Ekonomista
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20 Abr, 2018 - 16:32

Qual o melhor motor diesel da atualidade? Conheça 7

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Aqui estão os melhores motores diesel de 2018 e o porquê de os considerarmos tão importantes. Conheça 7 e decida qual o melhor motor diesel da atualidade.

Qual o melhor motor diesel da atualidade? Conheça 7

Escolher qual o melhor motor diesel da atualidade pode ser uma tarefa ingrata, pois o melhor para si, pode não ser o melhor “para o seu vizinho”. Tudo depende daquilo que procuramos num motor, se privilegiamos consumos mais baixos ou preferimos motores de alto rendimento.

É verdade que os motores diesel parecem ter os dias contados no velho continente. Em 2017, pela primeira vez em largos anos, as vendas de automóveis a gasolina superou a venda dos carros a gasóleo. No entanto, a polivalência dos motores diesel é a única forma de as marcas aliarem uma boa performance a uma grande autonomia, permitindo percorrer mais de 1000 quilómetros com apenas um tanque de combustível. No entanto, fica o leitor a saber, existem até alguns carros diesel que conseguem ser mais rápidos que os seus “irmãos” a gasolina, consumindo menos combustível e poluindo menos o ambiente.

Qual o melhor motor diesel da atualidade?

O preço dos motores a diesel é substancialmente mais caro do que os equivalentes a gasolina. Isto está directamente associado a um custo de produção mais elevado, devido ao desenvolvimento de tecnologias anti-poluição para motores diesel, para que as marcas consigam assegurar as regras impostas por vários países, não só Europeus, mas um pouco por todo o mundo. Sim, porque por tendência, um motor diesel é bastante mais poluente do que um motor a gasolina, sobretudo quando o motor ainda está frio.

Este preço mais elevado de desenvolvimento dos motores diesel reflete-se obviamente no preço final dos veículos, que são em média 4000€ mais caros que a versão correspondente a gasolina. Apesar do preço mais elevado dos automóveis, o preço mais baixo do diesel em relação à gasolina torna-se na opção mais apelativa no momento da compra para a generalidade dos portugueses. No entanto, a opção diesel apenas compensará se percorrer mais de 10.000 quilómetros por ano.

Enquanto novas tecnologias híbridas e elétricas não são melhor exploradas e desenvolvidas, os motores diesel são os únicos que lhe permitem circular na cidade consumindo apenas 4 litros a cada 100 quilómetros, ou percorrer mais de 1000 quilómetros em auto-estrada enquanto circula confortavelmente a 120 km/h. Conheça então estes motores que equipam os novos modelos de 2018 e escolha qual o melhor motor diesel da atualidade que melhor satisfaz as suas necessidades

1. 4.0 TDI V8 (Audi)

audi

Fonte: Audi

Este é o motor diesel mais potente da atualidade. Produz 435 cavalos e pode ser encontrado não só no SQ7, a versão mais desportiva do Audi Q7, mas também no luxuoso Bentley Bentayga. Estes carros que estão equipados a um depósito de combustível superior a 80L vai permitir aos proprietários percorrer quilómetros e quilómetros de auto-estradas no máximo luxo e conforto possíveis, precisando apenas de parar para reabastecer a cada 1000 quilómetros, algo inédito na história da Bentley, por exemplo, visto este ser o primeiro modelo produzido pela marca.

A Audi anunciou os consumos para este motor, e em circuito misto (aut0-estrada e entre localidades), consumirá 7,2 litros a cada 100 quilómetros percorridos. No entanto, supomos que quem compre um Audi SQ7 ou um Bentayga não estará propriamente preocupado com o consumo, e quererá sentir a potência deste motor V8 disponível na máxima capacidade desde as 900 rotações por minuto, ou seja, praticamente ao relanti. Após pagar 127.000€ ou 240.000€ respetivamente, convenhamos que os consumos serão a sua menor preocupação…

2. 3.0 Quadturbo (BMW)

serie 7

Fonte: BMW

Este motor é a resposta da BMW à Audi. Produzindo 407 cavalos, apenas menos 30 que o V8 da Audi, este motor 6 em linha está equipado com 4 turbos! Ao contrário da Audi, que utiliza dois turbo compressores e um auxiliar elétrico para tentar minimizar este atraso na entrega de potência dos motores turbo, a BMW continua a fazer tudo “à moda antiga”, utilizando permanentemente 4 turbos convencionais.

A marca alemã promete assim anular o turbolag, aquele espaço de segundos em que pisamos a fundo o acelerador de um carro turbo e parece que nada acontece, colocando dois turbos em constante funcionamento a baixas rotações, e dois turbos de maior dimensão que darão a máxima potência assim que carregar a fundo no pedal do lado direito. Este motor, por vias de ter apenas 6 cilindros ao invés dos 8 da Audi, e ser apenas um 3000 de cilindrada ao invés de um 4000, assegurará uma maior eficiência de combustível. Este motor equipa o BMW 750D, e permite a este luxuoso sedan acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos!

3. 2.0 TDI (Audi)

audi

Fonte: Audi

Este é sem dúvida um dos motores diesel mais produzidos e que equipa alguns dos carros mais vendidos em todo o mundo. Este bloco de motor não só equipa todos os modelos da Audi (com excepção dos topos de gama Audi A7, A8 e Q7), mas também pode equipar a maior parte da frota da Volkswagen, Seat ou Skoda, visto todas as marcas fazerem parte do mesmo grupo.

O Grupo VAG conta já com muitos anos de experiência e desenvolvimento deste bloco de motor, que pode produzir tanto 122 cavalos, como pode ser programado para produzir 190 cavalos. No entanto, a versão mais vendida deste motor pela Audi, Volkswagen, Seat e Skoda é a versão de 150 cavalos, que anuncia consumos entre os 4 e os 4,5 L aos 100, dependendo do automóvel escolhido.

4. 3.0 V6 (Porsche)

porsche

Fonte: Porsche

Este motor veio revolucionar e multiplicar as vendas da Porsche. Este motor V6 é uma das opções para equipar os SUV Cayenne e Macan, ou o Porsche Panamera. Em Portugal, estes são os modelos mais vendidos, e curiosamente, o motor a diesel é também o motor mais vendido.

O bloco de motor deriva do motor 3.o TDI da Audi, fruto da marca de Estugarda pertencer também ao grupo VAG. No entanto, este motor está trabalhado pela Porsche, e em vez dos 245 cavalos que o motor da Audi produz, este é capaz de debitar 300, fazendo com que estes modelos da Porsche atingem facilmente os 260 km/h.

5. 1.5 dCi (Renault)

renault

Fonte: Renault

Este é também um dos motores mais vendidos do mundo, e equipa não só praticamente toda a gama da Renault, mas também está disponível em quase toda a gama da Nissan, e é também este mesmo bloco de motor que equipa o Mercedes Classe A! Capaz boas performances e baixos consumos, este bloco de motor tem imensa versatilidade, o que permite às marcas que o trabalhem consoante aquilo que pretendem deles.

Nos modelos mais básicos da Renault, podemos encontrar a versão 1.5 de 90 ou 110 cavalos. Foram estas as versões “emprestadas” pela Renault à Mercedes para equipar o Classe A. Os modelos topo de gama da marca francesa utilizam o mesmo bloco 1.5 dCi, trabalhado para produzir 160 cavalos.

6. 3.0 TDV6 (Jaguar Land Rover)

range rover

Fonte: Land Rover

A Range Rover é conhecida por produzir dos melhores todo o terreno da história, capazes de superar qualquer adversidade fora da estrada, e de cumprir sem qualquer esforço todos os requisitos do dia-a-dia. Desde sempre equipados com potentes motores diesel, o novo motor diesel de 3 litros da Land Rover, que é também partilhado com os modelos da Jaguar, adivinha-se que seja um dos melhores motores da atualidade, sobretudo para quem estiver interessado em tarefas fora de estrada. Produzindo 258 cavalos, a Jaguar Land Rover anuncia consumos na casa dos 6,9 L/100km, impressionante para carros desta dimensão e com esta potência.

7. 2.0 CDI (Mercedes)

mercedes

Fonte: Mercedes

A Mercedes extinguiu o motor 2.2 diesel, que equipava quase todos os modelos da marca desde o início dos anos 2000, e desenvolveu um novo motor 2.0, mais potente e mais eficiente. Este motor, à semelhança do bloco de 2 litros da Audi, produz entre 150 e 190 cavalos, e é capaz de emitir menos de 100 gramas de CO2 por quilómetro, graças às novas tecnologias utilizadas pela marca alemã. São conhecidos vários carros da Mercedes que ultrapassaram o milhão de quilómetros percorridos, por isso prevemos que este novo motor seja capaz de ainda melhores prestações, melhores consumos, e que seja capaz de percorrer ainda mais quilómetros.

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