Publicidade:

Como poupar combustível: 15 dicas fenomenais

Já deu voltas à cabeça e não sabe como poupar combustível? Siga as nossas dicas e chegue ao final do mês com mais gasolina no depósito.

Como poupar combustível: 15 dicas fenomenais
Saiba como gastar menos dinheiro em gasolina ou gasóleo

Hoje em dia, quem não quer reduzir os gastos e amealhar mais umas dezenas de euros ao final do mês? Uma das formas mais eficazes é poupar na gasolina ou no gasóleo. Se quer saber como poupar combustível, este artigo é para si.

Chegou a altura de tirar notas e de aplicar as nossas sugestões já a partir da sua próxima viagem. Os preços dos combustíveis até podem subir, mas a sua despesa deverá descer significativamente.

Como poupar combustível: as melhores dicas


1. Não transporte objetos de que não necessita

De acordo com os últimos estudos, o transporte de 45 kg a mais do que o necessário em qualquer viagem de automóvel pode aumentar o consumo do seu veículo em 2%. Estes números aumentam quanto mais pequeno e compacto for o veículo. Assim sendo, transporte apenas os objetos de que realmente necessita.

2. Respeite os limites de velocidade

Circular acima dos 100 km/h aumenta os níveis de consumo da gasolina e do gasóleo. Segundo os últimos dados, reduzir a velocidade cruzeiro em cerca de 10 km/h ajuda a reduzir o consumo de combustível em 15%.

3. Mantenha os pneus em bom estado

Manter a boa pressão dos pneus vai ajudá-lo a reduzir as despesas com o combustível: quanto menor a pressão dos pneus, maior será o consumo da gasolina e do gasóleo.

4. Abasteça de manhã ou à noite

Saber escolher a melhor altura do dia para abastecer é crucial para saber como poupar combustível. Vá ao posto mais próximo de casa de manhã ou à noite, as alturas mais frescas do dia. Porquê? Porque nessas alturas o combustível está mais denso e, como paga ao litro, comprará mais gasolina a um menor preço.

abastecer

5. Reduza a utilização do ar condicionado

Segundo os dados mais recentes, a utilização do ar condicionado pode aumentar o consumo do combustível entre os 20% (autoestrada) e os 30% (cidade). Ligue o ar condicionado apenas quando é mesmo necessário.

6. Mantenha o carro sempre impecável

Confira o estado das velas, dos filtros de ar, o alinhamento da direção e o estado do motor. Um carro em bom estado ajuda-o a poupar combustível.

7. Conduza de forma defensiva

Evite excessos de velocidade, travagens repentinas e acelerações bruscas. Ao adotar uma condução defensiva vai estar a reduzir os consumos do seu veículo.

8. Estacione o carro à sombra

Nos dias de maior calor, estacione o veículo (de preferência) num local fresco. As altas temperaturas favorecem a evaporação do combustível.

combustivel

9. Estude bem os seus percursos

Antes de sair de casa, saiba bem o percurso a percorrer e escolha sempre a rota mais curta: dessa forma vai poupar tempo e dinheiro. Se necessário, um GPS poderá ser uma alternativa.

10. Troque de carro

Se quiser trocar de carro, opte sempre por um modelo mais económico e que o obrigue a gastar menos gasolina.

11. Desligue o carro quando estiver parado

Se tiver de parar durante mais de um minuto, desligue o carro. Dessa forma vai estar a poupar combustível e a diminuir as suas idas ao posto de combustível.

12. Otimize as suas viagens

Se é importante escolher o percurso mais curto para o seu destino também é essencial que faça o menor número de viagens possíveis para cumprir todas as tarefas que necessita realizar. Do supermercado aos correios, da ida ao banco até à escola dos miúdos, tente fazer tudo de uma só vez para evitar viagens desnecessárias.

conducao ecologica

13. Evite parar

Acelerar a partir de velocidades baixas é mais fácil para o carro do que pôr o carro a mexer a partir do zero. Sabendo isto, evite parar sempre que possível, e faça por apenas abrandar quando for necessário. No sinais vermelhos, por exemplo, abrande para ver se o sinal muda antes de ter mesmo que parar o carro.

14.  Mantenha a distância de segurança

Por muito bonito que seja o carro da frente, deve sempre manter a distância de segurança. Não a manter implica uma condução mais agressiva, maior consumo de combustível e uma maior probabilidade de vir a ter um acidente – não faz muito sentido arriscar.

15. Deixe o carro parado

Esta é a dica mais eficaz para todos aqueles que querem saber como poupar combustível. Se possível, opte por ir para o trabalho de transportes públicos. Pode, ainda, optar pelo método de carpooling, em que divide as viagens com os seus colegas de trabalho.

Agora que já sabe como poupar combustível, coloque em prática as nossas sugestões. Não se vai arrepender.

Quanto poderá poupar?

De acordo com um estudo da Comissão Europeia, efetuado para o setor automóvel, apenas 3% dos condutores aplicam técnicas de condução eficientes, que permitem a redução do consumo de combustível, e como tal poupar dinheiro.

Estima-se que a correta aplicação das técnicas de condução eficiente, também designada por condução ecológica, permitiria conseguir uma poupança de 20% do combustível, o que poderia representar cerca de 160€ por ano para os condutores particulares e cerca de 2000€ para as empresas de transportes.

Veja também: