Publicidade:

6 dicas para proteger o carro do sol

Proteger o carro do sol é um desafio diário durante os meses de verão. Fique com algumas dicas para preservar o seu veículo.

6 dicas para proteger o carro do sol
Saiba como proteger o carro do sol e calor

São várias as consequências que a exposição diária e intensa aos raios solares pode ter num automóvel. Proteger o carro do sol tem de ser uma preocupação diária, sobretudo se não costuma guardar o seu carro em garagens quando o estaciona de um dia para o outro.

Além da temperatura elevada que vai ficar no interior do veículo e que pode ser prejudicial a objetos que lá se encontrem, a forte radiação, pós e poeiras e agentes químicos libertados podem ter consequências desastrosas. Desde causar danos na pintura, estofos, volante, etc.

Fique com algumas dicas para proteger e preservar o seu automóvel, sobretudo nos meses de verão, quando as radiações solares são mais intensas.

6 dicas para proteger o carro do sol

1. Estacionamento

estacionamento

Claro que nem sempre é possível, mas sempre que possa tente estacionar o carro à sombra. Preferir estacionamentos cobertos durante os meses quentes de verão é o ideal, mas mesmo que isso não seja possível, tente calcular as sombras e estacionar estrategicamente.

Diminuir o tempo de exposição direta da pintura diminui o envelhecimento das cores, descoloração dos plásticos e tecido e endurecimento das borrachas. Evita também ter que aguardar que o carro arrefeça quando pretende conduzir novamente.

2. Cuidado com as lavagens

Evite lavar o carro imediatamente após a exposição solar. O aumento da temperatura da chapa e pintura do seu carro torna-a mais vulnerável ao aparecimento de riscos, descoloração, manchas e opacificação de verniz. Aguarde até que o carro esteja com a chapa fria e proceda à lavagem.

3. Manutenção das borrachas

Expostas a altas temperaturas, as borrachas existentes em várias partes do veículo podem ficar ressequidas. Para evitar estragos de maior, considere usar películas de proteção. Não só protegem as borrachas, como também evitam que a temperatura no interior do veículo suba muito.

4. Tapa sol e cortinas

Usar um tapa sol e/ou cortinas parece um conselho óbvio, mas são muitas as pessoas que ainda não fazem uso deste objeto tão barato e simples, que tem realmente um papel importante. Um tapa sol metalizado é um importante auxiliar na defesa do interior do seu veículo. Não só impede a radiação direta, como impede a subida vertiginosa da temperatura dos plásticos do tablier. As cortinas ajudam imenso a proteger os assentos dos passageiros.

tapa sol

5. Cuidados com o sistema de refrigeração

Preste uma atenção extra ao sistema de refrigeração do motor para evitar sobreaquecimentos. Verifique o líquido do radiador com frequência, utilize o que é aconselhado pelos construtores e marcas, e mantenha o motor limpo.

6. Utilização de cera adequada

Muitas vezes, proteger o carro do sol significa prevenir. Nesta atitude de prevenção podemos inclui o tratamento regular da pintura do carro, ao aplicar uma cera de qualidade, adequada ao veículo. A cera ajuda a proteger das altas temperaturas, além de dar um bonito brilho ao automóvel.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: