Publicidade:

Praias desertas no sul de Espanha: onde ir para fugir às multidões

Localizadas em áreas estratégicas, estas praias desertas no sul de Espanha surpreendem com algumas das melhores porções de mar da Europa. Descubra-as.

Praias desertas no sul de Espanha: onde ir para fugir às multidões
Locais tranquilos de verão: que mais pode pedir?

Não é à toa que o país figura na lista das nações com uns dos maiores números de praias com o título de Bandeira Azul. Hoje o destaque vai para 5 praias desertas no sul de Espanha, onde poderá desfrutar de incríveis dias de descanso, em locais de sonho, das habituais multidões da época.

5 praias desertas no sul de Espanha para conhecer


São locais de reconhecida qualidade ambiental e marítima, seguras e, o melhor de tudo: são praias desertas no sul de Espanha para pode ter as férias descansadas com que tem sonhado.

1. Praia El Playazo, Almería

Praia El Playazo

Em pleno Parque Natural Cabo de Gata-Nijar, que é, aliás, a maior reserva marinha da Andaluzia, encontra-se El Playazo – uma praia excelente para famílias com crianças pequenas, de fácil acesso, águas pouco profundas e de área protegida.

Possui a forma de enseada e está cercada pelas montanhas de um lado, proporcionando proteção natural contra o vento, e pelo impressionante Castelo de San Ramon, do outro – como se natureza e história só fizessem sentido assim, juntas.

É uma praia de areia fina e dourada, com água calma e rasa, o que a torna perfeita para os espíritos mais tranquilos e menos aventureiros. Além disso, poderá quebrar um pouco a rotina e aproveitar para fazer snorkel ou mergulho, ou até longas e bonitas caminhadas à beira-mar.

2. Praia de Rijana, Castell de Ferro

Praia de Rijana

Seguindo em direção à costa de Granada e Costa Tropical, encontrará a Praia de Rijana, rodeada de uma paisagem inesperada: mangais, plantações de abacate e pomares de citrinos, algo tão típico de climas tropicais como o que encontramos nesta região.

Este característico microclima resulta pela localização peculiar: entre os picos da Serra Nevada e as águas quentes do Mediterrâneo. O resultado é o clima mais tropical de toda a Espanha e uma mistura que o fará sentir-se num qualquer destino paradisíaco, com montanhas que terminam no mar, criando uma paisagem imperdível de pequenas enseadas com praias e pequenas baías.

3. Praia las Calas del Pino, Nerja

Las Calas del Pino, o que em português quer dizer “o canto dos pinheiros” é um local que passa despercebido, mas de grande beleza. Precisamente por estar um pouco isolado, não possui um acesso fácil, sendo necessário percorrer um caminho acidentado de descidas e subidas até ao destino.

Em comparação com outras praias mais populares, Las Calas del Pino em nada fica a perder. Muito pelo contrário. O facto de ser uma das praias desertas no sul de Espanha permite que a possa frequentar sem receio de enchentes, sem barulho excessivo, sem se preocupar se vai ter espaço para colocar a sua toalha à vontade.

4. Praia Sardinera, Alicante

Praia Sardinera

Esta pequena enseada deserta é diferente das praias tradicionais, pois é de cascalho e o seu acesso é feito a pé a partir do Mirador da Cruz do Portitxol. Quando lá chega, deverá percorrer um caminho por entre a natureza, percebendo que este ainda é um espaço praticamente intacto de mão humana.

Não é muito procurada, pelas reduzidas dimensões, mas como diz o ditado, “os melhores perfumes vêm nos frascos mais pequenos”. As melhores praias também não são necessariamente aquelas que possuem areais muito extensos.

5. Praia de S’Alga, Formentera

Praia de S’Alga

Localizada na Ilha de Espalmador, a Praia de S’Alga pertence a uma pequena ilha virgem com apenas três quilómetros quadrados de extensão, mas está repleta de maravilhas, a começar pelo facto de ser considerada um porto natural, devido à sua forma fechada.

Não se deixe influenciar pelo tamanho reduzido da ilha, pois mesmo assim encontrará inúmeras maravilhas no seu interior, como esta praia idílica e virgem, de areia branca e fina, água cristalina, com várias dunas, para maior privacidade e vários arbustos. Uma curiosidade: se gosta de banhos de lama, e acredita nos seus benefícios para a pele, então este é o local a visitar.

Veja também: