Publicidade:

Plantar legumes em apartamento: 10 vegetais que crescem bem em vasos

Sabia que pode plantar legumes em apartamento? Mas, será que consegue adivinhar quais vegetais pode ter em vasos na sua cozinha?

Plantar legumes em apartamento: 10 vegetais que crescem bem em vasos
Duas mãos cheias de ingredientes frescos que crescem bem aí em casa

Sabe qual é o verdadeiro segredo para ter sempre à mesa uma boa salada? Nós ajudamos: sem mistérios, o truque é garantir que tem os ingredientes mais frescos em casa. E quais são os vegetais mais frescos que pode ter à mão? Aqueles que planta na sua própria horta, claro. O espaço é limitado? Vive num andar? Não importa: pode plantar legumes em apartamento, em vasos.

Sim, é verdade quem nem todos os seus vegetais favoritos podem crescer em vasos… No entanto, muitos podem e ficam deliciosos.

Comece já a criar a sua horta em vasos, poupe dinheiro e tempo, e delicie-se com os produtos orgânicos mais frescos.

Antes de começar, temos 5 dicas para quem quer plantar legumes em apartamento


  1. Dica #1: a maior parte das ervas e vegetais precisa de ser plantada num recipiente profundo q.b. para crescer bem, por isso, a nossa dica número 1 é utilizar vasos com capacidade de 20 a 25 litros.
  2. Dica #2: é importante que o vaso escolhido seja capaz de fazer uma drenagem correta. Assim, garanta a perfuração de portanto orifícios na parte inferior do recipiente (com 1 centímetro de diâmetro). Fazer dois ou três orifícios será o suficiente.
  3. Dica #3: para eliminar bactérias e fungos, mesmo antes de preencher os vasos com o solo escolhido, lave cada um cuidadosamente. Utilize 3 litros de água e misture um copo de lixívia.
  4. Dica #4: não se esqueça que a terra escolhida deve ser recomendada para qualquer planta – isso garante que tenha os nutrientes necessários às mais variadas opções.
  5. Dica #5: invista num bom fertilizante líquido e certifique-se que as suas plantas estão a receber tudo aquilo que mais necessitam para crescer fortes e, claro, dar origem aos melhores vegetais.

Descubra aqui mais 12 segredos de quem sabe cuidar das plantas >>

Plantar legumes em apartamento: 10 sugestões para abrir o apetite


1. Alface

plantar alface em apartamento

Este é, sem margem para dúvidas, um dos vegetais mais simples que pode cultivar aí em casa. Acredite: as sementes da alface conseguem crescer em quase qualquer sítio e, para isso, só precisam de um pouco de água e um vaso.

Uma curiosidade é que pode cultivar diferentes espécies num mesmo vaso.

Dica: escolha um local que receba bastante luz solar para colocar o vaso onde vai plantar a alface.

2. Espinafre

receitas criativas com espinafres

Tal com acontece com a alface, este é também um vegetal super simples de plantar. As sementes de espinafre só vão precisar de um vaso e de água para crescerem bem.

Curiosidade: basta cortar a planta quando necessita de usar na cozinha e ela cresce ainda mais.

Importante: para ter espinafres frescos, lembre-se que este vegetal adora uma boa drenagem de água e de luz solar.

3. Acelga

plantar acelga

Esta é tão simples quanto deliciosa e vai adorar ter aí na cozinha. Plante as sementes em água e veja a acelga crescer a olhos vistos. Quando estiverem no ponto de colheita, basta cortar as folhas e esperar que cresçam novamente.

4. Vagem

plantar vagem

Esta é mais uma dica de legumes para plantar em casa. Basta cultivar a vagem num vaso e fazer desta tarefa simples uma atividade em família. Este pode ser, por exemplo, um projeto para as crianças. Se realizarem juntos a colheita regular, a planta produz cada vez mais…

Dica: como a vagem é, claro, um tipo de feijão, vai necessitar de um suporte para crescer na vertical – ou seja, para “trepar”.

5. Cebolinho

plantar cebolinho

Tão delicioso quanto versátil, o cebolinho faz a nossa alegria entre os cozinhados e é incrivelmente simples de cultivar em casa. A desvantagem é que pode levar muitos meses a crescer e estar no ponto da colheita, mas enquanto isso pode aproveitar para decorar a cozinha com as suas lindas flores.

6. Tomates

tomato

Os tomates crescem bem em vasos, pode acreditar. No entanto, é melhor apostar em mudas e deixar de lado as sementes.

Se quiser ver resultados rápidos, escolha plantar em casa o tomate cherry. Lembre-se que, tal como a vagem, esta planta é trepadeira – por isso, não esqueça de incluir no vaso um suporte para o seu crescimento.

7. Pepinos

saladas de pepino

Os pepinos frescos são um ótimo ingrediente para uma deliciosa salada – além de serem perfeitos para aromatizar a sua água. Crescem bem e rapidamente em vasos, mas também vão precisar de um suporte para “trepar”, uma vez que crescem na vertical. Escolha um suporte resistente.

8. Cenouras

4 benefícios da cenoura (além dos olhos bonitos)

As cenouras adoram vasos mais profundos para crescerem bem e cheias de sabor. Mas, atenção: tenha paciência, pois podem demorar até 3 meses para estarem “no ponto” de colheita.

9. Rabanetes

plantar rabanetes

Os rabanetes crescem rápido e podem ser colhidos para consumo em 25 dias. Os únicos cuidados especiais que deve adotar são: a poda, mal comecem a brotar; e a escolha de um local fresco, uma vez que detestam o calor.

10. Pimentos

plantar pimentos

Os pimentos são, também, espécies adequadas para plantar em vasos. No entanto, é importante lembrar que necessitam de ter determinadas condições para crescerem bem, por isso, escolha plantar mudas e deixe de lado as sementes.

Como podem demorar até 3 meses ate atingir a idade da colheita, talvez seja boa ideia começar pelos mini pimentos vermelhos, que só precisam de 2 meses para chegarem ao “ponto”.

Saiba como plantar limão em casa >>

Agora que já sabe que pode plantar legumes em apartamento, que tal começar já a planear a sua própria horta? Além de uma ótima atividade para toda a família, cultivar os próprios vegetais é ter a garantia de ver – e saborear – os melhores frescos à mesa.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação