Publicidade:

O que saber antes de comprar casa? 14 aspetos a ter em atenção

Está a pensar em adquirir um imóvel para habitação própria? Neste artigo dizemos-lhe tudo o que tem de saber antes de comprar casa.

O que saber antes de comprar casa? 14 aspetos a ter em atenção
Antes de fazer negócio, tenha em atenção estas questões

Há uma série de questões em que tem de pensar e que tem de saber antes de comprar casa. Mas não se preocupe, porque fizemos o trabalho de casa por si.

Na hora de comprar de casa é preciso ter cuidados extra, já que vai fazer um grande investimento, provavelmente associado a um pesado crédito, pelo que é necessário certificar-se de que analisou todos os aspetos importantes inerentes à compra de uma casa.

Além do crédito habitação, existem questões como o estado de conservação, a legalidade do imóvel, o condomínio que não poderá de forma alguma esquecer. Sempre com o objetivo de o ajudar e de lhe facilitar a vida, preparamos uma lista de tópicos que deve ter em conta antes de fazer negócio.

14 coisas que deve saber antes de comprar casa


1. Situação profissional

É claro que não adivinha o futuro e as empresas e a economia vivem de ciclos. De qualquer forma, uma questão importante é a sua situação profissional. Para além da questão da estabilidade, é importante perceber se tem perspetivas de ficar a viver no mesmo local por muito tempo ou se a sua situação profissional o pode obrigar a ter de mudar de cidade ou mesmo de país.

2. Orçamento disponível

Antes de começar sequer a procurar casa adequada às suas necessidades, deve sentar-se e fazer bem as contas. Perceber qual o orçamento que tem disponível para as contas mensais e, mediante isso, perceber o valor da casa que pode comprar.

Lembre-se que a compra de uma casa implica diversas despesas, tais como condomínio (caso se aplique), água, luz, gás, televisão e internet, seguros para a casa, para o recheio e, eventualmente, seguro de vida (se precisar de um crédito habitação), IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis); isto para além de todas as despesas com alimentação, saúde, bem-estar e alguma poupança que queira fazer.

orcamento

3. Nova ou usada

Havendo orçamento disponível, decida agora se quer comprar uma casa completamente nova ou uma usada. Há diversos aspetos a ter em conta em cada um dos casos.

Se ainda não tem bem a certeza, tente comparar preços e tenha sempre em atenção o estado em que a habitação usada se encontra, se for o caso. Pode apenas precisar de uma pintura nova ou pode precisar de uma remodelação completa. É boa ideia indagar os atuais moradores sobre as condições da casa. Saiba a data da construção da casa e compare com o seu estado de conservação, de forma a tomar uma decisão mais sensata.

No caso de optar por adquirir uma casa nova, deve tentar indagar sobre a construtora, conhecer outros prédios que tenham feito e perceber a qualidade do trabalho e do acompanhamento no tempo de garantia do imóvel.

4. Localização e acessibilidades

A localização da sua casa é um aspeto muito importante. Questões como o preço da água e o IMI dependem do município onde vive, e o IMI depende também do valor atribuído pelas Finanças ao imóvel. Convém estar alerta para estes valores, para que não tenha nenhuma surpresa desagradável. Para além disso, uma boa localização permite que, no futuro, venda a casa com maior facilidade.

É importante que faça uma avaliação do local para determinar que serviços e infraestruturas tem ao seu redor. Estar próximo de supermercados, de hospitais, transportes, escolas ou creches e estradas é uma questão prática que não deve descurar. Por exemplo, ter que pegar no carro sempre que precisa de comprar pão pode ser muito aborrecido e dispendioso.

5. Documentação e plantas

Depois de escolhida a casa que quer comprar, é importante que consiga a documentação relacionada com a mesma antes de dar seguimento ao processo de compra. Perceba se quem lhe está a vender a casa tem legitimidade para o fazer e, também, se a casa que está a comprar está livre de penhoras, arrestos, usufruto, arrendamento, hipotecas, etc. Não se esqueça de incluir nesta pesquisa o condomínio, pois pode haver dívidas.

Para além disso, é importante verificar ainda as plantas e perceber junto da Câmara Municipal se a obra está legalizada, se tem licença de habitabilidade, uma vez que pode ter áreas construídas sem autorização (como uma piscina ou anexos), o que pode implicar custos extra de licenciamento ou mesmo demolições, no pior dos cenários.

Se tem alguma dificuldade em fazer este tipo de análise, peça ajuda a um profissional. O melhor é jogar sempre pelo seguro.

6. Ónus sobre o imóvel

Ónus financeiros. Em primeiro lugar, deve confirmar se a casa cumpre todos os requisitos legais, para isso pode dirigir-se à Conservatória de Registo Predial, de forma a saber se existem penhoras ou hipotecas sobre o imóvel. No caso de existir hipoteca, deve avançar com o cancelamento antes da compra da casa ou, caso contrário, vai assumir uma dívida que não lhe pertence.

Ónus fiscais. Na repartição de Finanças, solicite informação relacionada com os impostos obrigatórios, nomeadamente, verificar se o Imposto Municipal sobre Imóveis está em dia.

Ónus de propriedade. Deve também confirmar se o imóvel está livre de herdeiros, se não tem nenhum contrato de arrendamento ou de usufruto por parte de terceiros. Obtém esta informação na Conservatório do Registo Predial.

planta casa

7. Negoceie com o vendedor e bancos

Se está a comprar a casa com capital próprio, tente negociar o valor de forma a ser o mais ajustado possível e, de preferência, um pouco mais baixo para si.

Se vai recorrer a um empréstimo bancário, o nosso conselho é que não se deixe ficar pelo seu banco apenas. Procure ofertas noutras instituições bancárias e, no limite, apresente a sua melhor proposta ao seu banco, para ver se conseguem igualar ou melhorar.

8. Exposição solar

A exposição solar da casa é muito importante, porque não só tem influência na sua qualidade de vida como nos custos energéticos. Assim, saiba que uma casa voltada a norte, praticamente não apanha sol, sendo mais fresca no verão, mas terá maiores custos de aquecimento no inverno, sendo mais susceptível a problemas de humidade.

Uma casa voltada a nascente apenas tem sol durante a manhã, enquanto que as casas voltadas a sul e a poente são aquelas com maior exposição solar.

9. Exterior do edifício

Tenha especial atenção à qualidade e estado de conservação da fachada. Os custos de manutenção e reparação são, normalmente, intervenções muito dispendiosas para os condomínios. A título de exemplo, verifique se não existem fissuradas, falta de azulejos ou outros revestimentos ou se existem sinais de humidade.

10. Interior do edifício

Procure patologias na construção, ou seja, defeitos, começando pelos aspetos mais gerais: fissuras, sinais de humidade e estado de conservação dos materiais. Depois, seja mais minucioso: verifique o estado dos armários (em especial os da cozinha, pois são aqueles que  mais rapidamente apresentem sinais de degradação), verifique o estado das instalações de água, gás e eletricidade. Em caso de dúvida, peça uma ajuda a um profissional.

comprar casa

11. Certificação energética

Não se esqueça que o vendedor tem que lhe fornecer o certificado energético do imóvel, que é um excelente indicador dos gastos que terá para assegurar níveis de conforto aceitáveis. Neste âmbito, a qualidade dos vãos, portas e janelas, e a existência de painéis solares são alguns dos aspetos mais importantes a verificar.

12. Condomínio

Não se esqueça de averiguar qual é a prestação do condomínio já que, em muitos casos, mesmo sem grandes espaços exteriores e infraestruturas (parques, piscina ou jardins), este custo pode atingir valores muito significativos.

13. Tipologia

Embora a escolha da tipologia tenha consequências ao nível do custo do imóvel, dada a evolução do mercado imobiliário nos últimos anos, a probabilidade de conseguir vender e comprar uma nova casa é reduzida. Neste sentido, é mais prudente pensar numa solução a longo prazo.

14. Vizinhança

É muito importante que perceba o tipo de vizinhos que terá na sua futura casa. Podem fazer toda a diferença. Afinal, inevitavelmente, vai partilhar parte da sua vida com essas pessoas durante anos. Na hora de comprar casa, meta conversa com os vizinhos e tome nota desta dica: se tiveram muito que contar sobre os atuais proprietários, é sinal de que deve continuar a procurar.

Veja também:

Limpeza e Arrumação