Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
22 Mar, 2017 - 11:53
Com que frequência deve mudar os filtros do carro?

Com que frequência deve mudar os filtros do carro?

Francisco Rodrigues

Sabe quando deve trocar os filtros do carro? Ter em conta quando o deve fazer pode ajudá-lo a manter a longevidade do motor.

O artigo continua após o anúncio

Não é incomum negligenciarmos os filtros do carro. Além de sabermos que estes são, por norma, trocados nas revisões, é natural também acabarmos por deixar outro tipo de preocupações ultrapassarem esta questão. No entanto, os filtros podem vir a dar problemas se não forem trocados, pois afetam a longevidade do motor. Como tal decidimos criar um compêndio que o vai ajudar a saber quando os trocar, vendo-se assim livre de uma preocupação.

Quando trocar os filtros do carro

Filtro do combustível

O filtro de combustível serve para proteger o sistema de injeção do motor, impedindo que a este cheguem impurezas. Deve ser trocado a cada 25 mil a 30 mil quilómetros, sendo que alguns fabricantes chegam a referir períodos maiores. Ao trocar com esta frequência poderá garantir um bom estado de conservação do sistema de injeção, o que a longo prazo certamente o ajudará a ver-se livre de algumas despesas de reparação.

Filtro do ar

O trabalho do filtro do ar é garantir que na câmara de combustão do motor entra ar sem partículas. Quando o filtro do ar não funciona como deve ser, a mistura de combustível e ar deixa de ser a melhor, o que significa que o veículo acaba por perder potência, e que há um aumento no consumo de combustível. Este filtro deve ser substituído a cada 20 mil quilómetros, ou a cada dois anos.

Filtro do habitáculo

O filtro do habitáculo garante a qualidade do ar no interior do veículo. Este filtra as impurezas que possam vir a entrar, tais como o pólen e o pó. Deve ser trocado a cada 15 mil quilómetros, ou quando sentir um mau cheiro ao ligar o ar condicionado.

Filtro do óleo

Para terminar a lista de filtros do carro neste artigo, temos o do óleo. Este deve ser mudado sempre que se muda o óleo do motor, algo que deve ser feito anualmente. Caso não o faça, o óleo irá perdendo qualidade o que pode levar a danos no motor.

O que acontece se negligenciar os filtros

Se negligenciar os filtros do carro e não os substituir a tempo, acabará por ter de lidar com um aumento no consumo de combustível, nas emissões de CO2, e encurtará a vida útil do motor – o que se acaba por traduzir em grandes despesas. Trocar os filtros e tratar bem do seu carro não só o ajudará a poupar, como também o manterá confortável e seguro na estrada.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp