ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
29 Mar, 2022 - 11:16

4 diferentes tipos de pastilhas de travões

Afonso Aguiar

Sabe quais as pastilhas de travões mais indicadas para a sua viatura? É que nem todas são iguais e o seu comportamento também é diferente.

Mudar pastilhas de travões

Escolher entre os diferentes tipos de pastilhas de travões não é uma tarefa fácil. No entanto, é de extrema importância, uma vez que esta componente é parte essencial do sistema de travagem.

O sistema de travagem é, sem surpresas, um dos principais no que diz respeito à segurança rodoviária. Se os travões funcionarem mal, das duas uma, ou vai aumentar a distância de travagem, colocando em risco a sua segurança, ou, na pior das hipótese, o mesmo deixará de conseguir travar de todo.

Apesar do termo em si não ser desconhecido da maior parte, a funcionalidade das pastilhas de travões é. De forma simplificada, estas fazem a conexão entre o pedal e os discos de travão. Quando se aciona o pedal, as pastilhas de travão são pressionadas contra os discos, originando a desaceleração ou paragem do veículo.

4 diferentes tipos de pastilhas de travões

1

Pastilhas de travão orgânicas

Feitas normalmente de Kevlar, vidro e carbono, com uma composição que não inclui mais que 15% de metal, são mais maciais e silenciosas que as restantes. Porém, uma vez que são feitas de materiais menos duros, são sujeitas a um maior desgaste quando comparadas com os outros tipos de pastilhas. Resumindo, são baratas e cumprem os requisitos mínimos, mas não são adequadas para os fãs de condução agressiva.

2

Pastilhas de travão semimetálicas

Como o próprio nome indica, em termos de características são um híbrido entre as pastilhas de travão de aço de baixo teor e as orgânicas. A composição das pastilhas de travão semimetálicas inclui pelo menos 65% de metal, enquanto os restantes 35% são compostos por uma mistura de grafite e outros materiais inorgânicos. Capazes de sustentar o calor de forma mais eficiente do que a opção anterior, e sendo portanto mais duradoiras, acabam, devido à maior fricção, por provocar o desgaste prematuro dos discos de travão.

3

Pastilhas de travão de aço de baixo teor

Conhecidas essencialmente pelo segundo nome, as pastilhas de travões de aço de baixo teor são fabricadas com materiais orgânicos com a adição do metal (não superior a 30%). Têm como principal virtude o facto de conseguirem utilizar o calor de uma melhor forma, tornando-se muito eficientes. Em termos de preço, custam quase o dobro das pastilhas semimetálicas. A grande desvantagem prende-se, tal como no exemplo de anterior, de aumentarem o desgaste dos discos de travão, mas também da bateria.

4

Pastilhas cerâmicas

Feitas de fibras cerâmicas, borracha sintética e/ou de metais não-ferrosos, as pastilhas cerâmicas oferecem um coeficiente firme e seguro de fricção. Portanto, são as menos abrasivas, super eficientes, inclusive para conduções desportivas. No entanto, são também as mais caras.

Análogas e originais

Além dos diferentes tipos de pastilhas de travões acima descritos, há ainda a ter em conta se se está a adquirir estas componentes diretamente da marca original ou de uma imitadora.

Teoricamente as pastilhas de travões da marca produtora original originalmente serão melhores. No entanto, embora difícil, não é impossível encontrar pastilhas de travão análogas de elevada qualidade.

Sendo obviamente análogas, estas acarretam também a vantagem de serem mais baratas.

Como escolher entre os diferentes tipos?

Escolher entre os diferentes tipos de pastilhas de travões não é necessariamente complicado. Uma vez que esteja devidamente informado, basta fazer um orçamento e decidir em consonância com as seguintes características:

  • comprar sempre a uma marca de confiança; caso opte por pastilhas de travão análogas pesquise a marca, a sua reputação e possíveis críticas, encontradas online, por outro utilizadores. Em última análise, aconselha-se, em caso de dúvida, adquirir originais;
  • Adeque as pastilhas de travões à sua condução; conduções mais desportivas exigem umas pastilhas de travão mais eficientes, enquanto conduções mais calmas permitem optar por material mais barato.
  • As pastilhas de travões devem ser de um tipo semelhante à dos discos do travão; caso pretenda alterar as pastilhas de travão do seu automóvel para um estilo diferente, então deve fazer o mesmo com os discos dos travões.
Veja também