A partir do momento em que compra um carro, seja ele novo ou em segunda mão, começa logo a desvalorizar. São vários os factores: número de quilómetros percorridos, danos causados por mão humana ou por causas naturais, etc. Por isso é que se torna tão importante ter alguns cuidados com a manutenção, para evitar a desvalorização do carro, pelo menos a um nível mais acentuado.
Siga esta lista de dicas para manter o seu automóvel em melhor estado durante mais algum tempo.
8 dicas para evitar a desvalorização do carro
1. Manter a aparência exterior

O aspeto exterior conta muito para evitar a desvalorização do carro. Quanto mais cuidada estiver a pintura, menos o carro desvaloriza. Tente proteger a pintura das intempéries e outros efeitos do tempo. Se tiver oportunidade de manter sempre o carro na garagem, melhor. Se não proteja-o na rua e tente reparar os danos que ocorrerem o mais depressa possível.
2. Cuidar do interior

O mesmo de aplica ao interior, com mais responsabilidade nos donos, uma vez que os interiores são da exclusiva responsabilidade de quem usa o carro. Mantenha o carro limpo, sem lixo no chão e bem aspirado. Se for fumador, evite fumar dentro do carro.
3. Dar atenção às rodas

O aspeto das jantes também tem algum peso, assim como o estado dos pneus. Estes merecem atenção redobrada por questões de segurança. A cada 10 mil quilómetros deve fazer o alinhamento da direção e a inspeção do sistema de suspensão. Vá verificando também as pastilhas dos travões.
4. Cuidar do motor

Não se esqueça de ir verificando os níveis do óleo do motor, os filtros e as velas. O mesmo se aplica à bateria. Além de evitar a desvalorização do carro, está a apostar numa condução segura.
5. Manter as inspeções em dia

Esta dica é mais uma chamada de atenção. Ter as inspecções em dia, assim como o selo, entre outras coisas, é determinante para que o carro tenha um valor superior. Guarde os comprovativos e aproveite para manter todos os documentos do automóvel em ordem.
6. Fazer a revisão na marca

Poucas pessoas dão importância a este item, nomeadamente quem tem carros em segunda mão, mas a verdade é que um carro que tenha feito sempre as suas revisões na marca é muito mais valorizado. Podem ser mais caras, mas dão uma garantia melhor ao veículo, especialmente se o quiser vender.
7. Praticar uma condução segura

Este é a dica mais básica que lhe podemos dar. A forma como conduz tem impacto no aspeto interior e exterior do automóvel, assim como na sua performance.
8. Ter atenção à quilometragem

Regra geral, quantos menos quilómetros tem o carro, menos desvalorizado ele está. O desgaste é menor e por isso se está a pensar vender, vai render-lhe mais antes de “abusar” dos quilómetros percorridos. Se pensa comprar usado, tenha esta fator em conta também.