Frente
- Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem:
- Avisador de Saída de Faixa
- Sistema de Atenuação de Saída de Faixa
- Reconhecimento de Sinalização de Trânsito
- Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável
- Assistente Inteligente da Velocidade
- Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro Adaptável
O novo Honda CRV estará também disponível com a sua primeira motorização híbrida, com um 2.0 a gasolina e dois motores elétricos. Ver carro >>
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