Júlia Rocha
Júlia Rocha
10 Mai, 2018 - 11:00
7 dicas para preservar o motor do carro

7 dicas para preservar o motor do carro

Júlia Rocha

O motor é o coração do carro e cuidar deste componente vai contribuir para a durabilidade do mesmo. Fique com 7 dicas para preservar o motor do carro.

O artigo continua após o anúncio

Quando compramos um carro novo, ou um bom usado, os motores destes veículos vêm preparados para responder positivamente a nível de desempenho. Existem uns mais potentes do que outros, mas para manter a durabilidade dos corações dos automóveis, pode adotar algumas práticas para preservar o motor do carro.

Esteja atento aos sinais, “ouça” o seu carro. Com estes cuidados, vai evitar problemas mais graves e poupar dinheiro em oficinas. Siga estas dicas para preservar o motor do carro.

7 dicas para preservar o motor do carro

preservar motor do carro

1. Pratique uma condução segura e equilibrada

Os cuidados que pode ter para praticar uma condução segura não funcionam somente no sentido de evitar acidentes. Práticas seguras e equilibradas ajudam a preservar o motor. Evite constantes velocidades excessivas, grandes acelerações e desacelerações e baixas rotações.

2. Preste atenção às mudanças de óleo

Mudar o óleo do motor faz parte da manutenção básica do veículo. Verifique os níveis e qualidade do óleo regularmente e faça as substituições de acordo com as recomendações do fabricante. Por norma, o óleo deve ser trocado todos os anos ou quando atinge determinados níveis de quilometragem.

3. Não descure as revisões

Não dispense a revisão periódica do automóvel. Existem determinados detalhes que um olho mais profissional pode detetar mais facilmente.

4. Preste atenção ao filtro

filtro de ar funciona como um pulmão para o motor. Se não estiver limpo, os consumos de combustível sobem, a potência desce. Este é um daqueles componentes da manutenção automóvel em que não vale a pena tentar economizar. Siga as instruções do fabricante. Normalmente o filtro de ar troca-se a cada 2 anos ou 20 mil quilómetros. Recomenda-se fazer a troca após o verão, antes de o tempo ficar mais húmido.

5.Tenha cuidado com os arranques a frio

Deixar o carro aquecer não é um hábito dispensável. Para que o motor funcione em perfeitas condições, deixe que todos os componentes aqueçam e lubrifiquem, antes de começar a conduzir.

6. Atenção aos combustíveis

Combustíveis aditivados protegem o carro e aumentam o nível do motor. Tenha por isso atenção a este ponto. Os aditivos limpam o sistema de alimentação, o que ajuda o funcionamento do veículo.

O artigo continua após o anúncio

7. Cuide do sistema de arrefecimento

É importante verificar periodicamente o nível de óleo do reservatório de arrefecimento do motor, assim como a quantidade de água no radiador. Está assim a proteger o motor do carro de sobreaquecimento

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp